História do Desporto
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal propósito da História do Desporto (HD) é proporcionar os conhecimentos essenciais que permitam aos estudantes desenvolver a capacidade de relacionar os temas da HD com a problematização das questões atuais do desporto bem como com as questões que se perspetivam em torno do seu desenvolvimento futuro. Procura-se ainda que os estudantes desenvolvam competências no domínio da pesquisa bibliográfica e identifiquem as fontes e os métodos da HD.
Estabelecem-se como objetivos da unidade curricular:
1) Refletir sobre a importância da HD no contexto das Ciências do Desporto.
2) Compreender a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico, nas sociedades mais características de cada período histórico.
3) Conhecer as configurações dos diferentes paradigmas do desporto contemporâneo.
Como resultados da aprendizagem, estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de HD.
Programa
Temas do programa
1 - A HD como disciplina científica. Da teoria da Educação Física (EF) às Ciências do Desporto (CD). A História do Desporto como subdisciplina das CD.
2 - Teorias sobre a origem do desporto. A complexidade do conceito desporto.
3 - O desporto nas primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egipto e China.
4 - O desporto no mundo clássico: civilizações grega e romana. Esparta e Atenas. Principais festivais desportivos na Grécia. Jogos Olímpicos da Antiguidade. Roma e principais manifestações desportivo-corporais.
5 - Entre o mundo clássico e a revolução industrial: a Idade Média - EF e valores corporais. O Renascimento e as posições dos humanistas perante a educação corporal. Principais autores do Renascimento relacionados com a EF. Actividades físicas e desporto no Antigo Regime.
6 – Nascimento do desporto moderno. Expansão e consolidação do desporto moderno. Os Jogos Olímpicos Modernos.
7 - EF e desporto em Portugal. Origem e desenvolvimento da EF em Portugal. A emergência do sistema desportivo.
8 – Do século XX ao século XXI. Novas manifestações sócio-culturais do desporto.
Bibliografia Obrigatória
Mandell Richard D.;
Historia cultural del deporte. ISBN: 84-7290-047-9
Monroy Antón Antonio J.;
Historia del deporte. ISBN: 978-84-9823-222-6
Rodríguez López Juan;
Historia del deporte. ISBN: 978-84-95114-37-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apesar da natureza formal das aulas ser teórica, a metodologia de ensino procura centrar-se nos estudantes, desenvolvendo a necessidade de pesquisa e reflexão crítica sobre os temas tratados. Conciliam-se aulas de exposição oral da matéria por parte da professora com aulas de intervenção direta dos estudantes, por meio da dinamização de painéis de discussão, análise e debate de textos, gravuras e filmes históricos especializados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Para obter a frequência é necessária a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Têm dispensa de frequência os estudantes que a tiverem obtido no ano letivo anterior assim como os casos previstos na lei, designadamente os trabalhadores estudantes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média aritmética dos dois testes realizados, sendo que se estabelece como mínima a classificação de 10 valores ou nota do exame escrito (classificação mínima de 10 valores).
Provas e trabalhos especiais
1. A avaliação consistirá em dois testes escritos. Nota mínima de cada teste: igual ou superior a 7.5 valores.
1.1. Ficam impossibilitados de realizar o 2º teste (tendo que se submeter a exame final nas Épocas Normal ou de Recurso) os estudantes que obtenham no 1º teste uma classificação inferior a 7,5 valores.
1.2. São remetidos para exame final na Época de Recurso os estudantes que no 2º teste obtenham nota inferior a 7,5 valores.
1.3. Para os estudantes que realizem os dois testes e não obtenham classificação final (média aritmética dos dois testes) igual ou superior a 10 valores, será realizado um exame escrito, a decorrer na Época de Recurso.
1.4. A falta a um dos testes tem como consequência a submissão a exame final nas Épocas Normal ou de Recurso. A falta ao 1º teste impede o acesso ao 2º teste.
2. Nota mínima do exame escrito: igual ou superior a 10 valores.
3. Não está prevista a figura de exame oral.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Insere-se no Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade.
Melhoria de classificação
Melhoria da classificação final dos testes: através de exame final e de acordo com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade (cap. III, artº 10º).
Melhoria da classificação do exame final: insere-se nas disposições do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade (cap. III, artº 10º).
Observações
Para além da Bibliografia Principal, disponibilizam-se na página da UC no SIGARRA textos de apoio aos conteúdos leccionados.