Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > CAUP: 22 anos de Astronomia de Excelência

CAUP: 22 anos de Astronomia de Excelência

Centro de Astrofísica celebra aniversário a 4 de Maio

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto comemora no próximo dia 4 de Maio 22 anos de existência no topo da investigação nacional em Astronomia, com mais de 527 artigos publicados e 1,75 vezes mais citações por artigo que a média mundial. O Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) foi criado no dia 4 de Maio de 1989, na Reitoria da Universidade do Porto, como associação científica e técnica sem fins lucrativos e posteriormente reconhecida de utilidade pública. Tem como membros fundadores a Universidade do Porto e a Fundação Gomes Teixeira. Passados 22 anos o CAUP é o maior e mais produtivo centro de investigação nacional na área da Astronomia/Astrofísica, sendo uma instituição de referência, na linha da frente da investigação produzida as Ciências do Espaço. Como consequência desde trabalho, desde 2000 que o CAUP tem a classificação de excelente, obtida nas avaliações internacionais efectuadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). De acordo com os dados do ISI (Web of Science), até Abril de 2011 o CAUP "assinou" 527 artigos científicos em revistas internacionais, a maioria com elevado factor de impacto (entre elas 2 artigos na "Nature" e 3 na "Science"), com um total de 13.218 citações. Isto representa uma média de 25,08 citações por artigo, correspondendo a 1,75 vezes a média mundial na área, o que faz do CAUP um dos mais competitivos centros de investigação nacional. Actualmente o CAUP é instituição de acolhimento de 30 investigadores doutorados, provenientes de diferentes instituições nacionais e com várias nacionalidades. A actividade de investigação, financiada pela U.Porto, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES) e pela Comissão Europeia, está centrada em duas grandes equipas, cujo trabalho inclui o estudo da física fundamental que rege a formação e evolução de estrelas e planetas (Origem e Evolução de Estrelas e Planetas) e a compreensão da origem e evolução do universo e das suas estruturas (Galáxias e Cosmologia Observacional). Além da investigação, o CAUP tem como missões complementares a promoção da cultura cientifica e o apoio ao ensino formal e informal. Anualmente o CAUP envolve cerca de 40 mil pessoas nas suas actividades de promoção da cultura científica, com particular participação de jovens estudantes. Destaca-se nesse âmbito a actividade do Planetário do Porto, um centro da rede de Centros Ciência Viva, propriedade da Fundação para a Ciência e Desenvolvimento (CM Porto e U. Porto) cuja gestão científica cabe ao CAUP e que, por ano, recebe cerca de 30 mil visitantes, 80% dos quais público escolar. Um outro pilar na estratégia de desenvolvimento do CAUP é a formação avançada de recursos humanos. Hoje o CAUP é instituição de acolhimento de 15 alunos que desenvolvem os seus projectos de doutoramento. Até ao final de 2010 tinham concluído com sucesso o seu doutoramento 20 estudantes.
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 21:40:27 Denúncias