Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > FDUP lança licenciatura em Criminologia

FDUP lança licenciatura em Criminologia

Curso arranca com 40 alunos no próximo ano lectivo

Está já em curso o processo de selecção dos ocupantes das 40 vagas abertas para a nova Licenciatura em Criminologia que vai funcionar, a partir do próximo ano lectivo, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). Concebido e registado de acordo com as directivas definidas pelo processo de Bolonha, o novo curso vem corresponder a um desejo antigo da FDUP, o qual se completa agora numa inovadora licenciatura - única no país - de 4 anos que lança a U.Porto na vanguarda do "combate ao crime". Indo de encontro à Criminologia moderna enquanto estudo pluridisciplinar do fenómeno criminal, o novo curso proporciona aos estudantes uma formação prática e aplicada num vasto conjunto de ciências - nomeadamente o Direito, a Sociologia e a Psicologia - através da qual conhecerão a fundo os "ficheiros secretos" do crime, do criminoso, da vítima, e da criminalidade em geral. Definem-se assim os pressupostos presentes num plano de estudos onde se cruzam vários saberes (Criminologia, Direito, Ciências do Comportamento, Estatística, Métodos de Investigação Científica e Ciências Forenses, etc.) e que, terminada a licenciatura, possibilitará aos futuros criminólogos a escolha entre diversas saídas profissionais. Começando pelo comum trabalho em forças policiais ou no sistema prisional, passando por serviços de reinserção social, centros educativos para menores delinquentes, centros de protecção de crianças e jovens, centros de acolhimento e de assistência a vítimas, e terminando em projectos de investigação científica ou numa carreira no ensino da criminologia, abre-se assim um leque infinito de oportunidades para os 40 alunos escolhidos para frequentar a nova licenciatura. Mas se o curso prima pela diversidade, o mesmo se passará com a "equipa" que formará a nova licenciatura já que, seguindo as novas directivas do ensino superior, as vagas serão distribuídas em metades iguais entre por alunos saídos do ensino secundário e alunos com mais de 23 anos - não licenciados - , os quais obedecerão a critérios de candidatura diferenciados. Assim, para os alunos do secundário o desejo de seguir carreira na Criminologia da FDUP está à distância do concurso nacional de acesso ao ensino superior ao qual deverão concorrer com um mínimo de 100 pontos na nota de candidatura (60% correspondentes à média do secundário e 40% relativos às provas de ingresso) e de 95 pontos nas duas provas de ingresso exigidas (entre Direito, Psicologia e Filosofia). Mais adiantado está o concurso especial para maiores de 23 anos que, após a realização de uma prova escrita em Junho, vão formalizar a candidatura de 2 a 31 de Agosto, seguindo-se a saída dos resultados, a matrícula e a inscrição (em Setembro) num curso que, durante 4 anos, vai formar os primeiros 40 criminólogos da U.Porto.
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 05:43:52 Denúncias