This Page in English   Ajuda Contextual
Você está em: TIC > Notícias > Videoconferência da U.Porto com utilização intensa em 2011
Autenticação

Videoconferência da U.Porto com utilização intensa em 2011

Sala Imersiva regista aumento de 275% e Estúdio de Videoconferência aumenta 180%

Videoconferência em 2011

O serviço de Videoconferência da U.Porto gerido pela unidade de Novas Tecnologias na Educação/Universidade Digital registou no ano de 2011 uma taxa de utilização notável apresentando valores muito significativos. A Sala imersiva da U.Porto (Sala Douro HD) registou um aumento de cerca de 275% de utilização só do ano de 2010 para o ano de 2011. Este espaço privilegiado de videoconferência na U.Porto apresenta as condições quase perfeitas para a realização de videoconferências onde se destacam as características de alta-definição e imersividade e a sua grande facilidade de utilização. Produção de Conteúdos Audiovisuais para e-learning Por sua vez, a outra infraestrutura associada a este serviço (Estúdio de Videoconferência) apresentou níveis muito elevados de utilização apresentando um crescimento notável de 180% na sua utilização. Esta taxa de crescimento deve-se, sobretudo, à estratégia implementada nos últimos anos de reorientação da utilização deste espaço da U.Porto vocacionando-o para a Produção de Conteúdos de âmbito pedagógico. Esta reorientação da sua utilização em conjugação com a adoção de tecnologias audiovisuais complementares (como por exemplo, o serviço Educast na U.Porto) permitiu obter esta taxa de utilização intensiva só no ano de 2011. Para além dos aspetos económicos (gerando poupanças significativas na U.Porto) estes resultados vêm contribuir também para o aumento significativo da dinâmica de produção de conteúdos e materiais pedagógicos de carácter audiovisual na U.Porto. Esta estrutura semi-profissional de apoio ao nível de produção de conteúdos para e-learning permite garantir elevados níveis de suporte do serviço e, consequentemente, uma grande confiança aos produtores de conteúdos audiovisuais na U.Porto. Estes resultados espelham também a gestão rigorosa implementada pela unidade de Novas Tecnologias na Educação/Universidade Digital da U.Porto e o seu constante esforço em procurar conhecer as melhores tecnologias de educação disponíveis, conhecer as necessidades dos utilizadores e apoiá-los directamente. Se ainda não conhece o Estúdio de Videoconferência e a Sala Douro HD da U.Porto veja estes vídeos e comece a utilizá-los para as suas actividades na U.Porto: Sala Douro HD:
Sala Douro HD

Estúdio de Videoconferência: