Você está em: Início > Notícias > Centro de Simulação ICBAS/CHP

Centro de Simulação ICBAS/CHP

Cerca de 40 modelos

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e o Centro Hospitalar do Porto (HGSA), criaram um centro de simulação para que os futuros médicos não passem pelo curso sem ter contacto com determinadas doenças, como acontece hoje em dia. Este centro dispõe de um simulador de patologias cardiotorácicas, único no país, oriundo do Japão e, que integra um conjunto de cerca de 40 modelos diferenciados. Aqui, os estudantes de Medicina das Biomédicas, podem testar alguns procedimentos e conhecimentos e detectar outras patologias que, pela sua complexidade, são difíceis de testar nos doentes, uma vez que o aparecimento de casos no hospital nem sempre coincide com as aulas práticas ao longo do curso. Deste modo, podem simular diversas situações: auscultação, quer cardíaca quer pulmonar, medição da palpação, verificar a existência de alterações, de sopros, etc. Através destes modelos ligados a um computador e com um software próprio, que permite introduzir as mais variadas doenças, os estudantes aprendem a lidar com elas e a identificá-las. Para além disso, há algumas técnicas que representam riscos ou desconforto para os doentes, como uma punção lombar, um exame ao fundo dos olhos para detectar danos causados pela Diabetes e pela Hipertensão Arterial ou toque rectal e, nestas situações e porque o treino é fulcral, os simuladores tornam-se ferramentas importantes para a preparação dos estudantes antes de os testarem nos doentes. O Centro de Simuladores, cujo investimento feito pelo ICBAS ronda os 150 mil euros ao ano, está acessível a cerca de 550 estudantes do ciclo clínico e 280 docentes e, está equipado com modelos de simulação de suporte básico de vida, de suporte imediato de vida, de exame ao fundo dos olhos e aos ouvidos, de toque rectal, de patologias cardiorespiratórias, de entubação de doentes, obstetrícia e ginecologia, entre outros. No entanto, está previsto alargar esta oferta à formação pós-graduada, ou seja, permitir a médicos e a enfermeiros já licenciados que continuem a sua formação. Assim como a abertura de um centro à população em geral, com vista à leccionação de cursos de suporte básico de vida. Assim, estes "bonecos" disponíveis a todos 24 sobre 24 horas pretendem ser uma referência nacional e internacional. Veja toda a reportagem do dia 17.03.2009 Abertura Programa "Portugal em Directo" 1ª Parte "Portugal em Directo" 2ª parte "Portugal em Directo"
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 11:41:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias