Saltar para:
Logótipo da U.Porto Home Page
Você está em: Início > Portal da Mobilidade dos Investigadores

Portal da Mobilidade dos Investigadores

Este Portal faz parte do conjunto de portais nacionais europeus, cujos objectivos são estimular o interesse dos jovens pela carreira de investigador, criar um ambiente favorável à mobilidade dos investigadores no Espaço Europeu de Investigação (ERA – European Research Area) e atrair investigadores de países terceiros.

O Portal Português de Mobilidade de Investigadores está, essencialmente, vocacionado para investigadores estrangeiros que pretendam vir para Portugal.

No entanto, também contem informações úteis para investigadores nacionais que pretendam ir para o estrangeiro, disponibilizando ligações aos respectivos portais nacionais e centros de mobilidade.
O portal nacional é co-financiado pela Comissão Europeia, sendo a construção e gestão da responsabilidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT.

Secções Principais do Portal

  • Organizações: Destina-se a entidades envolvidas em investigação científica, como universidades, empresas, indústrias, fundações, etc., privadas ou públicas, que pretendam registar-se para ter acesso à publicação de oportunidades de emprego e de bolsas. Este serviço é gratuito.
    As organizações registadas podem consultar a base de dados dos curricula, da secção Investigadores.
  • Investigadores: Oferece aos investigadores a possibilidade de registarem o seu Curriculum Vitae para que o mesmo integre uma base de dados, à qual podem ter acesso as entidades registadas na secção anterior, Organizações. Este serviço é gratuito.
    Um mecanismo automático de alerta, através de e-mail, alerta o investigador sempre que existirem oportunidades de emprego coincidentes com o perfil definido no Curriculum Vitae do investigador.
  • Oportunidades de emprego ou bolsas: Oferece a possibilidade de consulta de uma base de dados com oportunidades de emprego e bolsas em diversas áreas científicas.
    Estas oportunidades podem ser concedidas por entidades privadas ou públicas, quer estejam ao abrigo ou não de programas de investigação e desenvolvimento, nacionais e internacionais.
    Esta base de dados está interligada com a secção Organizações, onde as entidades que publicam oportunidades de emprego ou bolsas se registam.
  • Centros de Mobilidade: Apresenta a Rede Nacional de Centros de Mobilidade e seus respectivos contactos.
    Os centros fornecem informações locais, de forma personalizada, sobre questões práticas que se prendem com a mobilidade de investigadores para esses locais.
    A Rede Nacional de Centros de Mobilidade funciona no âmbito da Rede Europeia de Centros de Mobilidade – ERA-MORE.
  • Informação útil: Proporciona o acesso a informações sobre questões práticas e culturais relacionadas com a mobilidade de investigadores estrangeiros e suas famílias quando pretendem vir para Portugal.
    Apresenta um conjunto de ligações importantes para instituições relacionadas com questões legais e administrativas a considerar, aquando da estada em Portugal, incluindo: vistos e autorizações de residência, informação fiscal, cuidados de saúde, sistema escolar, alojamento, transportes, actividades sócio-culturais, etc.
  • Sítios úteis: Permite o acesso a uma lista de ligações a sites importantes no âmbito da mobilidade de investigadores.
  • I&D em Portugal: Apresenta o panorama de I&D em Portugal.
  • Mulheres na Ciência: Apresenta a evolução da participação das mulheres portuguesas no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2009-02-17 Página gerada em: 2014-09-16 às 14:24:47