Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Portal do emprego
Você está em: Início > E504

Laboratório de Metodologias de Investigação Quantitativa

Código: E504     Sigla: LMIQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação em Educação

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCE 1 Plano de transição 3 - 4,5 -
LCED 55 Plano Oficial 2007/2008 3 - 4,5 -

Docência - Horas

Prática e Laboratorial: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Prática e Laboratorial Totais 2 6,00
Henrique Malheiro Vaz 3,00
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Este laboratório visa complementar a formação dos alunos no domínio das metodologias de investigação, na continuidade das disciplinas de Epistemologia e Metodologia de Investigação em Educação, propiciando o conhecimento e domínio de metodologias quantitativas de investigação através do envolvimento dos estudantes na realização de pequenos estudos de investigação sobre questões educativas relevantes.

Programa

Pressupostos das metodologias de investigação quantitativa.
Definição de questões de investigação. Desenho metodológico e definição da população.
Métodos de recolha de dados. Especificidade da investigação com inquéritos e questionários (formulação de questões, pré-teste, anonimato, extensão, …). Problemas de validade e fiabilidade.
Planeamento e implementação de um pequeno estudo. Métodos de revisão da literatura. Recolha e codificação dos dados. Construção de uma base de dados num programa informático. Selecção de procedimentos de análise de dados e sua execução num programa informático. Análise e discussão dos resultados.
Escrita e apresentação pública do relatório de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Moreira João Manuel; Questionários. ISBN: 972-40-2142-4
Cohen Louis; Research methods in education. ISBN: 0-415-10235-9
Hill Manuela Magalhães; Investigação por questionário. ISBN: 972-618-273-5
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Balnaves Mark; Introduction to quantitative research methods. ISBN: ISBN 0-7619-6804-0
Oppenheim A. N.; Questionnaire design, interviewing, and attitude measurement. ISBN: ISBN 0-8264-5176-4
Hernández Sampieri Roberto; Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Orientação tutorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 42,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Segue as regras gerais da FPCE-UP, com a expectativa de participação nas horas de contacto e de realização do trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá em conta a qualidade do trabalho realizado em grupo e que envolve a recolha (trabalho de campo) e análise de dados e do relatório da investigação concretizado através de uma apresentação e discussão em formato de poster e de comunicação oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segue o regulamento geral da FPCE-UP.

Melhoria de classificação

Exige a realização de novo projecto, na sua componente de trabalho de campo ou poster ou apresentação oral.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2014-09-02 às 10:07:00