Saltar para:
Logótipo da U.Porto Home Page
Você está em: Início > Programa Erasmus na Universidade do Porto

Programa Erasmus

O programa Erasmus - subprograma do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) - tem como objetivo central apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado no processo de inovação a nível europeu.

Outros objetivos do programa são:

  • Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e das possibilidades por ela conferidas;
  • Reforçar a realização pessoal, a coesão social, a cidadania ativa e a cidadania europeia;
  • Promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade;
  • Aumentar a participação na aprendizagem ao longo da vida;
  • Promover a aprendizagem e a diversidade das línguas;
  • Explorar resultados, produtos e processos inovadores.


O Programa Erasmus apoia a mobilidade de estudantes, pessoal docente e pessoal não docente na Europa. Promove também as relações entre Instituições de Educação Superior através de Programas Intensivos, Redes Académicas e Estruturais e Projetos Multilaterais.

Mobilidade de Estudantes

Estudos, estágios, preparação linguística

No âmbito do programa Erasmus, os estudantes da U.Porto (estudantes OUT) têm a possibilidade de realizar parte dos seus estudos académicos ou de cumprir um período de estágio em instituições europeias parceiras da U.Porto. Da mesma forma, os estudantes de instituições de ensino superior da União Europeia (estudantes IN), poderão realizar um período de estudos ou de estágio na U.Porto.

Os estudantes Erasmus, ao abrigo dos Cursos Intensivos de Línguas Erasmus (EILC), podem realizar cursos especializados de línguas menos ensinadas na União Europeia, lecionados na instituição de acolhimento. A U.Porto organiza estes cursos de línguas para os seus estudantes estrangeiros ERASMUS com o objetivo de se prepararem para o seu período de mobilidade.

Para esclarecimentos adicionais sobre as mobilidades Erasmus para estudantes, contacte com:

- Estudantes OUT:
Albino Oliveira - albino.oliveira@reit.up.pt
Liliana Norte - lnorte@reit.up.pt

- Estudantes IN:
Teresa Medeiros - tmedeiros@reit.up.pt
Lisa Dequech - ldequech@reit.up.pt

Mobilidade de Pessoal Docente

Lecionar em instituições parceiras

Ao abrigo do programa Erasmus, os docentes da U.Porto (docentes OUT) têm a possibilidade de lecionar em instituições europeias parceiras da U.Porto. O período elegível é de 1 dia (mínimo 5 horas) a 6 semanas. Da mesma forma, os docentes de instituições de ensino superior da União Europeia (docentes IN), poderão igualmente lecionar na U.Porto.

Para esclarecimentos adicionais sobre as mobilidades Erasmus para docentes, contacte com:

-Pessoal Docente OUT:
Liliana Norte - lnorte@reit.up.pt

-Pessoal Docente IN:
Teresa Medeiros - tmedeiros@reit.up.pt

Mobilidade de Pessoal Docente e não Docente

Formação em instituições parceiras

No âmbito do Programa Erasmus, o pessoal docente e não docente da U.Porto tem a possibilidade de deslocar-se, por um período compreendido entre 5 dias e 6 semanas, a instituições europeias parceiras ou empresas e usufruir de um período de formação profissional com vista ao desenvolvimento das suas capacidades profissionais. Da mesma forma, o pessoal docente e não docente de instituições europeias parceiras e pessoal de empresas europeias podem participar em atividades organizadas e promovidas pela U.Porto com vista ao desenvolvimento das suas capacidades profissionais.

Para esclarecimentos adicionais sobre as mobilidades Erasmus para pessoal não docente, contacte com:
Ângela Carvalho - aleitao@reit.up.pt

Programas Intensivos ERASMUS (IP)

Programas de estudos para docentes e estudantes

Os Programas Intensivos Erasmus são programas de estudos de curta duração (de 2 a 6 semanas) que junta estudantes e docentes de, no mínimo, três instituições europeias, com o objetivo de encorajar o ensino eficiente e multinacional de tópicos especiais, permitir que estudantes e docentes trabalhem juntos em grupos multinacionais e beneficiem assim de melhores condições de aprendizagem e ensino, e permitir ainda que os docentes troquem experiências no âmbito de conteúdos programáticos e novas abordagens curriculares, e testem métodos de ensino num ambiente internacional.

Para esclarecimentos adicionais sobre os Programas Intensivos, contacte com:
Ana Mato - ahombre@reit.up.pt

Redes ERASMUS

Instituições Europeias

O principal objetivo das redes Erasmus é aumentar a qualidade e definir e desenvolver a dimensão europeia no âmbito de uma determinada disciplina académica ou área de estudo. As redes subdividem-se em duas sub-ações:

Redes Académicas: Desenhadas para promover a inovação em disciplinas específicas, conjunto de disciplinas ou área multidisciplinar (direito, literatura, economia, etc.). Pelo menos 31 instituições dos 31 países devem participar;

Redes Estruturais: Desenhadas para ajudar a melhorar e modernizar aspetos específicos da organização, gestão, governo ou financiamento de educação superior. Pelo menos 5 instituições de 5 países diferentes devem participar.

Para esclarecimentos adicionais sobre as redes Erasmus, contacte com:
Ana Mato - ahombre@reit.up.pt

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2012-01-23 Página gerada em: 2014-10-21 às 03:09:38