Fundamentos fisiopatológicos e terapêuticos em oncologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| PGEO |
13 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
60 |
168 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender os principais fundamentos fisiopatológicos em oncologia;
- Conhecer os fatores de risco das patologias em oncologia;
- Conhecer os sinais e sintomas das patologias em oncologia;
- Conhecer as complicações das patologias em oncologia;
- Compreender os principais fundamentos terapêuticos em oncologia
- Compreender as diferentes terapêuticas em oncologia
- Conhecer as estratégias terapêuticas associadas às principais patologias em oncologia.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Analisar criticamente os fundamentos fisiopatológicos das doenças oncológicas, relacionando os mecanismos celulares, genéticos e moleculares com a evolução clínica das diferentes patologias.
-
Interpretar os principais fatores de risco das doenças oncológicas à luz da evidência científica, avaliando o seu impacto na prevenção primária, secundária e terciária.
-
Reconhecer e correlacionar sinais e sintomas das patologias oncológicas com alterações fisiopatológicas subjacentes.
-
Analisar e discutir as complicações mais frequentes associadas às patologias oncológicas e aos seus tratamentos, identificando implicações na segurança, conforto e qualidade de vida da pessoa com doença oncológica.
-
Explicar e fundamentar os princípios científicos e clínicos das principais modalidades terapêuticas em oncologia — cirúrgica, quimioterápica, radioterápica, imunoterápica, hormonal e genética — reconhecendo os seus mecanismos de ação e potenciais efeitos adversos.
-
Comparar e avaliar criticamente as diferentes estratégias terapêuticas, ponderando indicações, contraindicações e resultados esperados, de forma a contribuir para a tomada de decisão clínica interdisciplinar.
-
Integrar o conhecimento sobre estratégias terapêuticas e fisiopatologia na planificação e implementação de intervenções.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Epidemiologia do cancro, saúde pública e políticas nacionais e internacionais;
- Biologia do cancro, estadiamento e diagnóstico;
- Histo-fisiopatologia do cancro;
- Abordagens terapêuticas em oncologia;
- Base biológica dos sintomas;
- Abordagem farmacológica em oncologia;
- Promoção da saúde e educação para a saúde;
- Trajetória da doença oncológica: prevenção, rastreio, diagnóstico precoce, tratamento, seguimento e morte;
- Gestão da mudança de comportamentos de risco.
Bibliografia Obrigatória
DeVita, Hellman, and Rosenberg.; Cancer: Principles & Practice of Oncology. ISBN: ISBN-13: 978-1-9751-8474-2
David J. Kerr; Daniel G. Haller; Cornelis J. H. van de Velde; Michael Baumann; Oxford Textbook of Oncology. ISBN: ISBN-13: 978-0199656103
John E. Niederhuber; James O. Armitage; James H. Doroshow; Michael B. Kastan; Joel E. Tepper; Abeloff’s Clinical Oncology. ISBN: ISBN-13: 978-0323476744
Jeannine M. Brant; Diane G. Cope; Marlon Saria; Core Curriculum for Oncology Nursing. ISBN: ISBN-13: 978-0323930512
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e participativo
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Oncologia
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Doenças crónicas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
108,00 |
| Frequência das aulas |
60,00 |
| Total: |
168,00 |
Obtenção de frequência
Exige-se a cada estudante a frequência de 75% das aulas programadas para a unidade curricular.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente os estudantes abrangidos pelas situações previstas na lei, nomeadamente aqueles com estatutos especiais, como, por exemplo, o de Trabalhador-Estudante.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame assume forma de Teste escrito de avaliação dos conhecimentos, a realizar no final do semestre.
Ponderação de 100% para a classificação da Unidade Curricular; Nota mínima 9,5 val.
Os estudantes que não obtiverem sucesso na prova escrita, cumprindo os requisitos regulamentares, podem requer a realização de Exame, nas Épocas definidas para esse efeito.