Resumo (PT):
Na última década a produção de ficção audiovisual nacional tem
sofrido profundas convulsões, com expressão no prime-time das
principais cadeias televisivas generalistas portuguesas. Partindo
destas transformações mas também do fato da televisão ser o
principal meio de acesso a bens de consumo cultural da população portuguesa, em claro detrimento de outros mecanismos,
desenvolveu-se uma análise crítica, a partir do paradigma marxista, à ficção nacional, com uma análise das telenovelas emitidas
em prime-time num dos canais abertos, a Televisão Independente
(TVI), e um questionário a uma amostra da população.
Procurámos desta forma apreender as representações sociais,
assim como formas sub-reptícias de exercício do poder e de
dominação a partir de uma determinada ideologia. Concluímos,
entre outros aspetos, que se verifica um desajustamento entre
o modo como as telenovelas são percecionadas e o que efetivamente estas transmitem à sua vasta audiência, ao mesmo tempo
que confirmámos a centralidade do entretenimento televisivo na
sociedade portuguesa.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/30978