Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Notícias > U.Porto debate a ética na investigação científica e na atividade universitária

U.Porto debate a ética na investigação científica e na atividade universitária

Inscrições até 22 de fevereiro

No próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 9 horas, terá lugar na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) a conferência "Integridade na Investigação Científica", uma iniciativa organizada pela Comissão de Ética da Universidade do Porto e pelo Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras. Numa altura em que a publicação de artigos científicos triplicou em dez anos no nosso país e em que se produziram mais de 38 mil artigos entre 2006 e 2010, é fundamental para os investigadores portugueses conhecerem os princípios éticos da investigação e da atividade académica e a perspetiva europeia sobre a ética. Com um painel de convidados alargado, ao longo do dia vários investigadores nacionais vão estar na reitoria da U.Porto para abordar temas como a falta de integridade académica, a ética na investigação científica, a relação entre um hospital universitário e a investigação científica e o papel do Direito nestas problemáticas (ver PROGRAMA). O convidado internacional será David Resnik, do National Institutes of Health dos Estados Unidos da América, que falará do tema "Como promover a Integridade na Investigação" (programa em anexo). A Comissão de Ética da U.Porto (CEUP) foi constituída na universidade em 2008 e tem trabalhado na promoção de padrões éticos em todas as atividades académicas, investigação, docência. Este ano letivo, a CEUP contribuiu mesmo para a clarificação prática dos castigos a aplicar face à fraude académica e a outras condutas académicas impróprias. Os interessado devem inscrever-se até 22 de fevereiro para o email: ifilosofia@letras.up.pt. A inscrição é gratuita.
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 18:33:57 Denúncias