Teoria e Metodologia do Treino Desportivo
Ocorrência: 2008/2009 - SP
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de TMTD, integra-se no 2º ano do plano de estudos e pretende ter características propedêuticas. Apresenta-se como disciplina de formação geral, não orientada especificamente para qualquer âmbito da prática desportiva, desporto ou especialidade desportiva. Nesse sentido, esta disciplina refere-se à Teoria e Metodologia Geral do Treino Desportivo. Esta orientação decorre da estrutura e objectivos do plano de estudos que contempla disciplinas com carácter de formação geral e especializada, adequando-se desse modo às diferentes possibilidades de intervenção profissional dos futuros licenciados. Assim sendo, a TMTD é a primeira disciplina do plano de estudos que aborda de forma sistematizada o conhecimento que sustenta a prática nos diferentes âmbitos de intervenção profissional, constituindo-se assim num espaço de formação de “banda larga” que constitui as fundações de ulterior formação especializada, quer no 1º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados em ciclos de estudo subsequentes.
A disciplina de TMTD orientar-se-á para o estudo da prestação desportiva, designadamente para o estudo dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos do seu desenvolvimento no treino e da sua comparação formal (em provas de avaliação ou na competição). Significa isto que a TMTD tem apenas como objecto de estudo a prestação desportiva associada a processos intencionais da sua transformação e comprovação.
Constitui objectivo geral da disciplina dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos do Treino Desportivo permitindo-lhes aceder e responder com sucesso a exigências de formação mais específicas, no âmbito da formação complementar em Treino Desportivo, Desporto e Populações Especiais, Actividade Física e Saúde da licenciatura em Ciências do Desporto. Assim a disciplina tem uma intenção propedêutica que pretende enquadrar formações mais específicas nos âmbitos da Educação Física e Desporto na Escola, do Desporto de Rendimento, do Desporto de Reeducação e Reabilitação e do Desporto de Recreação.
Constituem-se ainda como objectivos gerais o desenvolvimento de atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática competente, eficaz, entusiasta e assente na ética e responsabilidade.
Neste sentido espera-se que o plano de formação permita atingir:
- a integração do quadro conceptual conceito de treino como processo pedagógico dirigido e sistemático visando a modificação do estado de preparação para a realização de tarefas desportivas dos sujeitos envolvidos;
- a compreensão e interpretação dos factores que condicionam a capacidade de prestação desportiva pelo entendimento da necessária coerência entre as decisões pedagógicas de organização e direcção do treino e das suas repercussões nos planos biológico e pedagógico, tendo em conta que o exercício físico representa um meio de agressão/adaptação com consequências na estrutura e função orgânica e ainda um meio de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da mestria na realização da actividade desportiva;
- a aquisição de competências na aplicação dos princípios e procedimentos metodológicos de estruturação, avaliação e prescrição de módulos de treino nos diversos factores de rendimento ;
- a formação deve garantir o conhecimento das particularidades biológicas, psicológicas e sociais associadas ao crescimento e desenvolvimento de jovens praticantes desportivos, assim como as prioridades da formação motora e desportiva.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final