Criado com o objetivo de valorizar o mérito da participação estudantil em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa, o Prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto destina-se a estudantes dos três ciclos de estudos da U.Porto ou a alumni que tenham frequentado a Universidade no período a que se reporta o prémio.
Na primeira edição do Prémio de Cidadania Ativa foram distinguidos quatro estudantes da Universidade do Porto: um futuro economista com ideias solidárias, um jovem empreendedor com a missão de inspirar a comunidade académica, um investigador especialista em debate universitário e um estudante de Ciências com veia de desportista. Foram esses os perfis dos quatro vencedores da primeira edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, galardão que distingue as melhores ações e projetos desenvolvidas por estudantes da U.Porto nas categorias de Solidariedade, Empreendedorismo, Pedagogia, Desporto e/ou Ambiente.
O vencedor em cada uma das categorias a concurso recebeu um prémio no valor de mil euros e a menção da distinção no suplemento ao seu diploma académico. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 19 de maio de 2014, Dia Mundial da Cidadania.
Diogo Filipe Oliveira da Cruz, estudante da Faculdade de Economia (FEP) e membro da U.DREAM.
Bernardo Pequito dos Santos, estudante da Faculdade de Economia (FEP) e diretor do StartUp BUZZ.
Pedro Ari Malato Borralho Ferreira da Cunha, estudante Faculdade de Direito (FDUP) e primeiro presidente da Sociedade de Debates da U.Porto (SdDUP).
Nuno Miguel Gomes Loureiro, estudante da Faculdade de Ciências (FCUP) e vice-presidente da Comissão Organizadora do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia.