Este módulo suporta a gestão de horários periódicos e não periódicos de um determinado curso (não conferente de grau) ou ciclo de estudos (conferente de grau).
Para o utilizador poder proceder à construção de horários ou à sua visualização é necessários que os respetivos períodos de aulas estejam definidos no módulo Gestão de Períodos (backoffice) para o ano letivo em questão. É também necessário que se tenha e tenha sido realizada a distribuição de serviço docente, através do módulo Distribuição de Serviço, e que se tenha previamente definido as turmas do curso/ciclo de estudos, através do módulo Administração em Turmas.
Os horários periódicos apresentam um planeamento idêntico para todas as semanas do período de aulas a que reporta. Quando o utilizador define um horário periódico terá de indicar:
as turmas que vão fazer parte da construção do horário (apenas são apresentadas as turmas do curso /ciclo de estudos que têm unidades curriculares associadas), pode definir compostos de turmas (quando uma aula é lecionada para estudantes de turmas diferentes) quando necessário
as salas que vão ser utilizadas, pode definir compostos de salas (quando uma aula ocorre em mais do que uma sala) quando necessário;
os docentes utilizados na construção do horário, estes podem ser restringidos por unidade (por exemplo, departamento) a que estão associados e pode-se definir compostos de docentes (quando uma aula é lecionada por mais do que um docente) quando necessário;
as aulas que pretende marcar no horário.
Os horários não periódicos têm um planeamento, no período de aulas, para semanas isoladas ou para blocos, conjuntos, de semanas. Quando o utilizador define um horário não periódico terá de:
criar o(s) horário(s) semanal(is) que irão associar à versão, previamente criada, do horário não periódico pretendido;
marcar blocos através da escolha da turma, do horário semanal e dos respetivos dias de início e de fim. Dentro de cada bloco é possível constituir grupos de estudantes. A cada bloco marcado é associada uma cor, que poderá ser:
preta, bloco definido na versão porque não entra em conflito com nenhuma informação definida;
verde, bloco associado a um composto de turmas;
vermelha bloco em conflito com outro bloco porque se sobrepõe.
Independentemente do tipo de horário em questão a sua definição é realizada a partir da página do curso ou ciclo de estudos e podem apresentar um dos seguintes estados:
trabalho: quando o horário ainda está em construção e é possível efetuar as alterações;
semi-público: quando se entende que o horário está definido e se pretende que os docentes o possam visualizar;
público: quando se pretende que os horários fiquem disponíveis a qualquer utilizador, mesmo sem validação no sistema. Só se pode ter um horário com estado público;
É também possível arquivar o horário, quando pretende publicar uma nova versão de um horário o anterior deve ser arquivado, e importar um horário de um ano letivo anterior.
De referir que existem dois métodos para trabalhar os horários:
a partir de turma: método recomendado uma vez que utiliza a informação previamente definida nos módulos distribuição de serviços e administração de turmas, filtrando as unidades curriculares da turma e os respetivos docentes;
sem restrições: permite-lhe marcar uma aula de uma unidade curricular para um qualquer docente.