Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > U.Porto presta homenagem a Aníbal Cunha

U.Porto presta homenagem a Aníbal Cunha

Homenagem prolonga-se até ao dia 13 de dezembro

Às 18 horas de amanhã, dia 28 de junho, a Reitoria da Universidade do Porto acolhe a abertura da homenagem à sua Figura Eminente no ano de 2012: Aníbal Cunha, militar, farmacêutico, pedagogo e figura ímpar na história da instituição e na autonomização do ensino da Farmácia em Portugal. A abertura solene da homenagem será assinalada com a conferência "Um exemplo de excelência da Ação em Tempos de Mutação Crísica", a cargo do General António Ramalho Eanes. Após a cerimónia de abertura, é inaugurada a exposição "A Farmácia no tempo de Aníbal Cunha", no Átrio de Química da Reitoria da U.Porto. São três dezenas de artigos que acompanham tanto a história de Aníbal Cunha como a própria história da Farmácia na Cidade do Porto. Será possível ver instrumentos de trabalho, como encapsuladores em bronze e alambiques de ferro ou curiosidades como o diploma do curso de Medicina de Sir Arthur Conan Doyle, "pai" de Sherlock Holmes. Em exposição, irão estar ainda objetos que marcaram o rumo das ciências no século XX: uma das placas de Petri em que Fleming descobriu a penicilina ou uma cópia assinada de "Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid", o revolucionário artigo em que James Dewey Watson e Francis Crick propõem uma estrutura em dupla-hélix para o ADN. Natural do Porto, Aníbal Cunha (1868-1931) notabilizou-se em 1891, ao participar na tentativa de revolta republicana de 31 de Janeiro, após a qual foi obrigado ao exílio em Espanha e no Brasil. Regressado a Portugal, termina os seus estudos na Escola de Farmácia com média de 19 valores. Em 1911, ano da fundação da U.Porto, torna-se o 1.º assistente da escola, onde acabaria por ter um papel determinante na autonomização do ensino da Farmácia, um processo que culmina em 1921, com a transformação da Escola em Faculdade. Enquanto diretor da FFUP e vice-reitor da U.Porto, Aníbal Cunha desempenhou um papel decisivo na construção do edifício que acolheu a faculdade durante 94 anos (1918-2012), papel reconhecido com a atribuição do seu nome à rua onde se encontra o edifício.
Aníbal Cunha
Com entrada livre, a exposição estará patente até 13 de dezembro com o seguinte horário: de terça a quinta-feira das 13h às 19 horas, sexta-feira das 13 às 23 horas, sábado das 10h às 19 e domingo das 10 às 14 horas.
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 20:02:09 Denúncias