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Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período de 6 anos (28.07.2016 a 28.07.2022). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES
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O 2º ciclo em Educação e Formação de Adultos da FPCEUP tem como objetivos:
- Desenvolver conhecimentos especializados que propiciem uma reflexão complexa e crítica sobre as políticas e as práticas correntes de educação e formação de adultos
- Proporcionar conhecimentos e competências aprofundados que permitam desenvolver modelos e dispositivos adequados à conceção, implementação, gestão e avaliação de projetos de formação no domínio da aprendizagem ao longo da vida dirigidos a populações adultas, nomeadamente fazendo uso de recursos, competências e metodologias de exploração, identificação, avaliação, reconhecimento e validação de aquisições resultantes de aprendizagens experienciais, não-formais e informais (e.g., laborais, sociais, cívicas...)
- Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre métodos e técnicas de investigação que permitam desenvolver a pesquisa orientada em educação de adultos/orientação profissional
- Capacitar para a gestão de equipas pluriprofissionais e para a resolução de problemas complexos de forma inovadora no âmbito da educação e formação de adultos
Perfil de Competências de Mestre em Educação e Formação de Adultos:
Este curso visa, com base em aprendizagens de nível aprofundado - simbólicas e experienciais, de exploração e de produção -, na análise crítica e reflexiva sobre a diversidade de contextos educativos e no desenvolvimento de processos de investigação/ação/intervenção, a capacitação e o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados/as, como Mestres em Educação e Formação de Adultos, cujo perfil compreende as seguintes competências:
- análise teoricamente fundada e crítica de estruturas, serviços, dispositivos, redes, contextos, projetos, metodologias, resultados e efeitos - diretos e indiretos, pessoais, comunitários e societais - nos domínios do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, da exploração e reformulação de projectos vocacionais, articulando, designadamente a confrontação com a aprendizagem e com o trabalho, numa perspetiva de promoção da aprendizagem ao longo da vida.
- elaboração, gestão, implementação e avaliação de:
- projetos de intervenção no domínio da orientação e desenvolvimento vocacional de adultos;
- projetos de reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens experienciais junto de adultos;
- projetos formais de educação e formação de adultos, adequados às suas características específicas, necessidades e potencialidades, numa perspetiva de aprendizagem e orientação ao longo da vida.
- intervenção no quadro dos domínios de questões referidas no ponto anterior, fazendo uso de competências de trabalho em equipas multidisciplinares, contribuindo para o desenvolvimento de dimensões comunitárias e de diálogo entre parceiros sociais na educação e formação de adultos, e investindo na inovação de referenciais, curricula e práticas capazes de criação de ambientes ricos e estimulantes no sentido da optimização de aprendizagens de qualidade e promotoras da autonomia progressiva dos aprendentes.
- investigação em educação e formação de adultos, em aprendizagem e orientação ao longo da vida, em orientação e desenvolvimento vocacional e processos de reconhecimento e validação de aprendizagens experienciais. A partir destas competências, pode afirmar-se que se configura um perfil de profissional de orientação e educação e formação de adultos de largo espectro, adequado à natureza das atribuições, tarefas e respostas de centros de reconhecimento, validação e certificação de competências (atualmente designados centros novas oportunidades), não se esgotando, contudo, nela.
Plano de Estudos:
O curso de 2º Ciclo na área da Educação e Formação de Adultos assenta na investigação realizada no âmbito do
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas e do
CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto, através do grupo de investigação designado Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida numa área científica que estabelece pontes entre as duas áreas disciplinares da FPCEUP, Psicologia e Ciências da Educação, potenciando a sua relevância social e profissional.
Pretende-se, portanto:
- integrar os contributos disciplinares da FPCEUP numa área científica de conhecimento global sobre os problemas da aprendizagem ao longo da vida, da educação e formação de adultos, do reconhecimento, validação e certificação de competências e da orientação e desenvolvimento vocacional de adultos;
- formar profissionais e investigadores em Educação e Formação de Adultos que possam desenvolver uma atividade qualificante neste domínio, através do desenvolvimento de conhecimentos e aptidões especializados que lhes permitam uma reflexão original e integradora, geradora de abordagens estratégicas novas por equipas pluriprofissionais neste domínio;
- oferecer, no âmbito da Universidade do Porto, uma formação fundada na investigação e na reflexão crítica que seja qualificante dos profissionais no domínio da Educação e Formação de Adultos.
Destinatários:
Licenciados em Ciências da Educação, Psicologia, em Ciências Sociais e Humanas e em outras áreas que desenvolvam ou pretendam capacitar-se para vir a desenvolver atividade profissional no domínio da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no âmbito dos Centros Novas Oportunidades.
Informações
Contactos
Serviço de Pós-Graduações T. | 22 042 89 20
E. |
spg@fpce.up.pt
Serviço Académico
T. | 22 042 89 00
E. | s_academico@fpce.up.pt