Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
ECER 2014
Você está em: Início > MED401

Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório)

Código: MED401     Sigla: QAMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação/Intervenção Educação

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo 0,75
Henrique Malheiro Vaz 0,75

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Trata-se de um módulo de Métodos Quantitativos da disciplina de QAMI a que se associam 6 ECTS da UC de Metodologias de Investigação em Educação para os estudantes com creditação, que visa:
-capacitar os estudantes com conhecimentos e competências básicas na realização de investigação com recurso a questionários;
- capacitar os estudantes com conhecimentos e competências básicas na análise e discussão de dados quantitativos.

Programa

Pressupostos das metodologias de investigação quantitativa.
Definição de questões de investigação. Desenho metodológico e definição da população.
Métodos de recolha de dados. Especificidade da investigação com inquéritos e questionários (formulação de questões, pré-teste, anonimato, extensão, …). Problemas de validade e fiabilidade.
Planeamento e implementação de um pequeno estudo. Métodos de revisão da literatura. Recolha e codificação dos dados. Construção de uma base de dados num programa informático. Selecção de procedimentos de análise de dados e sua execução num programa informático. Análise e discussão dos resultados.
Escrita e apresentação pública do relatório de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Cohen Louis; Research methods in education. ISBN: 0-415-19541-1
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Balnaves Mark; Introduction to quantitative research methods. ISBN: ISBN 0-7619-6804-0
Hernández Sampieri Roberto; Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2
Moreira João Manuel; Questionários. ISBN: 972-40-2142-4
Oppenheim A. N.; Questionnaire design and attitude measurement. ISBN: 0-435-82676-X
Hill Manuela Magalhães; Investigação por questionário. ISBN: 972-618-273-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Orientação tutorial


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes poderão optar pela elaboração de um pequeno relatório de investigação (máx. 5 páginas) ou, em alternativa, ser avaliados a partir do projecto construído na disciplina de Seminário.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC. Especificamente, neste módulo deverão realizar um pequeno relatório de investigação a partir da base de dados construída no decurso das sessões práticas.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser obtida através de reformulação do relatório do estudo empírico.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2014-07-25 às 23:07:56