Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Notícias > Presépios do mundo na Reitoria da U.Porto

Presépios do mundo na Reitoria da U.Porto

Até 6 de Janeiro, segunda a sábado (excepto feriados), das 9 às 19 horas.

Uma inédita exposição de presépios do mundo ficará patente no edifício da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) até 6 de Janeiro de 2009. São cerca de 70 presépios originários de países como o México, Peru, Bolívia, Colômbia, Chile Japão, China, Argentina, Ruanda, Alemanha (como testemunha o presépio em papel a 3 dimensões, de Nuremberga, em baixo), Polónia, Brasil ou Congo, bem como de diversas regiões portuguesas, que testemunham referências ao nascimento de Cristo em diferentes povos do mundo, já que integraram elementos da sua cultura e das suas vivências na composição do presépio. A Nossa Senhora e o São José aparecem com fisionomia e trajes esquimós, chineses, negros, mexicanos, inseridos numa tenda e cenário ciganos ou deitados a descansar num presépio do Alentejo. No Ártico, a foca ocupa o lugar da vaca e na Lapónia o menino Jesus surge puxado por uma rena. Os presépios expostos integram a colecção particular de Conceição Alvim, docente e investigadora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que, ao longo dos últimos 22 anos, tem construído uma colecção que conta já com 1.073 presépios. Entre os 70 que estarão expostos na Reitoria, será possível encontrar exemplares construídos com fibras de banana, folhas de milho, massa de farinha maizena, pasta de papel, tecidos, frutos secos, missangas, palha, pele de rena ou até mesmo presépios em broa (como o da imagem no topo, originário do Museu do Pão, em Seia) ou em meia casca de pistáchio. Com entrada livre, a exposição estará aberta ao público de segunda a sábado (excepto feriados), das 9 às 19 horas. Será inaugurada às 18h30 de dia 16 de Dezembro, com a presença o reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos.
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 15:19:18 Denúncias