Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Notícias > Já nasceu o SIGARRA de Nova Geração

Já nasceu o SIGARRA de Nova Geração

"Novo" sistema de informação da U.Porto está disponível desde o dia 11 de outubro

Já está disponível para toda a comunidade académica da U.Porto o SIGARRA de Nova Geração. O sistema de informação da U.Porto foi objeto de um processo de transformação profunda, realizado nos últimos três anos, que visou responder a necessidades de suporte a processos transversais às faculdades, de que são exemplo as relativas ao processo académico. A transformação do SIGARRA decorreu a três níveis essenciais. Desde logo na infraestrutura técnica, agora única e partilhada por toda a U.Porto. Foi ainda introduzido um vasto conjunto de inovações na aplicação de gestão utilizada pelos Serviços Académicos das várias faculdades, que resulta numa nova aplicação, designada por WebGA; e no vasto conjunto de módulos da componente Web ao dispor de toda a comunidade académica (página pessoal, reserva de recursos, pedidos de autorização de despesa, notícias, documentos/conteúdos, assiduidade, etc.). Desenvolveram-se também novos módulos de suporte ao funcionamento e à gestão de processos em diferentes vertentes da atividade da Universidade. Como resultado deste processo, o SIGARRA NG passa assim a incluir um conjunto de funcionalidades e módulos com caraterísticas inovadoras e alguns módulos novos, dos quais se destacam: (1) Transversalidade: o sistema responde agora às necessidades específicas dos ciclos de estudo e cursos transversais da U.Porto. (2) Número único do estudante: o sistema introduz o conceito de "número de identificação único do estudante", que permite "agregar/seguir" todo o percurso académico dos estudantes na U.Porto, independentemente das faculdades em que se efetiva. (3) Suporte integrado aos processos de mobilidade de estudantes: permite agora gerir mais eficazmente os processos de mobilidade académica. (4) Distribuição de serviço docente agregada: permite apresentar num único local a distribuição de serviço agregada de um docente, independentemente da faculdade em que ocorre. (5) Estatísticas: a implementação de gráficos dinâmicos torna agora a análise da informação mais intuitiva e flexível. (6) Inquérito Pedagógico da U.Porto: o SIGARRA NG inclui o novo inquérito pedagógico da U.Porto. (7) Projetos de I&D e prestação de serviços: o novo módulo permite gerir integralmente e de forma transversal a toda a U.Porto os projetos de I&D e o ciclo de vida de cada um, bem como as prestações de serviço, incluindo ainda um conjunto alargado de estatísticas de apoio à gestão. (8) Teses/projetos/dissertações: o novo módulo suporta todo o processo desde a fase das candidaturas até ao depósito do documento final no repositório da U.Porto. (9) Relatório de autoavaliação de ciclos de estudo para a A3ES e relatório anual de autoavaliação interna dos ciclos de estudo e cursos da U.Porto: novo módulo que permite apoiar os diretores de curso e órgãos de gestão na elaboração dos relatórios de autoavaliação de ciclos de estudo e cursos. (10) Preparação do ano letivo: permite preparar o ano letivo atual, mas também o ano letivo seguinte. Pretende-se que o novo SIGARRA proporcione um ambiente de trabalho amigável e adaptado à realidade da U.Porto, contribuindo simultaneamente para reforçar a presença da Universidade na Web, traduzida na posição destacada que a instituição no Ranking Web of Universities (http://www.webometrics.info/en/world). Realizada ano período de 2 a 10 de outubro p.p. (5 dias úteis) a migração entre o anterior sistema e o SIGARRA de NG envolveu um volume de dados superior a 4000 Gigabytes. Esta migração fez-se sem interromper o funcionamento do SIGARRA, mas colocando-o em modo de consulta.
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 07:37:16 Denúncias