Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > LCD > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Ciências do Desporto

Dados Gerais

Código Oficial: 9707
Sigla: LCD
Propinas: 999 Euros - Tempo integral

Diplomas

  • Ciências do Desporto - Ramo Treino Desportivo (180 Créditos ECTS)
  • Ciências do Desporto - Ramo Desporto e Populações Especiais (180 Créditos ECTS)
  • Ciências do Desporto - Ramo Exercício e Saúde (180 Créditos ECTS)
  • Ciências do Desporto - Ramo Gestão Desportiva (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Anatomia Funcional

109 - ECTS Ensinar o aluno a observar, a descrever e a utilizar corretamente a nomenclatura anatómica.
Estimular a capacidade de sistematização, a partir da descrição analítica do corpo humano.
Fornecer os fundamentos morfológicos, numa perspetiva funcional, do movimento humano.

Bioquimica e Biologia Celular

111 - ECTS OBJETIVOS

- Fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos sobre os conceitos bioquímicos subjacentes às diferentes vias de produção de energia a nível celular (bioenergética);
- Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos sobre a organização estrutural e molecular da célula e os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento


COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O estudante deverá ser capaz de:

i) descrever as reações químicas intrínsecas associados às diferentes vias metabólicas de produção de energia
ii) compreender os fatores limitadores e condicionantes da produção de energia pelas diferentes vias metabólicas;
iii )compreender e discriminar o papel e a função dos diferentes componentes celulares da dinâmica celular;
iv) compreender a inter-relação estabelecida entre os diferentes compartimentos celulares;
v) compreender a relevância e a aplicabilidade dos conteúdos da disciplina na investigação aplicada à Biologia do Desporto



Estudos Práticos I

124 - ECTS

Estudos Práticos I - Atletismo

127 - ECTS Os objetivos dos Estudos Práticos de Atletismo são fundamentalmente dois:
1- Analisar biomecanicamente e valorizar pedagogicamente as ações motoras básicas humanas - correr, lançar, saltar
2 - Promover o domínio técnico dos vários skills específicos do Atletismo como modelo cultural numa perspetiva de performance motora.

As competências a desenvolver serão motoras e concetuais visando potenciar o aluno para a intervenção pedagógica na escola o que valorizará ab initio a abordagem didática dos conteúdos a ensinar.

Estudos Práticos I - Basquetebol

119 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades táctico/técnicas, a organização táctica colectiva e as regras do jogo de Basquetebol;
Domínio motor das habilidades táctico/técnicas essenciais do jogo de Basquetebol.
Desenvolver conhecimento e competências para o ensino do Basquetebol.

Estudos Práticos I - Ginástica

128 - ECTS Estudos Práticos I - Ginástica

A PERSPECTIVA SISTÉMICA do ensino das atividades gímnicas na universidade deve ter em linha de conta alguns princípios fundamentais que se prendem com o postulado de que elas não devem ser praticadas (e ensinadas) como um fim em si mesmo mas, pelo contrário, serem um instrumento de formação para/dos estudantes não apenas para a ginástica em si mesmo mas também e sobretudo com transfert para qualquer atividade desportiva ou para a vida quotidiana:
1º - A alfabetização motora dos estudantes (experiência) quando iniciam a aprendizagem de qualquer uma das disciplinas dentro de cada modalidade gímnica;
2º - O modo/perspetiva como o estudante é proposto a executar (ou não) qualquer movimento ou habilidade gímnica:
1) – Baseado no regulamentos/regras de funcionamento das diferentes modalidades gímnicas, por um lado, e análise biomecânica dos elementos a executar no que concerne à relação executante (peso/capacidades físicas) e os vários aparelhos (estrutura material), por outro;
2) – Em termos de plasticidade comportamental (aprendizagem e controlo motores), isto é, estruturação/enriquecimento psicomotores do executante no plano bio informacional (aquisição do saber fazer e também como ensinar) por um lado, e por outro, transformação de forma dinâmica do estudante, no plano postural e motor, perante todas as situações inabituais características das diferentes modalidades gímnicas. O estudante deve adquirir uma estrutura motora (memória motora) capaz de dar resposta nos diferentes aparelhos ou situações, isto é, aprender a fazer ou como fazer um apoio invertido será automatizar um gesto complexo (estrutura do movimento) que depois de apropriado pelo executante será exequível/ajustável (acomodação) a qualquer aparelho ou situação.
3º - Ensinar o estudante a compreender as ajudas, sejam elas de índole material ou humanas, isto é, permitir aos estudantes meios pedagógicos somato-sensoriais, visuais e auditivos (perceção cinestésica)no sentido de saberem colocar o corpo do executante (aluno ou atleta) segundo o esquema de ação motora pretendida. Assim pretende-se melhorar o comportamento motor e também psicológico de quem executa seguindo três princípios: 1) partir do simples para o complexo; 2) ir do fácil para o difícil; 3) da execução com ajuda (material e/ou humana) até à forma cada vez mais autónoma.

Estudos Práticos I - Natação

120 - ECTS Dotar os estudantes das vivências específicas (adaptação ao meio aquático, natação sincronizada e polo aquático) e conhecimentos básicos da Natação (entendimento das especificidades do meio, da conceção de formação em natação e de bases mecânicas, regulamento técnico da natação sincronizada e regulamento técnico do polo aquático).

Ginástica de Alta Competição

630 - ECTS

História do Desporto

112 - ECTS O principal propósito da História do Desporto (HD) é proporcionar os conhecimentos essenciais que permitam aos estudantes desenvolver a capacidade de relacionar os temas da HD com a problematização das questões atuais do desporto bem como com as questões que se perspetivam em torno do seu desenvolvimento futuro. Procura-se ainda que os estudantes desenvolvam competências no domínio da pesquisa bibliográfica e identifiquem as fontes e os métodos da HD.
Estabelecem-se como objetivos da unidade curricular:
1) Refletir sobre a importância da HD no contexto das Ciências do Desporto.
2) Compreender a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico, nas sociedades mais características de cada período histórico.
3) Conhecer as configurações dos diferentes paradigmas do desporto contemporâneo.
Como resultados da aprendizagem, estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de HD.

Pedagogia do Desporto

110 - ECTS O principal propósito da unidade curricular Pedagogia do Desporto é concorrer para uma aproximação dos estudantes à dimensão pedagógica do Desporto no processo geral de educação e formação do Homem.

.Clarificar os conceitos chave .
.Problematizar as diferentes formas de acção lúdico-desportivas à luz de perspectivas pedagógicas.
·Abordar os domínios problemáticos da Pedagogia do Desporto: educação, formação, aprendizagem jogo, corpo, movimento.
.Ética do Desporto
.Desporto e profissão.

A Dança em Contexto Escolar

631 - ECTS

Animação Desportiva

612 - ECTS

Planear, executar e avaliar programas de Animação Desportiva em contextos de intervenção diferenciados

Desportos Náuticos

623 - ECTS

Discursos Sócio-Culturais no Desporto

626 - ECTS Desenvolver a atitude crítica e reflexiva, na medida em que esta é determinante para a promoção da autonomia, liberdade e crescimento pessoa;
Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o desporto.

Ensino do Golfe na Escola e no Clube

624 - ECTS

Estatística

114 - ECTS Introdução

Ao contrário do passado, a disciplina viu reduzida a sua carga horária sobretudo das aulas teóricas. Neste sentido, houve que efectuar algumas modificações ao programa anterior, sobretudo na redução de matérias.

Não obstante este problema, foi intenção do responsável pela disciplina a manutenção dos seus eixos principais que percorrem os domínios mais relevantes da Estatística Descritiva e Inferencial na formação esperada para os alunos do 1º ciclo.

O número estimado de aulas “teóricas” será de aproximadamente 14 (15 de Fevereiro a 04 de Junho). Os grandes propósitos e o programa das aulas “teóricas” serão descritos mais adiante. A complementaridade associada às aulas práticas, seus alcances e programa de exercícios será apresentada pelos respectivos professores.



Objectivos da disciplina (situada no plano das competências que os alunos devem possuir)

1. Entender e integrar a importância da Estatística na investigação realizada nas Ciências do Desporto.
2. Saber formular questões de natureza substantiva e traduzi-las em termos Estatísticos.
3. Saber calcular e interpretar dados de diferentes naturezas (univariados e bivariados) a partir de procedimentos simples da Estatística Descritiva.
4. Saber formular hipóteses em termos Estatísticos, testa-las e interpretar adequadamente os resultados.
5. Manusear, com relativa autonomia, os programas Excel e SPSS, conhecer os comandos fundamentais de análise e interpretar adequadamente os outputs.
6. Saber extrair informação importante dos outputs dos programas Excel e SPSS e dos cálculos manuais acerca dos diferentes conteúdos ministrados nas aulas, tentando integrá-los num texto de natureza científica.

Estética do Desporto

608 - ECTS

A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED: 1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto. 2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise. 3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito). 4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo. 5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas. 6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.

Estudos Práticos II

125 - ECTS

Estudos Práticos II - Atletismo

121 - ECTS Os objetivos dos Estudos Práticos de Atletismo são fundamentalmente dois:
1- Analisar biomecanicamente e valorizar pedagogicamente as ações motoras básicas humanas - correr, lançar, saltar
2 - Promover o domínio técnico dos vários skills específicos do Atletismo como modelo cultural numa perspetiva de performance motora.

As competências a desenvolver serão motoras e concetuais visando potenciar o aluno para a intervenção pedagógica na escola o que valorizará ab initio a abordagem didática dos conteúdos a ensinar.

Estudos Práticos II - Basquetebol

134 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades táctico/técnicas, a organização táctica colectiva e as regras do jogo de Basquetebol;
Domínio motor das habilidades táctico/técnicas essenciais do jogo de Basquetebol.
Desenvolver conhecimento e competências para o ensino do Basquetebol

Estudos Práticos II - Ginástica

122 - ECTS Aquisição de conhecimentos relativos à Ginástica nas suas diversas variantes.
Compreensão do fenómeno gímnico na sua globalidade incluindo todas as áreas, competitivas e não competitivas.
Compreensão do enquadramento institucional da modalidade.
Vivências práticas de habilidades gímnicas básicas.

Estudos Práticos II - Natação

133 - ECTS Dotar os estudantes das vivências específicas (técnicas de nado, partida e viragem) e conhecimentos básicos da Natação (regulamento técnico da natação). Desenvolver conhecimento e competências básicas para o ensino da Natação.

Fisiologia Geral

115 - ECTS Objetivos gerais: (1) fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais da forma de funcionamento dos principais órgãos, sistemas e aparelhos; (2) promover o conhecimento dos vários fatores e mecanismos subjacentes à funcionalidade orgânica; (3) promover nos alunos o interesse e a motivação pelo conhecimento da função numa perspetiva sistémica; (4) fornecer as bases fisiológicas e bioquímicas fundamentais para uma compreensão mais fluída das matérias a abordar na disciplina de Fisiologia do Exercício.

Fundamentos da Didática do Desporto

634 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;

:: Desenvolver competências  básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;

:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;

:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico

Género e Desporto

622 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.

Gestão das Organizações Desportivas

123 - ECTS Apresentar aos alunos os princípios fundamentais da atividade do Gestor Desportivo
Motivar os interessados nesta área a continuarem os estudos na opção complementar de Gestão Desportiva
Dominar os conhecimentos básicos que garantem a compreensão do funcionamento do sistema desportivo português
Dominar os pressupostos teóricos básicos das áreas do desenvolvimento organizacional, do marketing e da gestão de eventos desportivos
Desenvolver competências práticas no âmbito de projetos de atividades, planos de marketing, conceção e realização de eventos desportivos

Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor

627 - ECTS

Psicologia do Desenvolvimento

116 - ECTS OBJECTIVOS:

A unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objeto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua ctividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objetivos:

i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócioemocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e conceções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;
ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a seleção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adotar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.


COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O estudante deverá ser capaz de:

i) descrever diferentes perspetivas, objetos de estudo e métodos de investigação na Psicologia;
ii) analisar os principais tópicos e métodos de investigação na Psicologia do Desenvolvimento, no quadro de referência de perspetivas teóricas e modelos relevantes neste domínio;
iii) avaliar a integração das influências hereditárias e ambientais no desenvolvimento;
iv) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças físicas/ biológicas ao longo da vida;
v) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças cognitivas ao longo da vida;
vi) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças sócioemocionais ao longo da vida;
vii) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças ao nível da moral ao longo da vida;
viii) examinar questões relacionadas com o desenvolvimento ao longo da vida adulta e com o envehecimento..

Actividades Aquáticas Não Competitivas

600 - ECTS Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com actividades aquáticas passíveis de desenvolver com populações não envolvidas em desporto competitivo.

Biofísica

602 - ECTS

Culturas Juvenis

603 - ECTS O propósito da UC Culturas Juvenis centra-se na aquisição das competências mínimas da língua e cultura inglesa. O programa abrangerá o ensino elementar das construções sintáticas, aquisição de vocabulário e aplicação de formas verbais, assim como a compreensão de textos e a valorização da capacidade escrita, oral e de interação nas aulas.

No final do semestre o estudante deverá ser capaz de:
•Compreender as questões elementares da língua e aplicá-las na conversação;
•Compreender o teor de um texto e expressar as suas ideias principais;
•Redigir uma carta informal e/ou um email;
•Expressar opinião oralmente e através de um pequeno texto acerca de um tópico abordado nas aulas;
•Apresentar de forma clara e concisa um dos temas abordados no programa;
•Participar ativamente numa conversa em grupo;
•Demonstrar domínio das componentes gramaticais lecionadas;
•Fazer uso do vocabulário aprendido nas aulas;
•Ser um falante independente e dominar minimamente os “four skills”: Reading, Writing, Speaking and Listening.

Desenvolvimento Motor

207 - ECTS Objectivos e Competências
1º Desenvolver aptidões e competências que permitam aos estudantes formular, a partir de um enfoque desenvolvimentalista, problemas e soluções colocados pela sua prática pedagógica no contexto escolar, no treino desportivo e em clubes de saúde ou instituições de exigências diferenciadas no domínio desportivo-motor;
2º Adquirir conhecimentos aprofundados nos domínios do crescimento somático, maturação biológica e padrões motores básicos;
3º Identificar detalhadamente o quadro interactivo do crescimento somático e da maturação biológica na aquisição dos padrões básicos de movimento;
4º Conhecer os factores condicionadores da variação no crescimento somático, maturação biológica e performance desportivo-motora - o genético e o ambiental, bem como a identificação com a famosa polémica - genes versus envolvimento (nature versus nurture);
5º Interpretar adequadamente, a partir de posições diferenciadas, a categoria central de estudo das Ciências do Desporto - a performance desportivo-motora;
6º Conhecer o posicionamento antropológico para interpretar dados relevantes relacionados com aspectos do do DM, nomeadamente no que se refere ao posicionamento alométrico;
7º Adquirir competências para lidar com dados de natureza auxométrica e da maturação, bem como traçar perfis de natureza diversa, descrever e analisar padrões motores básicos, interpretar estatutos somatotipológicos e valores de composição corporal, avaliar a aptidão física normativa, referenciada a critérios e interpretar o fenómeno complexo da performance desportivo-motora.

Desporto e Populações Especiais

208 - ECTS Objetivos
A presente unidade curricular pretende:

1) Sensibilizar para a problemática das Necessidades Especiais através da experimentação de situações práticas e da análise teórica.
2) Evidenciar a relação entre a atividade física e os vários domínios (biológico/psicológico/social) da pessoa com Necessidades Especiais.
3) Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos básicos nas diferentes Necessidades Especiais e nos diferentes tipos de Atividades Físicas Adaptadas.
4) Promover atividades e contactos com as várias modalidades do Desporto Adaptado.
5) Vivenciar e experimentar técnicas, táticas, acessórios e equipamento específico, utilizados no âmbito Atividade Física Adaptada

Competências
No final da presente unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1) Compreender as caraterísticas do movimento inclusivo na sociedade atual.
2) Entender os benefícios da prática de atividade física e desportiva para as populações especiais.
3) Conhecer a estrutura organizativa do Desporto Adaptado ao nível nacional e internacional.
4) Dominar os princípios teórico-práticos das diferentes Necessidades Especiais abordadas.
5) Aplicar os conhecimentos teórico-práticos das diferentes modalidades desportivas abordadas.
6) Analisar de forma crítica a prática desportiva para pessoas com Necessidades Especiais e suas implicações práticas.


Estudos Práticos III

240 - ECTS

Estudos Práticos III - Andebol

233 - ECTS Dotar os alunos de competências técnicas e táticas do andebol para que possam conhecer, executar e transmitir a outrem os princípios fundamentais do jogo.

Estudos Práticos III - Futebol

220 - ECTS • Aquisição, aperfeiçoamento e domínio das habilidades técnicas específicas da modalidade de Futebol.
• Compreensão, vivência e domínio da organização tática do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos de jogo.
• Domínio da regulamentação.
• Compreensão da evolução do jogo e do jogador de Futebol.

Estudos Práticos III - Voleibol

219 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades tático/técnicas, a organização tática coletiva e as regras do jogo de Voleibol;
Domínio motor das habilidades tático/técnicas essenciais do jogo de Voleibol.
Domínio das progressões pedagógicas no ensino do jogo e das habilidades tático/técnicas.

Acquisition of knowledge concerning tactical-technical abilities, tactical organization and rules of the game of volleyball.
Motor performing of tactical-technical abilities of volleyball.
Domain pedagogical progressions for teaching the game and its abilities.

Fisiologia do Exercício I

232 - ECTS Objectivos:
Aprofundar os conhecimentos de fisiologia do exercício, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção dos alunos.

Competências:
Os alunos com aprovação à disciplina deverão evidenciar as seguintes competências: i) compreender as diferentes adaptações orgânicas agudas e crónicas induzidas, respectivamente, pelo exercício e pelo treino físico; ii) entender as diversas limitações motivadas pelas características dos indivíduos, iii) perceber a ténue fronteira existente entre o aumento de funcionalidade e a patologia orgânica induzida pelo exercício,

Ginástica de Alta Competição

630 - ECTS

Introdução à Computação

610 - ECTS

Introdução ao Direito do Desporto

605 - ECTS A Unidade Curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimento especializados e específicos no domínio das relações entre os Desportos (ou atividades físico-desportivas) e o Direito. O principal propósito é fazer a aproximação da realidade desportiva à realidade legislativa e regulamentar existente, seja oriunda do Estado seja oriunda das organizações privadas, e que condiciona o acesso, o desenrolar e por vezes o desfecho da prática desportiva, assim como contribuir para o esclarecimento entre a diferenciação do desporto profissional e não profissional, de alto rendimento e de recreação ou reabilitação não olvidando o desporto escolar.
Assim, o/a estudante dotar-se-á de competências no domínio, mais geral, da realidade normativa que envolve esse fenómeno sóciocultural e económico, reconhecendo nesse binómio um espaço de pluralidade jurídica.
Paralelamente terá a oportunidade de começar a caracterizar e a compreender a organização jurídico-desportiva das principais entidades, públicas e privadas, direta e indiretamente relacionadas com o desporto, assim como a analisar a intervenção dos recursos humanos, da organização de eventos e da construção e manutenção das instalações desportivas sob uma perspectiva normativo-legal.
De igual modo, por força da transversalidade do próprio desporto, nesta unidade curricular impõe-se a necessidade de se introduzir os mais diferenciados ramos do Direito e relacioná-los com o desporto, quais sejam, entre outros, o direito civil, o direito penal, o direito comercial e o direito administrativo.

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo

211 - ECTS A unidade curricular de TMTD, integra-se no 2º ano do plano de estudos. Apresenta-se como disciplina de formação geral, não orientada especificamente para qualquer âmbito da prática desportiva, desporto ou especialidade desportiva. Nesse sentido, esta disciplina refere-se à Teoria e Metodologia Geral do Treino Desportivo. Esta orientação decorre da estrutura e objetivos do plano de estudos que contempla disciplinas com carácter de formação geral e especializada, adequando-se desse modo às diferentes possibilidades de intervenção profissional dos futuros licenciados. Assim sendo, a TMTD é a primeira disciplina do plano de estudos que aborda de forma sistematizada o conhecimento que sustenta a prática nos diferentes âmbitos de intervenção profissional, constituindo-se assim num espaço de formação de “banda larga” que constitui as fundações de ulterior formação especializada, quer no 1º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados em ciclos de estudo subsequentes.
A disciplina de TMTD orientar-se-á para o estudo da prestação desportiva, designadamente para o estudo dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos do seu desenvolvimento no treino e da sua comprovação formal (em provas de avaliação ou na competição). Constitui objetivo geral da unidade curricular dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos do Treino Desportivo permitindo-lhes aceder e responder com sucesso a exigências de formação mais específicas, no âmbito da formação complementar em Treino Desportivo, Desporto e Populações Especiais, Atividade Física e Saúde da licenciatura em Ciências do Desporto. Assim a unidade curricular tem características propedêuticas suportando formações mais específicas nos âmbitos da Educação Física e Desporto na Escola, do Desporto de Rendimento, do Desporto de Reeducação e Reabilitação e do Desporto de Recreação.
Constituem-se ainda como objetivos gerais o desenvolvimento de atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática competente, eficaz, entusiasta e assente na ética e responsabilidade.
Neste sentido espera-se que o plano de formação permita atingir:
i) a integração do quadro conceptual de treino como processo pedagógico dirigido e sistemático visando a modificação do estado de preparação para a realização de tarefas desportivas;
ii) a compreensão e interpretação dos fatores que condicionam a capacidade de prestação desportiva; iii) o entendimento da relação entre as decisões pedagógicas e didáticas de organização e direção do treino e as repercussões na aprendizagem e biológicas, tendo em conta que o exercício físico representa um meio de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da mestria na realização da atividade desportiva e um meio de agressão/adaptação com consequências na estrutura e função orgânica;
iv) a aquisição de competências na aplicação dos princípios e procedimentos metodológicos de programação, avaliação e prescrição do treino dos diversos fatores de rendimento.

Traumatologia e Prevenção de Lesões

606 - ECTS

A Dança em Contexto Escolar

631 - ECTS

Animação Desportiva

612 - ECTS

Planear, executar e avaliar programas de Animação Desportiva em contextos de intervenção diferenciados

Desportos Náuticos

623 - ECTS

Discursos Sócio-Culturais no Desporto

626 - ECTS Desenvolver a atitude crítica e reflexiva, na medida em que esta é determinante para a promoção da autonomia, liberdade e crescimento pessoa;
Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o desporto.

Ensino do Golfe na Escola e no Clube

624 - ECTS

Estética do Desporto

608 - ECTS

A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED: 1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto. 2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise. 3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito). 4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo. 5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas. 6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.

Estudos Práticos IV

241 - ECTS

Estudos Práticos IV - Andebol

222 - ECTS Dotar os alunos de competências técnicas e tácticas do andebol para que possam conhecer, executar e transmitir a outrem os princípios fundamentais do jogo.

Estudos Práticos IV - Futebol

238 - ECTS

- Aquisição, aperfeiçoamento e domínio das habilidades técnicas específicas da modalidade de Futebol.

- Compreensão, vivência e domínio da organização tática do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos de jogo.

- Domínio da regulamentação. - Domínio dos fundamentos das progressões pedagógicas do ensino do jogo de Futebol.

Estudos Práticos IV - Voleibol

239 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades tático/técnicas, a organização tática coletiva e as regras do jogo de Voleibol;
Domínio motor das habilidades tático/técnicas essenciais do jogo de Voleibol.
Domínio das progressões pedagógicas no ensino do jogo e das habilidades tático/técnicas.

Acquisition of knowledge concerning tactical-technical abilities, tactical organization and rules of the game of volleyball.
Motor performing of tactical-technical abilities of volleyball.
Domain pedagogical progressions for teaching the game and its abilities.

Fisiologia do Exercício II

236 - ECTS Objectivos:
Aprofundar os conhecimentos de fisiologia do exercício, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção dos alunos.

Competências:
Os alunos com aprovação à disciplina deverão evidenciar as seguintes competências: i) compreender as diferentes adaptações orgânicas agudas e crónicas induzidas, respectivamente, pelo exercício e pelo treino físico; ii) entender as diversas limitações motivadas pelas características dos indivíduos, iii) perceber a ténue fronteira existente entre o aumento de funcionalidade e a patologia orgânica induzida pelo exercício,

Fundamentos da Didática do Desporto

634 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;

:: Desenvolver competências  básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;

:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;

:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico

Género e Desporto

622 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

229 - ECTS Fornecer as grandes linhas do Pensamento Contemporâneo.
Adequar o Pensamento Contemporâneo às questões colocadas pelas Ciências do Desporto.
Perceber a Estética como um argumento hipervisibilizador do Desporto.
Entender o Desporto na perspetiva de uma ecologia cultural do Corpo Humano.

Pretende-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de IPC.

Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor

627 - ECTS

Actividades Aquáticas Não Competitivas

600 - ECTS Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com actividades aquáticas passíveis de desenvolver com populações não envolvidas em desporto competitivo.

Antropologia do Desporto

317 - ECTS O objetivo primordial da Unidade Curricular Antropologia do Desporto é levar os estudantes a compreender que o desporto é, acima de tudo, um fenómeno cultural de abrangência cultural e que se fundamenta no próprio homem, constituindo-se por isso numa atividade passível de uma antropologia.
Para tal, os estudantes deverão conhecer os fundamentos antropológicos que legitimam o desporto e situá-los quer ao longo do tempo - linha temporal - como ao longo da vida de cada ser - linha pessoal.

Aprendizagem Motora

314 - ECTS A UC de Aprendizagem Motora considera os processos internos associados com a prática ou com a experiência que conduzem a um ganho relativamente permanente na capacidade de prestação motora.
O estudo da modificação voluntária e controlada do comportamento será abordado numa perspetiva ecológica (Krebs, 1995), considerando sempre essa modificação como o produto da interação do indivíduo com o meio envolvente. Esta interação deverá pautar-se por princípios de formação humana e científica, de forma a que as questões da Aprendizagem Motora sejam abordadas através de um ato pedagógico eficiente e adequado ao enquadramento em questão (Aprendizagem Motora num enquadramento de formação corporal de base, num enquadramento de lazer e recreação ou num enquadramento de desporto de rendimento).

A Aprendizagem Motora deverá orientar-se para a compreensão dos processos de aprendizagem e para as condições de aprendizagem, instrução e prática que conduzem ao sucesso na aquisição e desempenho das habilidades motoras (Singer, 1990). A Aprendizagem Motora, quer no domínio da investigação, quer no domínio académico, deverá ter em consideração as áreas que, de algum modo, com ela estabelecem relações. Segundo Singer (1990), a Pedagogia, o Controlo Motor, a Psicologia do Desporto, o domínio Psicomotor e a Biomecânica constituem algumas dessas áreas.

Os conteúdos da UC de Aprendizagem Motora assentam em quatro domínios básicos:

- Introdução à performance motora e à Aprendizagem Motora
- Fundamentos da performance motora
- Fundamentos da Aprendizagem Motora
- Integração e aplicações dos fundamentos da performance motora e da Aprendizagem Motora

Objetivos gerais da UC:

- Compreender a Aprendizagem Motora como área de estudo das Ciências do Desporto.
- Compreender a terminologia básica utilizada no estudo da Aprendizagem Motora e a sua aplicação na prática do desporto e da educação física.
- Conhecer as teorias gerais da Aprendizagem Motora.
- Conhecer os processos e mecanismos fundamentais da prestação motora e da Aprendizagem Motora.
- Compreender a importância do estudo das diferenças individuais para o desempenho das habilidades motoras.
- Compreender as relações entre os vários conceitos transmitidos.
- Associar os conceitos aprendidos no âmbito da Aprendizagem Motora com outros de alguma forma relacionados, e que foram adquiridos em unidades curiculares que, num posicionamento transversal ou vertical, possuem afinidades com a de Aprendizagem Motora.

Biofísica

602 - ECTS

Culturas Juvenis

603 - ECTS O propósito da UC Culturas Juvenis centra-se na aquisição das competências mínimas da língua e cultura inglesa. O programa abrangerá o ensino elementar das construções sintáticas, aquisição de vocabulário e aplicação de formas verbais, assim como a compreensão de textos e a valorização da capacidade escrita, oral e de interação nas aulas.

No final do semestre o estudante deverá ser capaz de:
•Compreender as questões elementares da língua e aplicá-las na conversação;
•Compreender o teor de um texto e expressar as suas ideias principais;
•Redigir uma carta informal e/ou um email;
•Expressar opinião oralmente e através de um pequeno texto acerca de um tópico abordado nas aulas;
•Apresentar de forma clara e concisa um dos temas abordados no programa;
•Participar ativamente numa conversa em grupo;
•Demonstrar domínio das componentes gramaticais lecionadas;
•Fazer uso do vocabulário aprendido nas aulas;
•Ser um falante independente e dominar minimamente os “four skills”: Reading, Writing, Speaking and Listening.

Ginástica de Alta Competição

630 - ECTS

Introdução à Computação

610 - ECTS

Introdução ao Direito do Desporto

605 - ECTS A Unidade Curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimento especializados e específicos no domínio das relações entre os Desportos (ou atividades físico-desportivas) e o Direito. O principal propósito é fazer a aproximação da realidade desportiva à realidade legislativa e regulamentar existente, seja oriunda do Estado seja oriunda das organizações privadas, e que condiciona o acesso, o desenrolar e por vezes o desfecho da prática desportiva, assim como contribuir para o esclarecimento entre a diferenciação do desporto profissional e não profissional, de alto rendimento e de recreação ou reabilitação não olvidando o desporto escolar.
Assim, o/a estudante dotar-se-á de competências no domínio, mais geral, da realidade normativa que envolve esse fenómeno sóciocultural e económico, reconhecendo nesse binómio um espaço de pluralidade jurídica.
Paralelamente terá a oportunidade de começar a caracterizar e a compreender a organização jurídico-desportiva das principais entidades, públicas e privadas, direta e indiretamente relacionadas com o desporto, assim como a analisar a intervenção dos recursos humanos, da organização de eventos e da construção e manutenção das instalações desportivas sob uma perspectiva normativo-legal.
De igual modo, por força da transversalidade do próprio desporto, nesta unidade curricular impõe-se a necessidade de se introduzir os mais diferenciados ramos do Direito e relacioná-los com o desporto, quais sejam, entre outros, o direito civil, o direito penal, o direito comercial e o direito administrativo.

Metabolismo e Nutrição

315 - ECTS Dotar os alunos dos conhecimentos básicos que lhes permitam entender os requisitos de uma dieta equilibrada relativamente às exigências metabólicas diárias, quer numa perspectiva de saúde e bem-estar quer numa perspectiva de treino de alto rendimento desportivo.

Psicologia do Desporto

344 - ECTS Em termos gerais, esta unidade curricular assume como seu principal objetivo introduzir os estudantes no domínio da psicologia do desporto, desenvolvendo uma abordagem alargada aos principais tópicos desta área do conhecimento, tendo sempre como referência os contextos nos quais eles desenvolverão a sua atividade.

Traumatologia e Prevenção de Lesões

606 - ECTS

Biomecânica

319 - ECTS Objetivos:
Estudar as leis mecânicas que governam o movimento humano e a sua importância no ensino, treino e avaliação das atividades físicas no desporto, ergonomia e reabilitação.

Competências e resultados da aprendizagem:
Os estudantes deverão ser capazes de identificar e aplicar as leis da mecânica que regem o movimento humano, e a sua importância no ensino, treino e avaliação da atividade física no contexto desportivo, ergonómico ou de reabilitação.
Deverão também ser capazes de identificar um movimento corretamente executado, e quando não o for de sugerir alterações que o tornem correto do ponto de vista biomecânico.
Deverão perceber a transmissão de forças ao longo dos segmentos corporais, que poderão usar para inferir a causa de dor ou lesões, quer a causa esteja próxima ou distante do local da lesão.
Deverão também estar habilitados no uso correto dos instrumentos disponíveis num laboratório de biomecânica, bem como na interpretação dos respetivos resultados.

Educação para a Saúde

320 - ECTS 1. Explicar os conceitos de saúde, promoção da saúde, risco e qualidade de vida e comparar as interpretações dos modelos biomédico e ecológico de saúde.



2. Definir atividade física, exercício, aptidão física e suas componentes. Exemplificar, comparar e aplicar métodos de avaliação. Explicar o papel a atividade física na promoção da saúde. Identificar e discutir  os fatores determinantes da atividade física. Exemplificar e discutir as recomendações da atividade física em diferentes populações.



3. Analisar os conteúdos e as intervenções na educação e promoção da saúde na escola e nas comunidades. Explicar e comparar diferentes intervenções no contexto escolar.



4. Refletir sobre o problema da obesidade e suas implicações para saúde.


Reeducação Funcional

322 - ECTS

Sociologia do Desporto

346 - ECTS Componentes teórica e prática:
- Situar a Sociologia do Desporto no campo das Ciências Sociais;
- Analisar o Desporto como Fenómeno Social Total capaz de mostrar o funcionamento da sociedade;
- Promover e desenvolver o interesse pela compreensão e reflexão do fenómeno do desporto enquanto campo social das sociedades contemporâneas.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Andebol


214 - ECTS
Conteúdos gerais:
i. Conhecimentos oriundos das Ciências do Desporto aplicados ao Andebol.
ii. Observação e análise da performance desportiva em Andebol.
iii. Modelação dos objectivos e conteúdos de treino e competição, no âmbito do desporto de Formação e de Rendimento na modalidade de Andebol.
iv. Organização, planeamento, periodização e gestão da época desportiva dos diferentes níveis de competição.
v. Estruturação e condução da sessão de treino em Andebol.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Atletismo


223 - ECTS
Proporcionar aos estudantes o contacto com as metodologias de treino mais avançadas no Atletismo, visando a criação de um corpus conceptual que valide a aplicação prática de investimentos científicos abordados noutras disciplinas.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol


224 - ECTS
-Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Basquetebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Basquetebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.



Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Ginástica


226 - ECTS
Integrar e reorganizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino em função da especificidade do Treino em Ginástica
Aprofundar os conhecimentos na Ginástica na vertente do treino de elevado rendimento na área gímnica específica escolhida pelo estudante
Conhecer o processo de formação desportiva na ginástica
Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
Perspectivar modelos de actuação a partir de quadros de referência integradores das diferentes componentes do processo de treino e de competição.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Voleibol


228 - ECTS
A) Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Voleibol;
B) Conhecer a estrutura organizativa do Voleibol, nacional e internacional no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento.
C) Aprofundar os conhecimentos da modalidade de voleibol na perspetiva do Desporto de Participação e do Desporto de Rendimento.
D) Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Voleibol.
E) Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
F) Perspetivar modelos de actuação a partir de quadros de referência integradores das diferentes componentes do processo de treino e de competição.

A) Integrate and contextualize knowledges on Theory and Methodology of Training into the practice of Volleyball
B) Understanding the organization of Volleybal, both nationally and internationally, with emphasis on Sport for All and Sport for Performance.
C) Widen the knowledge of Volleyball in the perspectives of Sport for All and Sport for Performance.
D) Identify the process of Long-Term Development for Volleyball athletes
E) Acquire knowledge concerning planning, implementing, conducting and evaluating training and competition.
F) Consider teaching and coaching models for training and competition.

Metodologia do Desporto I -Treino Desportivo - Futebol


225 - ECTS
A unidade curricular de Metodologia do Desporto I - Futebol é semestral e integra-se no 2º semestre do 2º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto.

Para a definição dos objetivos da unidade curricular foram tomados em consideração os seguintes pressupostos:
• Os estudantes, embora tendo já contactado com a modalidade de Futebol, na unidade curricular de Estudos Práticos III no primeiro semestre do 2º ano, não estão ainda dotados de conhecimentos que lhes permitam lidar com relativa eficácia, com os problemas da Teoria e da Metodologia do Treino do Futebol.
• Admite-se que os estudantes inscritos na Metodologia do Desporto I - Futebol, manifestem a intenção de vir a estar ligados ao Futebol, numa perspetiva de rendimento.
• A unidade curricular de Metodologia do Desporto I - Futebol integra um bloco opcional, tendo por isso continuidade no 3º ano do atual plano de estudos.


Considerando a importância do Futebol no âmbito da formação em Ciências do Desporto e os pressupostos enunciados, os objetivos da unidade curricular Metodologia do Desporto I - Futebol são os seguintes:

1º Possibilitar uma perspetiva global do Futebol, enquanto desporto de rendimento, a partir do entendimento do seu quadro específico de problemas e da interação dos fatores que o tecem.

2º Dotar os estudantes de conhecimentos acerca da Teoria e da Metodologia do treino do Futebol, com incidência em distintos níveis de rendimento.

3º Propor modelos de atuação no processo de treino e de direção da competição em Futebol, que encontrem sustentação nos conhecimentos recentes do Treino Desportivo e de outras áreas científicas.


O conteúdo da unidade curricular de Metodologia do Desporto I - Futebol centra-se numa perspetiva global de Organização, condução e controlo do processo de treino e direção da competição em Futebol, visando a estimulação do pleno emprego das capacidades dos estudantes na resolução de problemas referentes à preparação desportiva.
Na lecionação de Metodologia do Desporto I - Futebol, de acordo com a direção e coerência a dar à unidade curricular, o cunho de exercitação não será privilegiado, embora se constitua como um estímulo à reflexão e à investigação. Assim sendo, embora a maioria das sessões decorra na sala de aula, outras há que se processam no terreno de jogo.

Metodologia do Desporto I -Treino Desportivo - Natação


227 - ECTS
- Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Conhecer a natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de prestações competitivas superiores
- Dominar teórica e metodologicamente as questões relativas ao controlo e avaliação de treino, bem como a prospecção precoce de talentos desportivos em natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação

Metodologia do Desporto II - Treino Desportivo - Ginástica


323 - ECTS
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da ginástica
Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em ginástica
Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Ginástica.
Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em ginástica
Orientação de ginastas em competição

Metodologia do Desporto II - Treino Desportivo - Voleibol


336 - ECTS
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Andebol


318 - ECTS
i. Apply and develop basic knowledge acquired in the scope of Sports Training applied to handball.
ii. Acquire skills needed for acting as a coach in actual training and competition contexts, both in Sports for Participation and Sports for Performance.
iii. Identify and resolve constraints related to the coach’s role and intervention in real practice contexts.
iv. Develop skills of critical reflexion and thinking concerning emergent problems in real practice settings.
v. Develop skills for learning autonomously and deliberately using diversified knowledge sources.



Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Atletismo


331 - ECTS
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico do Atletismo
Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em Atletismo
Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento do Atletismo.
Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo no Atletismo
Orientação de atletas em competição

Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Basquetebol


332 - ECTS
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico do basquetebol
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento do basquetebol, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo no basquetebol e orientação competitiva de equipas de basquetebol.


Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Futebol


333 - ECTS
• Conhecer o quadro desportivo específico do Futebol (Parte I).
• Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo em Futebol (Parte I).
• Desenvolver competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, condução e controlo do treino de equipas (Parte I).

Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Natação


335 - ECTS
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em natação e orientação competitiva de nadadores e de equipas de nadadores






Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Andebol


337 - ECTS
i. Apply and develop basic knowledge acquired in the scope of Sports Training applied to handball.
ii. Acquire skills needed for acting as a coach in actual training and competition contexts, both in Sports for Participation and Sports for Performance.
iii. Identify and resolve constraints related to the coach’s role and intervention in real practice contexts.
iv. Develop skills of critical reflexion and thinking concerning emergent problems in real practice settings.
v. Develop skills for learning autonomously and deliberately using diversified knowledge sources.

Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Basquetebol


339 - ECTS
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico do basquetebol
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento do basquetebol, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo no basquetebol e orientação competitiva de equipas de basquetebol.


Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Futebol


340 - ECTS
• Conhecer o quadro desportivo específico do Futebol (Parte II).
• Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo em Futebol (Parte II).
• Desenvolver competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, condução e controlo do treino de equipas (Parte II).

Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Natação


341 - ECTS
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em natação e orientação competitiva de nadadores e de equipas de nadadores

Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Voleibol


342 - ECTS
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto III -Treino Desportivo - Ginástica


334 - ECTS
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da ginástica
Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em ginástica
Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Ginástica.
Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em ginástica
Orientação de ginastas em competição

Metodologia do Desporto III-Treino Desportivo - Atletismo


338 - ECTS

Metodologia do Desporto I - Desporto e Populações Especiais


215 - ECTS
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspetos fundamentais do desenvolvimento motor e das atividades desportivas dos indivíduos com Deficiência Motora e Paralisia Cerebral.
4. Desenvolver competências de planeamento, organização e gestão de eventos desportivos no âmbito do Desporto Adaptado.

Metodologia do Desporto II - Desporto e Populações Especiais


327 - ECTS
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Actividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento motor e das actividades desportivas dos indivíduos com Deficiência Visual e Perturbações do Espectro do Autismo.

Metodologia do Desporto III - Desporto e Populações Especiais


328 - ECTS
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;
3. Conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento motor e das actividades desportivas para indivíduos com Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva.

Metodologia do Desporto I - Exercício e Saúde


216 - ECTS
A disciplina de Metodologia I é uma disciplina semestral e destina-se aos alunos do 2º ano da Licenciatura, com início no 2º semestre. Apresenta uma carga horária de 8h semanais, divididas em 6h de aulas práticas e 2h de teóricas. Nesta disciplina foram consideradas diferentes áreas com uma estreita ligação aos domínios de intervenção preferenciais no que toca às propostas de exercício e saúde.

1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;

2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;

3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);

4. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular), Atividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc).

5. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.

6. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos Centros de Treino/Estágio

Metodologia do Desporto II - Exercício e Saúde


325 - ECTS
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);
4. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular), Atividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc).
5. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino das diferentes atividades dos Centros de Treino/Estágio, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.
6. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.
7. Integrar e contextualizar os conhecimentos da Metodologia I da opção de Exercício e Saúde nos diferentes Centros de Treino/Estágio;
8. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos Centros de Treino/Estágio

Metodologia do Desporto III - Exercício e Saúde


326 - ECTS
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;

2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;

3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);

4. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular), Atividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc).

5. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino das diferentes atividades dos Centros de Treino/Estágio, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.

6. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.

7. Integrar e contextualizar os conhecimentos da Metodologia I da opção de Exercício e Saúde nos diferentes Centros de Treino/Estágio;

8. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos Centros de Treino/Estágio.

Metodologia do Desporto I - Gestão Desportiva


217 - ECTS
OBJETIVOS:
Complementar a formação dos alunos nas seguintes áreas de intervenção da gestão desportiva:
- comunicação nas organizaçõe desportivas
- tipologia, ordenamento, planeamento e gestão das instalações desportivas
- gestão de recursos humanos e desenvolvimento das competências dos gestores
- pensamento estratégico e técnicas de análise e planeamento

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Reconhecer e operacionalizar os indicadores essencias da gestão das organizações desportivas:
- gerir pessoas
- gerir instalações
- elaborar estratégias
- criar planos de comunicação
- construir e implementar modelos de análise

Metodologia do Desporto II - Gestão Desportiva


329 - ECTS
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos básicos para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto, assim como da organização do sistema desportivo nacional e internacional. Pretende igualmente que os estudantes consigam compreender quais os fatores fundamentais da definição de um cultura organizacional e os principais elementos comportamentais para a efetivação e o alcançar do sucesso no seio das instituições desportivas.
A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade vai permitir a recolha de dados que possam permitir a caracterização exaustiva da instituição desportiva desde os seus pressupostos, estruturais, funcionais, humanos, e financeiros, para elaborar um relatório final que será apresentado e discutido em momento de avaliação final. Com este estágio pretende-se que os estudantes tenham um primeiro contacto com as organizações desportivas para adquirirem competências técnicas e relacionais no sector da gestão desportiva.



Metodologia do Desporto III - Gestão Desportiva


330 - ECTS
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos básicos para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto. Visa igualmente o aprofundamento de saberes relacionados com a cultura organizacional, o marketing, a contabilidade, a regulamentação e o desenvolvimento de projetos na atividade desportiva.
A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade vai permitir a vivência concreta dos estudantes com realidades operacionais de forma a darem resposta aos problemas de gestão das organizações e a operacionalizarem os diversos saberes.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2025-12-09 às 15:31:34 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico