Você está em: Início > Notícias > "Abril Vinil" na Universidade do Porto

"Abril Vinil" na Universidade do Porto

Exposição do Museu da Imprensa

"Abril Vinil" é o nome da exposição que pode ser vista no átrio da Reitoria da Universidade do Porto, a partir das 18 horas da próxima quarta-feira, dia 23 de Abril de 2008, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa. Trata-se de uma mostra inédita que junta cerca de cem discos em vinil de 33 e 45 rotações, editados no período revolucionário do "pós 25 de Abril" de 1974, incluindo alguns dos mais importantes cantores de intervenção nacionais e cujas capas evidenciam diferentes qualidades gráficas ao nível do arranjo e da diversidade de meios de impressão.Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Fausto são alguns autores cujos discos originais poderão ser vistos na mostra. O "Somos Livres" de Ermelinda Duarte; "Cravo vermelho ao peito" de José Barata Moura; "A Revolução em Marcha" de Tonicha, também estão presentes. Manuel Alegre, Mário Viegas e Ary dos Santos, são alguns dos poetas, cujos discos podem também ser apreciados nesta mostra. A Senhora do Fado, Amália Rodrigues, em 1974 editou vários temas de intervenção como "Meu Amor é Marinheiro" com poema de Manuel Alegre. Esse disco, juntamente o "Grândola, Vila Morena" de José Afonso, e o "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" de José Mário Branco, merecem especial destaque.Patentes estão também três exemplares raros do GAC - grupo de acção cultural "Vozes na Luta", liderado por José Mário Branco. Todos os anos, o Museu Nacional da Imprensa inaugura uma exposição nova sobre o 25 de Abril, procurando sempre abordar novas perspectivas sobre a "revolução" que pôs fim a 48 anos de Censura em Portugal. Assim a "Abril Vinil" integra-se nas comemorações e vem juntar-se às seis mostras que o Museu tem montadas de norte a Sul do país, prosseguindo a sua política de descentralização cultural. A exposição "Abril Vinil" vai estar patente ao público no átrio da Reitoria da Universidade do Porto, até final de Maio. A entrada é livre.
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 09:36:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias