Desporto e Populações Especiais
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Explicar as causas e características dos alunos com necessidades educativas especiais.
2. Situar as mudanças históricas dos conceitos e práticas de atendimento com relevo para a integração e a inclusão.
3. Sensibilizar os alunos para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Actividade Física Adaptada.
4. Promover a aquisição de conhecimentos gerais acerca da área do Desporto para pessoas com necessidades especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos.
Programa
Programa Teórico
1 - Introdução À Disciplina
2 - Educação Especial
3 - Organização Da Educação Especial
4 - Os Diferentes Tipos De Necessidades Especiais
5 - Educação Física Especial
6 - Desporto De Reabilitação
Programa Prático
1 - Utilização de meios audiovisuais como informação sobre os diferentes tipos de necessidades especiais
2 - Realização de conferências
3 - Pesquisa bibliográfica, com realização de um trabalho por temas e centros de interesse
4 - Observação de um evento desportivo
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas magistrais transmitem-se os conteúdos programáticos de forma essencialmente expositiva, sendo utilizados os meios audiovisuais com o objectivo de melhorar o processo de transmissão dos conteúdos teóricos. Entre esses meios será utilizado o data show, em conjugação com software de apresentação multimedia, pois esta forma de transmitir os conteúdos tem-se revelado um veículo simples e cativante.
Quando se justifica, essa forma expositiva é acompanhada de exemplos de situações e ou de estudos de carácter experimental na área em questão, sendo os resultados analisados e discutidos. Pretende-se ainda criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos, assim como relacioná-los com os conteúdos das áreas curriculares com afinidades com a disciplina de Desporto e Populações Especiais. A partir da reflexão procura-se criar momentos de debate.
As aulas práticas procuram esclarecer alguns dos problemas levantados nas aulas teóricas, constituindo assim um modo de aprofundar essas questões.
As aulas práticas podem ser vistas como um natural prolongamento das aulas teóricas, tendo como principais objectivos uma melhor compreensão das matérias abordadas e o incentivo para a participação dos estudantes funcionando como motores da sua própria aprendizagem. Neste sentido, são ainda utilizados outros meios didácticos para atingir tais objectivos, designadamente a discussão de textos, visionamento de filmes e ainda a vivência de situações práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória a 75% das aulas práticas (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade)
Fórmula de cálculo da classificação final
0,50 x Média dos dois momentos de avaliação + 0,50 x Nota da prática.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
Melhoria de classificação
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.