Teoria e Metodologia do Treino Desportivo
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de TMTD, integra-se no 2º ano do plano de estudos e pretende ter características propedêuticas. Apresenta-se como disciplina de formação geral, não orientada especificamente para qualquer âmbito da prática desportiva, desporto ou especialidade desportiva. Nesse sentido, esta disciplina refere-se à Teoria e Metodologia Geral do Treino Desportivo. Esta orientação decorre da estrutura e objectivos do plano de estudos que contempla disciplinas com carácter de formação geral e especializada, adequando-se desse modo às diferentes possibilidades de intervenção profissional dos futuros licenciados. Assim sendo, a TMTD é a primeira disciplina do plano de estudos que aborda de forma sistematizada o conhecimento que sustenta a prática nos diferentes âmbitos de intervenção profissional, constituindo-se assim num espaço de formação de “banda larga” que constitui as fundações de ulterior formação especializada, quer no 1º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados em ciclos de estudo subsequentes.
A disciplina de TMTD orientar-se-á para o estudo da prestação desportiva, designadamente para o estudo dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos do seu desenvolvimento no treino e da sua comparação formal (em provas de avaliação ou na competição). Significa isto que a TMTD tem apenas como objecto de estudo a prestação desportiva associada a processos intencionais da sua transformação e comprovação.
Constitui objectivo geral da unidade curricular dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos do Treino Desportivo permitindo-lhes aceder e responder com sucesso a exigências de formação mais específicas, no âmbito da formação complementar em Treino Desportivo, Desporto e Populações Especiais, Actividade Física e Saúde da licenciatura em Ciências do Desporto. Assim a unidade curricular tem uma intenção propedêutica que pretende enquadrar formações mais específicas nos âmbitos da Educação Física e Desporto na Escola, do Desporto de Rendimento, do Desporto de Reeducação e Reabilitação e do Desporto de Recreação.
Constituem-se ainda como objectivos gerais o desenvolvimento de atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática competente, eficaz, entusiasta e assente na ética e responsabilidade.
Neste sentido espera-se que o plano de formação permita atingir:
- a integração do quadro conceptual conceito de treino como processo pedagógico dirigido e sistemático visando a modificação do estado de preparação para a realização de tarefas desportivas dos sujeitos envolvidos;
- a compreensão e interpretação dos factores que condicionam a capacidade de prestação desportiva pelo entendimento da necessária coerência entre as decisões pedagógicas de organização e direcção do treino e das suas repercussões nos planos didáctico e biológico, tendo em conta que o exercício físico representa um meio de agressão/adaptação com consequências na estrutura e função orgânica e ainda um meio de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da mestria na realização da actividade desportiva;
- a aquisição de competências na aplicação dos princípios e procedimentos metodológicos de estruturação, avaliação e prescrição de módulos de treino nos diversos factores de rendimento.
Programa
1. Conceitos, fundamentos e princípios do treino
1.1 Conceito de Treino
1.2. Modelo de condução e direcção do treino
1.3. Os fundamentos do desenvolvimento do rendimento desportivo
1.4. Princípios do treino desportivo
1.5. Vectores da adaptação induzida pelo treino físico
2. Avaliação e treino das capacidades motoras
2.1 Força
2.2 Resistência
2.3 Flexibilidade
2.4 Velocidade
3. Planeamento e Periodização do processo de treino.
3.1 Conceitos de planeamento e periodização
3.2 Tipos de planeamento
3.3 Modelos de periodização
Bibliografia Obrigatória
Jorge Castelo...[et al.]; Metodologia do treino desportivo, FMH Ediçoes, 1998. ISBN: 972-735-050-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular de TMTD ocorre no 2º semestre do 2º ano do plano de estudos, tendo uma carga horária semanal de 4 horas, correspondentes a uma aula teórica de 2 horas e a uma aula prática de 2 horas.
Do ponto de vista do desenvolvimento das matérias, na aula teórica serão tratados pelo docente os fundamentos da teoria do treino nos temas que constituem os conteúdos programáticos. A estratégia didáctica a seguir por parte do docente será a de aula magistral expositiva ou em alternativa sob a forma de seminário com formulação de um tutorial de estudo prévio dos temas para posterior interacção entre o docente e os estudantes. Em cada aula, serão formuladas questões para orientação do estudo e para a avaliação da retenção dos conhecimentos abordados.
Nas aula prática serão retomados os diversos conteúdos abordados nas aulas teóricas. As aulas práticas serão predominantemente constituídas sob a foram de cenários de treino, estimulando a participação dos estudantes na organização e condução da prática e criando condições para o desenvolvimento da aprendizagem consciente de procedimentos de liderança, condução e aplicação dos métodos e meios de treino.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
80,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação na disciplina de TMTD rege-se pelos regulamentos de avaliação da direcção do curso em conformidade com as normas da Universidade do Porto e do Conselho Pedagógico da FADEUP.
A avaliação de conhecimentos far-se-á em regime de exame final. Dessa avaliação farão parte, exclusivamente, as matérias que forem objecto de leccionação nas aulas efectivamente realizadas e que se encontram inscritas no programa da disciplina.
Tendo a disciplina aulas teóricas e práticas a presença nestas últimas far-se-á de acordo com as disposições legais vigentes (presença em 3/4 das aulas práticas) e constitui-se como pré-requisito para a admissibilidade às provas de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se aprovados os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores, obtidos em exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Através da realização de exame ou qualquer outra forma em concordância com o director do curso e dos docentes da disciplina e ainda em conformidade e observância com o previsto no regulamento do curso e as prerrogativas consignadas na lei.
Melhoria de classificação
Através da realização de exame conforme previsto no regulamento do curso.