Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > U.Porto abre portas à Ciência e Tecnologia

U.Porto abre portas à Ciência e Tecnologia

De 23 a 27 de Novembro

A partir desta segunda-feira (23 de Novembro), há mais 37 motivos para se descobrir o mundo da Ciência na companhia da U.Porto. É esse o número de actividades que a Universidade propõe para assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia 2009, a iniciativa de divulgação científica - coordenada pela Agência Nacional para a Cultura Ciêntifica e Tecnológica Ciência Viva - que, ao longo dos próximos dias, pretende sensibilizar o público em geral para o papel da ciência na sociedade. Iniciando o roteiro da Ciência pelo edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira), as propostas encaminham para uma visita guiada às várias salas e espaços expositivos do Museu de História Natural, da Faculdade de Ciências da U.Porto. Entre os segredos da Mineralogia e as experiências interactivas do Museu da Ciência, os mais novos serão convidados a descobrir "a que sabe a lua" numa oficina destina a crianças dos 3 aos 6 anos (dia 25). Mais adulto promete ser o público das duas conferências que, nos dias 26 e 27, alimentarão o debate sobre Astronomia e o vírus da Gripe A. À "chamada" da Semana da Ciência e Tecnologia não faltam também alguns dos mais importantes centros de investigação da U.Porto. No IPATIMUP, os participantes no "Ciência Viva em Férias - 2009" são convidados a trazer um amigo para conhecer o instituto. Descobrir "o herdeiro d'Os Maias" num workshop / jogo interactivo sobre hereditariedade é o desafio lançado pelo IBMC-INEB, ao passo que o INESC Porto abre os seus laboratórios a quem queira "aprender algo mais sobre fibras ópticas". Outra unidade de investigação da U.Porto que vai estar especialmente activa será o Centro de Geologia (sedeado na Faculdade de Ciências - FCUP). Num leque de iniciativas que inclui oficinas e workshops, será possível vestir o papel de investigador de Geologia Forense, integrar uma "viagem palestra" rumo ao Circulo Polar Ártico, ou conhecer a geologia da Foz do Douro durante um passeio geológico. Para os que não gostam de ter os pés assentes na terra, o melhor mesmo será apontar as órbitas para o Centro de Astrofísica (CAUP). Visitas guiadas, passeios científicos, palestras, sessões de observação nocturna com microscópio e uma oficina sobre construção de relógios de Sol são algumas da actividades que podem ser experimentadas no "universo" do Planetário do Porto. Darwin em destaque Numa altura em que se celebra a passagem do 150.º aniversário da publicação da "Origem das Espécies" (24 de Novembro), Charles Darwin será a figura central de grande parte das iniciativas integradas na Semana da Ciência e Tecnologia 2009. O Porto não é excepção, sendo de destacar a conferência de encerramento da exposição "Charles Darwin (1809-2009) Evolução e Biodiversidade". Liderada por Jorge Eiras, director do Museu de História Natural da FCUP, a sessão tem lugar esta terça-feira, pelas 18 horas, na Sala dao Fundo Antigo da Reitoria. Também na terça-feira, Dia Nacional da Cultura Científica, o Centro de Psicologia (sedeado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - FCPCEUP) promove um workshop onde o público será convidado a ver como Darwin abordou a evolução das emoções humanas através de reconhecimento emocional de faces. Pelo meio, o Museu Nacional Soares dos Reis recebe "Darwin 150 anos". Organizado pelo IBMC, este evento - que contará com a presença de Alexandre Quintanilha - propõe um ciclo de conferências e uma peça de teatro de marionetas em torno da vida e da obra de Darwin. Todas as actividades inseridas na Semana Ciência e Tecnologia 2009 são de participação gratuita. Mais informações sobre os eventos agendados para o Porto (horários, datas, contactos para inscrições, etc) podem ser consultadas aqui. (Informação publicada em noticias.up.pt)
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 02:42:57 Denúncias