Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Notícias > Centenário deverá "projectar a U.Porto para as melhores do mundo"

Centenário deverá "projectar a U.Porto para as melhores do mundo"

Programa de celebrações foi apresentado a 16 de Dezembro

Ocasião de "encontro" entre a academia e a sociedade civil, o Centenário da Universidade do Porto deverá "ajudar a projectar a Universidade para o futuro "e, mais especificamente, "para 2020, onde queremos estar entre as cem melhores do mundo". O desejo foi reiterado pelo Reitor da U.Porto no passado dia 16 de Dezembro, durante a sessão de apresentação do Programa de Comemorações dos 100 anos da maior universidade portuguesa, a celebrar ao longo de 2011. Tendo como cenário o espaço renovado da Casa Andresen, José Marques dos Santos referiu que 2011 vai ser um ano "muito importante para a U.Porto", não só para "homenagear quem ajudou a criar a Universidade ", como para "confirmar o forte crescimento" que a instituição "vem evidenciando ao longo dos últimos anos. "Queremos fazer deste centenário um momento de unidade, seguindo um caminho de progresso para o futuro" apontou José Marques dos Santos, lembrando que, ao fim de um século de vida, a U.Porto é hoje uma "universidade aberta à sociedade" e "parceira das melhores do mundo". Palavras que tiveram então como pano de fundo a antiga casa de família dos autores Sophia de Mello Breyner e Ruben A., que, a partir de 1 de Fevereiro de 2011, reabre as suas portas de "cara" renovada de forma a acolher o primeiro evento do programa de comemorações: a exposição "A Evolução de Darwin". Trata-se de uma mostra ambiciosa que, combinando o valioso espólio da Universidade e os acervos cedidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretende dar a conhecer a vida e a obra de um dos mais importantes e intemporais nomes da Ciência moderna. A exposição é, contudo, apenas um dos muitos eventos que a Universidade do Porto vai realizar em 2011 para assinalar o centésimo aniversário da sua fundação. "Não há acontecimentos efémeros. Todos eles têm que ser muito simbólicos", antecipou Luís Valente, presidente da Comissão de Comemorações do Centenário da U.Porto, antes de apresentar um programa onde cabem espectáculos musicais, exposições com os "tesouros" da U.Porto, conferências culturais e científicas, encontros internacionais, competições desportivas e até a criação de um pastel único, entre outros eventos que prometem animar a cidade durante o próximo ano. Das dezenas de acções programadas para 2011 nas mais variadas áreas, destacam-se as que vão ter lugar a 22 de Março, dia em que se assinalam precisamente 100 anos sobre o decreto que criou a Universidade do Porto. Uma data que a U.Porto começará por celebrar pela voz dos estudantes, protagonistas da Serenata Académica que vai abrir o Dia da Universidade. O dia segue com a tradicional - e este ano ainda mis especial - sessão do Dia a Universidade e encerrará com um Concerto no Coliseu do Porto. Do programa de comemorações destaca-se ainda a Conferência do Centenário, um "grande seminário" em que personalidades de reconhecido mérito a nível nacional e internacional vão procurar traçar "linhas orientadoras" em áreas de intervenção ligadas. O lançamento do Centro de Cultura Financeira, os Dias Abertos das faculdades e a inauguração das novas instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e das faculdades de Farmácia e de Medicina (Ciências Básicas) são outros momentos a ter em conta. O programa de comemorações (em permanente actualização) dos 100 anos da U.Porto poderá ser acompanhado através do site oficial do Centenário, em http://centenario.up.pt.
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 14:54:27 Denúncias