Saltar para:
Logótipo da U.Porto Home Page
Você está em: Início > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: Margarida Santos

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Margarida Santos

Fotografia de Margarida Santos / Photo of Margarida Santos Margarida Santos
1946-
Escultora e professora



Margarida Santos nasceu na freguesia de Canelas, Vila Nova de Gaia, no dia 27 de novembro de 1946.

Na sua juventude estudou na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, transferindo-se, depois, para a Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Durante o curso de Escultura, que concluiu em 1968 com a classificação de 19 valores, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e obteve o "Prémio Ventura Terra".

Escultura Loucura de Margarida Santos / Loucura, Sculpture by Margarida SantosApós finalização da licenciatura, conciliou a produção artística com uma carreira no ensino, no decurso da qual frequentou e concluiu o curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Coimbra (1970). Durante o estágio pedagógico, em 1972, apresentou a tese "A criatividade na Educação Artística", classificada com 18 valores e publicada mais tarde. Dirigiu cursos de orientação de professores – foi orientadora Pedagógica da Direção Geral do Ensino Básico e orientadora da equipa Pedagógica de Educação Visual da Telescola – e foi responsável por filmes pedagógicos e didáticos e por diaporamas.

Entre 1972 e 1974 recebeu um subsídio da Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver o tema "Mulher-Fertilidade", tema este que veio a tornar-se recorrente no seu repertório, e, a partir de 1973, começou, individualmente, a expor obras de pintura, desenho e escultura, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Obras suas integram coleções particulares e de instituições privadas e públicas, tendo sido merecedoras de vários prémios e distinções, como o prémio de Desenho do Governo Espanhol, o "Prémio Especial do Júri", em Puy-en-Velay, em França e a Medalha de Mérito Cultural e Científico, classe de ouro, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (2002).

Dr. David Alves, escultura de Margarida Santos na Póvoa de Varzim / Dr. David Alves, sculpture by Margarida Santos, Póvoa de VarzimDe entre as suas esculturas de figuração moderna, por norma realizadas em bronze e repartidas por bustos, retratos, relevos, troféus, múltiplos e medalhas, podem realçar-se o "Busto do Dr. Aristides de Sousa Mendes" (Bordéus, França), descerrado por Mário Soares em 1994, o "Monumento ao Pedreiro", em Canelas, a escultura para o jardim junto à Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, sete medalhas de mérito da Câmara Municipal de Gaia, o "Monumento ao Dador de Sangue" e o Monumento de S. António Maria Claret, inaugurado nas comemorações do centenário do Colégio Internato dos Carvalhos (2007), ambos em Vila Nova de Gaia. Margarida Santos esculpiu uma estátua de Aristides de Sousa Mendes (2008), destinada a Santarém, o Troféu de Homenagem ao Futebol Clube do Porto, os monumentos dedicados ao "Dr. David Alves" e ao "Major Mota", na Póvoa de Varzim, o Monumento ao Jovem em Formação, no Colégio Internato dos Carvalhos, e "Serenidade", uma escultura feminina exposta na III Mostra de Escultura ao Ar Livre na Amadora.

Margarida Santos tem exibido a sua arte em centenas de mostras coletivas. Entre outras atividades, colabora com a imprensa (escrita e falada), escreve textos para catálogos de exposições e dedica-se à produção de obra gráfica e à ilustração de poesia.

É sócia-fundadora da "Cooperativa Cultural Artistas de Gaia", da Associação Nacional dos Artistas Plásticos Portugueses e, ainda, membro da Sociedade Nacional de Belas Artes, de Lisboa, e da Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore, no Porto.

Vive em Vilar de Andorinho e trabalha em Canelas, onde tem o seu atelier.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2012-06-14 Página gerada em: 2014-11-01 às 08:50:36