Resumo: |
Este projecto de investigação tem como objectivo identificar e caracterizar as distorções de mercado que surgem em mercados
bilaterais devido à existência de assimetrias de informação.
Os mercados bilaterais são caracterizados pela existência de complementaridade estratégica entre as decisões dos agentes: (i)
existem duas ou mais categorias de agentes, que interagem entre si através de uma plataforma intermediária; (ii) em cada lado do
mercado, o benefício de interagir através da plataforma depende do número de agentes de outra categoria que interagem através da
mesma plataforma (efeitos de rede cruzados). Exemplos de mercados bilaterais incluem os dos media, cartões de crédito, sistemas
operativos, plataformas de comércio electrónico, revistas científicas, clubes de encontros, etc.
A literatura sobre mercados bilaterais cresceu muito nos últimos anos, focando-se particularmente no estudo das estratégias de
preços das plataformas. Rochet e Tirole [2001, 2006], Caillaud e Jullien [2006] e Armstrong [2006], entre outros, mostraram que em
mercados bilaterais, as estratégias de preços óptimas podem diferir substancialmente das estratégias típicas. Isto acontece porque
em mercados bilaterais, as estratégias de preços óptimas em cada lado do mercado dependem não apenas dos lucros que a
plataforma pode obter nesse lado do mercado, mas também do efeito que a taxa de participação nesse lado do mercado tem nos
lucros que a plataforma obterá no outro lado do mercado. De acordo com a teoria dos mercados bilaterais, a plataforma pode fixar
um preço inferior ao custo marginal num dos lados do mercado (que é subsidiado pelo outro lado do mercado) para atrair ambos os
lados do mercado. Este resultado tem sido mencionado repetidamente no contexto de casos anti-trust envolvendo mercados
bilaterais, para justificar a natureza não predatória de tais estratégias de preços. Exemplos disso são os casos Times-Picayune
(media), Microsoft (software) e NaBanco vs Visa (cart |
Resumo Este projecto de investigação tem como objectivo identificar e caracterizar as distorções de mercado que surgem em mercados
bilaterais devido à existência de assimetrias de informação.
Os mercados bilaterais são caracterizados pela existência de complementaridade estratégica entre as decisões dos agentes: (i)
existem duas ou mais categorias de agentes, que interagem entre si através de uma plataforma intermediária; (ii) em cada lado do
mercado, o benefício de interagir através da plataforma depende do número de agentes de outra categoria que interagem através da
mesma plataforma (efeitos de rede cruzados). Exemplos de mercados bilaterais incluem os dos media, cartões de crédito, sistemas
operativos, plataformas de comércio electrónico, revistas científicas, clubes de encontros, etc.
A literatura sobre mercados bilaterais cresceu muito nos últimos anos, focando-se particularmente no estudo das estratégias de
preços das plataformas. Rochet e Tirole [2001, 2006], Caillaud e Jullien [2006] e Armstrong [2006], entre outros, mostraram que em
mercados bilaterais, as estratégias de preços óptimas podem diferir substancialmente das estratégias típicas. Isto acontece porque
em mercados bilaterais, as estratégias de preços óptimas em cada lado do mercado dependem não apenas dos lucros que a
plataforma pode obter nesse lado do mercado, mas também do efeito que a taxa de participação nesse lado do mercado tem nos
lucros que a plataforma obterá no outro lado do mercado. De acordo com a teoria dos mercados bilaterais, a plataforma pode fixar
um preço inferior ao custo marginal num dos lados do mercado (que é subsidiado pelo outro lado do mercado) para atrair ambos os
lados do mercado. Este resultado tem sido mencionado repetidamente no contexto de casos anti-trust envolvendo mercados
bilaterais, para justificar a natureza não predatória de tais estratégias de preços. Exemplos disso são os casos Times-Picayune
(media), Microsoft (software) e NaBanco vs Visa (cartões de crédito).
Toda a teoria dos mercados bilaterais se baseia na hipótese de informação simétrica, considerando-se que todos os agentes e
plataformas observam (ou antecipam perfeitamente) o benefício associado à utilização da plataforma por parte de cada tipo de
agentes. Este projecto pretende colmatar esta lacuna da literatura: (i) investigando a robustez dos resultados existentes
relativamente às estratégias de preços das plataformas; (ii) identificando e caracterizando o tipo de distorções de mercado que
surgem em mercados bilaterais devido à existência de informação assimétrica.
Em particular, este projecto lidará com dois tipos de informação assimétrica: unilateral e bilateral. A informação assimétrica unilateral
surge quando a plataforma está mais informada do que os agentes acerca do tipo e número de agentes no outro lado do mercado.
Por exemplo, os meios de comunicação social podem conhecer melhor as características da sua audiência do que os anunciantes. De
forma semelhante, nas plataformas de comércio electrónico, os vendedores podem estar menos informados do que as plataformas
acerca das características dos compradores. Estamos na presença de informação assimétrica bilateral, por exemplo, quando a
plataforma tem menos informação dos agentes do que eles próprios, mas tem mais informação do que os agentes de cada tipo acerca
das características dos agentes dos outros tipos. Por exemplo, nos mercados de sistemas operativos, as plataformas estão melhor informadas do que os produtores de software acerca dos utilizadores, enquanto que os produtores de software estão melhor
informados |