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O objectivo primordial deste projecto de investigação é contribuir para a análise de diferentes formas de complementaridade entre as escolhas dos agentes. O conceito de complementaridade (introduzido por Edgeworth) denota situações em que o valor marginal de uma dada acção aumenta com o nível de uma outra acção ou variável. Os fenómenos de complementaridades são frequentes em muitos contextos sociais e económicos, tais como situações de falhas de coordenação; comportamentos anti-concorrenciais; problemas de selecção de equilíbrio, etc.
O presente projecto focaliza-se em dois tipos distintos de complementaridades: as complementaridades inerentes à inter-dependência dinâmica das escolhas dos agentes no contexto de comportamentos de conformidade; e as complementaridades subjacentes aos modelos de afectação bilateral (matching) quando a produção dos casais é supermodular em relação ao tipo dos consortes. Tendo como referência os problemas de escolha em contextos de complementaridade, a equipa de investigação propõe-se a escrever e publicar um conjunto de cinco artigos, alguns dos quais foram já iniciados. Seguidamente apresenta-se um breve sumário de cada um destes artigos.
Os comportamentos conformistas (CC) têm lugar quando a percepção dos consumidores em relação ao valor dos bens depende das características intrínsecas desses bens, mas também do valor social dos mesmos. A fim de garantir a sua integração social, os consumidores podem abdicar de bens intrinsecamente mais próximos das suas preferências. A ocorrência de CC em determinados mercados afecta o modo de interacção das empresas que participam nesses mercados, seja num contexto estático s |
Resumo O objectivo primordial deste projecto de investigação é contribuir para a análise de diferentes formas de complementaridade entre as escolhas dos agentes. O conceito de complementaridade (introduzido por Edgeworth) denota situações em que o valor marginal de uma dada acção aumenta com o nível de uma outra acção ou variável. Os fenómenos de complementaridades são frequentes em muitos contextos sociais e económicos, tais como situações de falhas de coordenação; comportamentos anti-concorrenciais; problemas de selecção de equilíbrio, etc.
O presente projecto focaliza-se em dois tipos distintos de complementaridades: as complementaridades inerentes à inter-dependência dinâmica das escolhas dos agentes no contexto de comportamentos de conformidade; e as complementaridades subjacentes aos modelos de afectação bilateral (matching) quando a produção dos casais é supermodular em relação ao tipo dos consortes. Tendo como referência os problemas de escolha em contextos de complementaridade, a equipa de investigação propõe-se a escrever e publicar um conjunto de cinco artigos, alguns dos quais foram já iniciados. Seguidamente apresenta-se um breve sumário de cada um destes artigos.
Os comportamentos conformistas (CC) têm lugar quando a percepção dos consumidores em relação ao valor dos bens depende das características intrínsecas desses bens, mas também do valor social dos mesmos. A fim de garantir a sua integração social, os consumidores podem abdicar de bens intrinsecamente mais próximos das suas preferências. A ocorrência de CC em determinados mercados afecta o modo de interacção das empresas que participam nesses mercados, seja num contexto estático seja num contexto dinâmico, como analisamos neste projecto.
No artigo 1, estudam-se as complementaridades dinâmicas associadas a CC. A partir do modelo de Grilo et al (2001), é construído um modelo dinâmico em horizonte finito. No contexto deste modelo procede-se ao estudo da concorrência dinâmica em preços e da evolução das tendências de moda que emergem no mercado. No artigo 2, estendem-se os resultados do artigo 1, investigando o efeito dos CC no contexto de um jogo dinâmico em horizonte infinito. Com recurso a técnicas de optimização dinâmica, pretende-se caracterizar as estratégias de preço ao longo da trajectória de equilíbrio (Equilíbrio Perfeito de Markov). Na medida em que as complementaridades associadas aos comportamentos de imitação são semelhantes às que emergem no contexto de externalidades de rede, a nossa análise pode ser considerada uma extensão ao oligopólio do modelo monopolista desenvolvido por Gabszewicz e Garcia (2007, 2008).
Os resultados destes artigos contribuem para a literatura que estuda os ciclos de moda e as escolhas de consumo no contexto de CC. Os nossos resultados também contribuem para a literatura sobre a concorrência dinâmica em preços na presença de efeitos de rede. Os nossos resultados têm ainda implicações práticas relevantes, quer para as empresas nestes mercados, quer para as autoridades da concorrência que monitorizam mercados com este tipo de complementaridades.
O artigo 3, analisa as implicações dos resultados obtidos nos dois primeiros em matéria de interacção estratégica. A partir da terminologia introduzida por Bulow et al (1985), analisa-se em que medida, num contexto de complementaridades associadas ao CC, os preços são substitutos ou complementos estratégicos. A nossa análise irá basear-se na literatura de jogos submodulares e supermodulares (Vives(2005) e Amir (2005)). No artigo 4, procede-se à extensão do modelo com CC, de modo a introduzir a possibilidade de investimentos orientados para aumentar a visibilidade das empresas no mercado (e fomentar comportamentos de imitação enviesados para os seus bens). Estes investimentos ocorrem no início do ciclo de moda (antes da concorrência em preços), constituindo uma forma de endogeneizar a posição das empresas no início do ciclo. No âmbito desta análise pretende-se averiguar se os investimentos em visibilidade introduzem ou não assimetrias no mercado, contribuindo para a literatura em investimento estratégico (ver por exemplo, Amir et al, 2009).
No artigo 5, analisamos complementaridades em mercados de afectação bilateral. Nestes mercados, é conhecido o seguinte resultado: quando a produção dos casais é supermodular nos tipos dos consortes, a única afectação bilateral estável é ordenada, isto é, os homens de tipo mais alto, são afectados a mulheres de tipo mais alto e assim sucessivamente. Shimer and Smith (2000) mostraram que, para além da supermodularidade são necessárias outras condições sobre a produção dos casais, para que a ordenação se obtenha num contexto em que os agentes têm custo de pesquisa do seu parceiro. Neste projecto, o objectivo é analisar se a ordenação da afectação bilateral se mantém num contexto em que os agentes são homofilos, i.e., desejam ser afectados a parceiros do mesmo tipo (Jackson et al. (2009)). |