Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Projectos editoriais e propaganda: imagens e contra-imagens no Estado Novo
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Projectos editoriais e propaganda: imagens e contra-imagens no Estado Novo

Título
Projectos editoriais e propaganda: imagens e contra-imagens no Estado Novo
Tipo
Livro
Ano
2020
Autores
Serra, Filomena
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
André, Paula
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Rodrigues, Sofia Leal
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo pretende trazer à discussão os «projectos editoriais» do período entre 1934 e 1974, entendidos quer enquanto materiais impressos autónomos na sua maioria com imagens fotográficas (livros, catálogos, guias de viagem, álbuns ou fotolivros), mas também numa concepção mais alargada. É o caso de revistas de longa duração, como a revista Panorama, ou a produção documental de divulgação de uma grande exposição, como as várias que o regime promoveu. Os projectos editoriais são pensados enquanto objectos de mediação entre o poder político e o campo cultural e enquanto propaganda política e arte, pois os seus autores – fotógrafos, pintores, poetas, realizadores, produtores e designers – criam discursos imagéticos próprios a fim de responderem a objectivos comunicacionais de massas, estabelecerem relações e estratégias conceptuais e gráficas, produzirem diferentes suportes e novas formas de editar, publicar e circular pelo público. Os projectos editoriais aqui analisados integram-se tanto na propaganda visual do regime como em oposição a ele, depois da Segunda Guerra Mundial, naquilo a que chamámos «contra-imagens».
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Informações sobre a obra disponíveis em: https://www.ics.ulisboa.pt/livros/projectos-editoriais-e-propaganda?fbclid=IwAR3nwEYJb0rwit1Hh1mzBAc7lssBpS-83ehC05kIh89nY7EdZ1Lc-lkcLio
Nº de páginas: 390
ISBN: 978-972-671-575-7
ISBN Eletrónico: 978-972-671-576-4
Coleção: Coleção geral
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Contidas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 23:18:19 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico