Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > M.BIO034

Dissertação

Código: M.BIO034     Sigla: DISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Bioengenharia Molecular

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 11-09-2023 a 09-02-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.BIO 2 Plano de estudos oficial 2 - 30 6,5 810

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Será adotada a lingua inglesa sempre que hajam inscritos estudantes de lingua estrangeira.

Objetivos

Na unidade curricular Dissertação prevê-se a realização de trabalho individual de investigação e desenvolvimento original de índole experimental conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica.

O tema deve ser da área de conhecimento do curso, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso para a resolução de problemas complexos de bioengenharia.

O trabalho deve consistir em investigação e/ou desenvolvimento tecnológico, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico na resolução de problemas complexos de bioengenharia.

Desenvolvimento de competências para a realização de um trabalho individual de investigação e desenvolvimento de índole experimental.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O trabalho de dissertação pode ser um trabalho de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação,envolvendo meios experimentais e/ou de simulação que promova o desenvolvimento das capacidades deiniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a análise de situações novas, arecolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem edos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração deconclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dosresultados

A data limite de entrega da versão provisória da dissertação será definida por deliberação da Comissão Científicado curso de mestrado. As provas públicas de apresentação e defesa da dissertação realizar-se-ão no final dosemestre letivo no período reservado para avaliações.

No presente ano as datas limite de entrega da versão provisória da dissertação serão: 2 de Janeiro (primeiro semestre) e até 30 de Maio (segundo semestre). Os estudantes que pretendam defender a tese em época de conclusão de curso, deverão entregar a referida versão provisória até 15 de Setembro.

A entrega da versão provisória é realizada em ficheiro em formato pdf a submeter na plataforma de e-leraning Moodle datas.

Bibliografia Obrigatória

Alexandre Pereira, Carlos Poupa; Como escrever uma tese..

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho de Dissertação deve ser realizado através da orientação individualizada de cada estudante por um supervisor e, eventualmente, co-supervisor. A equipa de orientação deve incluir pelo menos um membro pertencente ao universo da Universidade do Porto.
O tema e equipa de orientação podem ser proposta do estudante, após a validação e aprovação do tema e equipa de orientação validados pela direção de curso.

O trabalho pode ser realizado em ambiente académico ou académico e empresa/hospital. Neste último caso os objectivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objecto de acordo prévio entre o aluno e os orientadores por parte da Escola e da empresa (o modelo de contrato será fornecido pelo secretariado do curso), validado pelo Diretor do Curso, de forma a garantir a satisfação dos objectivos da unidade curricular, e proteger eventuais questões de confidencialidade por parte da empresa/instituição de acolhimento.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 810,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

O estudante deverá realizar integralmente o plano de trabalho de dissertação proposto e submeter o documento dadissertação para avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

De acordo com "Dissertações de Mestrado, Normas para o seu funcionamento" na FEUP, a classificação final seráatribuída por um júri nomeado pela Comissão Científica do MIB e que incluirá um dos orientadores.

As componentes de avaliação terão as seguintes ponderações:
- Qualidade técnico-científica do trabalho desenvolvido: 50%;
- Qualidade do documento de dissertação: 35%;
- Qualidade da apresentação e discussão pública: 15%.

Estas componentes devem ser avaliadas de forma quantitativa por cada membro do júri numa escala inteira de 0 a 20. A classificação final da dissertação é expressa na escala numérica inteira de 0 a 20 e resulta da média aritmética simples, arredondada à unidade, das classificações
atribuídas, individualmente, por cada membro do júri.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-29 às 12:14:07 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico