Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > Professor João Paulo Vilas-Boas distinguido com o Geoffrey Dyson Award 2022
Map of Premises
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Professor João Paulo Vilas-Boas distinguido com o Geoffrey Dyson Award 2022

Distinção é atribuída pela ISBS

O Professor João Paulo Vilas-Boas, do Gabinete de Biomecânica do Desporto da FADEUP, acaba de ser distinguido com o Geoffrey Dyson Award 2022.

1

Atribuído pela International Society of Biomechanics in Sports (ISBS), o Geoffrey Dyson Award distingue cientistas do desporto que, ao longo das suas carreiras, se notabilizaram no estreitar da relação entre a investigação na área da biomecânica e a prática do desporto. É, "pelo reconhecimento de pessoas que personificam e levam a cabo objetivos primários da sociedade", a maior distinção atribuída pela ISBS.

O Geoffrey Dyson Award é atribuído anualmente, desde 1987, durante a conferência do ISBS, sendo o distinguido responsável pela palestra principal da primeira noite do evento.

Sobre a atribuição do prémio, o docente da Faculdade declarou sentir-se "feliz e honrado, mas só foi possível que me julgassem merecedor dele pelo excelente grupo de colegas e colaboradores que me vêm rodeando na FADEUP e no LABIOMEP-UP. Juntos conseguimos não apenas ir construindo o Laboratório de Biomecânica do Porto, mas também ir desenvolvendo sinergias com outros grupos nacionais e de outros países e, sobretudo, ir atraindo estudantes de mestrado e de doutoramento de qualidade invulgar, bem como “fellows” de pós-doutoramento, que nos permitiram construir um grupo de trabalho sempre muito produtivo, coeso e entusiasta. Sem eles nada disto teria sido possível!
O prémio é atribuído pela ISBS, distinguindo investigadores que se destacam pelo seu trabalho de investigação científica e de transferência de conhecimento para a prática desportiva, algo que tentei sempre que fosse o meu lema de vida profissional nestes quase 40 anos de carreira universitária (dos quais mais de vinte também como treinador de desporto e dezoito como dirigente federativo e do Comité Olímpico de Portugal), articulando sempre, como objetivo maior, as nossas três missões: ensino, investigação e serviço."



João Paulo Vilas-Boas nasceu no Porto em 1960. Estudante no antigo Instituto Superior de Educação Física do Porto (atual FADEUP), licenciou-se em 1983, concluíndo o doutoramento, na mesma instituição, 10 anos mais tarde. É docente da Faculdade desde 1983, onde começou por lecionar a cadeira de Metodologia dos Desporto Individuais – Natação. Professor catedrático, é atualmente Presidente do Conselho de Representantes, responsável pelo Gabinete de Biomecânica do Desporto e diretor do Labiomep – Laboratório de Biomecânica do Porto.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2021-09-19 at 11:31:49