Saltar para:
Logótipo da U.Porto Home Page
Você está em: Início > Portugal

Portugal

Portugal é um dos países mais antigos do mundo. Tornou-se independente em 1143 e manteve as suas fronteiras nacionais desde 1297, excepto por um breve período durante o qual o país esteve sob domínio espanhol (entre 1580 e 1640). Portugal tornou-se uma República em 5 de Outubro de 1910, sendo hoje uma democracia representativa.

Localizado no sudoeste do continente europeu, na costa ocidental da Península Ibérica e ilhas atlânticas, Portugal possui um acesso rápido e fácil, não só à Europa, mas também à costa leste dos Estados Unidos e ao continente africano – determinante da viragem de Portugal para o mar.

Em 1415 os Portugueses deram início a uma longa viagem que fez de Portugal o primeiro país a descobrir o caminho marítimo para a Índia, Brasil, China e Japão. Às explorações e conquistas na costa ocidental africana seguiu-se a dobragem do Cabo das Tormentas por Bartolomeu Dias, tornando-o no Cabo da Boa Esperança (1488) e abrindo caminho para a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Os vestígios desta presença histórica em todo o mundo são ainda hoje imagem de marca dos portugueses. A língua portuguesa tornou-se uma das mais faladas em todo o mundo, encontrando-se os portugueses em situação privilegiada ao serem expostos a tantas civilizações diferentes. Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo falam português, dos quais apenas 10 milhões em Portugal, mais de 160 milhões no Brasil e os restantes em Angola, Moçambique e noutras ex-colónias portuguesas em África e na Ásia. O vasto património arqueológico, arquitectónico e artístico testemunha, não só os 850 anos de história e de encontro de culturas, mas também a presença, no território, de povos mais antigos (Celtas, Romanos, Suevos, Visigodos e Árabes).

As vantagens naturais de um país conhecido pelo sol, com uma vasta diversidade geográfica, tornaram Portugal no destino de eleição de turistas provenientes de todo o mundo. Embora Portugal seja característico pela sua localização junto ao mar, e com grande diversidade de recursos hídricos, o país possui também uma vasta variedade de serras e montanhas, das quais se destacam a Serra da Estrela, no Continente (1.993 metros de altitude) e a Serra do Pico, nos Açores (2.351 metros de altitude). Estas características geográficas fazem de Portugal um lugar ideal, não só para a prática de desportos aquáticos, mas também de desportos de montanha ou mesmo desportos de inverno. A vasta oferta de opções turísticas e de alojamento, desde as pousadas ao turismo de habitação, passando pelo turismo rural, proporcionam as condições ideais para tempos de lazer.

Sendo um Estado-membro da União Europeia desde 1986, Portugal tem registado um sólido crescimento económico. Cerca de metade da população portuguesa é economicamente activa, sendo Lisboa e Porto as áreas com maior densidade populacional.

Durante séculos, Portugal tem salvaguardado um dos seus grandes tesouros: uma grande reputação de hospitalidade, que tornam qualquer estadia um período agradável.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2009-03-18 Página gerada em: 2014-10-23 às 14:44:27