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Os Portugueses e os Espanhóis estão empenhados em promover o desenvolvimento de veículos sustentáveis como parte de uma estratégia de desenvolvimento de novos paradigmas de mobilidade. Tal inclui uma iniciativa (MOBI) apoiada pelo programa InterReg e liderado pelo CEIIA (Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel) e pelo CTAG (Centro de Tecnologia Automóvel Galego), para desenvolvimento e prototipagem de novos conceitos de veículos urbanos. Esta estrutura apresenta a oportunidade do Programa MIT Portugal desenvolver actividades de investigação em áreas tecnológicas relevantes que poderão ser ligadas pela iniciativa MOBI. Assim esta candidatura inclui projectos distintos baseados em parcerias específicas entre empresas industriais e centros tecnológicos de investigação, a ser desenvolvidos em termos de especificações de referência, benchmarking, filosofia de desenho e projecto e restrições de fabrico, que foram seleccionados na base de carências e interesses dos parceiros industriais, mas também dos desafios tecnológicos e científicos envolvidos. O programa de trabalho está dividido nas tarefas:
- Modelação do sistema de controlo de energia
- Implementação laboratorial deste sistema
- Implementação num protótipo
- "Hibridização" do veículo eléctrico
- Projecto da unidade motor-in-wheel
- Compósitos sustentáveis
- Redes inteligentes
- Conceitos de projecto flexível e análise de sustentabilidade
O trabalho centrar-se-á em 3 universidades (UM, FEUP e IST) e contará com uma vasta diversidade de especialistas nestes campos científicos e com o apoio de parceiros industriais escolhidos entre os mais promissores nas áreas em questão. SIMOLDES tem um grande empenho no desenvolvimento de compósitos de fibras naturais. A EFACEC é líder nas áreas de electrónica de potência. A MCG está atenta aos desenvolvimentos no sector dos veículos eléctricos, onde estará interessada em desenvolver componentes electro-mecânicos. A TMG é líder nacional n |
Resumo Os Portugueses e os Espanhóis estão empenhados em promover o desenvolvimento de veículos sustentáveis como parte de uma estratégia de desenvolvimento de novos paradigmas de mobilidade. Tal inclui uma iniciativa (MOBI) apoiada pelo programa InterReg e liderado pelo CEIIA (Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel) e pelo CTAG (Centro de Tecnologia Automóvel Galego), para desenvolvimento e prototipagem de novos conceitos de veículos urbanos. Esta estrutura apresenta a oportunidade do Programa MIT Portugal desenvolver actividades de investigação em áreas tecnológicas relevantes que poderão ser ligadas pela iniciativa MOBI. Assim esta candidatura inclui projectos distintos baseados em parcerias específicas entre empresas industriais e centros tecnológicos de investigação, a ser desenvolvidos em termos de especificações de referência, benchmarking, filosofia de desenho e projecto e restrições de fabrico, que foram seleccionados na base de carências e interesses dos parceiros industriais, mas também dos desafios tecnológicos e científicos envolvidos. O programa de trabalho está dividido nas tarefas:
- Modelação do sistema de controlo de energia
- Implementação laboratorial deste sistema
- Implementação num protótipo
- "Hibridização" do veículo eléctrico
- Projecto da unidade motor-in-wheel
- Compósitos sustentáveis
- Redes inteligentes
- Conceitos de projecto flexível e análise de sustentabilidade
O trabalho centrar-se-á em 3 universidades (UM, FEUP e IST) e contará com uma vasta diversidade de especialistas nestes campos científicos e com o apoio de parceiros industriais escolhidos entre os mais promissores nas áreas em questão. SIMOLDES tem um grande empenho no desenvolvimento de compósitos de fibras naturais. A EFACEC é líder nas áreas de electrónica de potência. A MCG está atenta aos desenvolvimentos no sector dos veículos eléctricos, onde estará interessada em desenvolver componentes electro-mecânicos. A TMG é líder nacional nos revestimentos e texteis (coatings and textiles) automóveis e pretende substituílos por materiais sustentáveis. CEIIA e INTELI (centro de inovação) estão interessados no know-how que poderem obter desta cooperação na área dos veículos eléctricos. Parte do esforço do projecto será realizado por 5 doutorandos, já no curso do MIT Portugal. A maioria dos doutorandos dividirá tarefas com os colegas. Além destes haverá 5 mestres para apoiar nas várias tarefas.
Um dos objectivos do projecto é a construção de 3 protótipos: sistema de controlo; ligação rede-veículo; e motor-in-wheel. O primeiro sistema será modelado numericamente e seguidamente implementado em laboratório e seguidamente num veículo a ser testado. Isto incluirá as baterias, os supercondensadores, a electrónica de potência do controlo, o moto-gerador e os motores eléctricos. Paralelamente desenvolver-se-á o motor-in-wheel, que também será aplicado neste veículo experimental.
O uso potencial de materiais biocompósitos em componentes automóveis, baseados em polímeros biodegradáveis e fibras naturais será analisado.
Estudar-se-á o fabrico de uma porta usando estes materiais, para o que se realizará um estudo de ciclo de vida.
Um estudo alargado de sustentabilidade baseado em veículos eléctricos será desenvolvido, de modo a testar diferentes compromissos e cenários de utilização. Análises de ciclo de vida e de utilização terão lugar, avaliando períodos de carga de baterias e o peso do seu número na carga da rede eléctrica.
As cargas rápidas de vários veículos eléctricos afectarão a rede eléctrica, pelo que neste projecto serão avaliados os problemas e propostas soluções tecnológicas para eles. Uma outra análise consiste no potencial do uso das baterias dos veículos servirem de armazenamento de electricidade da rede. |