Você está em: Início > Notícias > Cantar do Natal aos Reis

Cantar do Natal aos Reis

4 e 9 de janeiro

Cantar do Natal aos Reis

Durante a quadra festiva do Natal e do Ano Novo, os cantares de Boas Festas, Janeiras e Reis são uma das mais conhecidas tradições ainda existentes e talvez mais espalhadas por todo o país. Canta-se de porta em porta as Boas Festas (antes e durante o Natal), as Janeiras (no Ano Novo e por janeiro adentro) e os Reis (de 5 para 6 de janeiro). Fazem-se alusões aos donos da casa, esperando sempre alguma coisa em troca, normalmente, de comer e de beber.

Na própria cidade do Porto, onde a tradição dos Reis já foi, durante o século XIX, uma festa muito importante e animada, podemos ainda hoje ver grupos de cantadores, geralmente pertencentes a associações ou coletividades, principalmente nas freguesias de tradição rural, onde ainda restam vestígios das atividades agrícolas predominantes no passado (Campanhã, Paranhos, Aldoar e Ramalde).

Nos próximos dias 4 e 9 de janeiro a Reitoria da Universidade do Porto vai acolher dois momentos onde vamos recordar estas tradições, com a participação do NEFUP - Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.
Dia 4 de janeiro, pelas 18h00, vamos cantar as Janeiras, dia 9 pelas 21h00 teremos um concerto "Do Natal aos Reis".

Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 17:28:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias