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Desporto e Populações Especiais

Código: 208     Sigla: 208

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 172 Plano de Estudos a partir de 2008 2 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Explicar as causas e características dos alunos com necessidades educativas especiais.
2. Situar as mudanças históricas dos conceitos e práticas de atendimento com relevo para a integração e a inclusão.
3. Sensibilizar os alunos para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Actividade Física Adaptada.
4. Promover a aquisição de conhecimentos gerais acerca da área do Desporto para pessoas com necessidades especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos.

Programa

Programa Teórico
1 - Introdução À Disciplina
2 - Educação Especial
3 - Organização Da Educação Especial
4 - Os Diferentes Tipos De Necessidades Especiais
5 - Educação Física Especial
6 - Desporto De Reabilitação

Programa Prático
1 - Utilização de meios audiovisuais como informação sobre os diferentes tipos de necessidades especiais
2 - Realização de conferências
3 - Pesquisa bibliográfica, com realização de um trabalho por temas e centros de interesse
4 - Observação de um evento desportivo

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas magistrais transmitem-se os conteúdos programáticos de forma essencialmente expositiva, sendo utilizados os meios audiovisuais com o objectivo de melhorar o processo de transmissão dos conteúdos teóricos. Entre esses meios será utilizado o data show, em conjugação com software de apresentação multimedia, pois esta forma de transmitir os conteúdos tem-se revelado um veículo simples e cativante.
Quando se justifica, essa forma expositiva é acompanhada de exemplos de situações e ou de estudos de carácter experimental na área em questão, sendo os resultados analisados e discutidos. Pretende-se ainda criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos, assim como relacioná-los com os conteúdos das áreas curriculares com afinidades com a disciplina de Desporto e Populações Especiais. A partir da reflexão procura-se criar momentos de debate.

As aulas práticas procuram esclarecer alguns dos problemas levantados nas aulas teóricas, constituindo assim um modo de aprofundar essas questões.
As aulas práticas podem ser vistas como um natural prolongamento das aulas teóricas, tendo como principais objectivos uma melhor compreensão das matérias abordadas e o incentivo para a participação dos estudantes funcionando como motores da sua própria aprendizagem. Neste sentido, são ainda utilizados outros meios didácticos para atingir tais objectivos, designadamente a discussão de textos, visionamento de filmes e ainda a vivência de situações práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória a 75% das aulas práticas (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade)

Fórmula de cálculo da classificação final

0,50 x Média dos dois momentos de avaliação + 0,50 x Nota da prática.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
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