Dislexia e Discalculia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
53 |
Plano Oficial |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
3 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Conhecer, no quadro das perturbações desenvolvimentais, as dificuldades na leitura, escrita e cálculo.
• Conhecer a investigação cognitiva sobre a dislexia e a discalculia.
• Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar conhecimentos específicos no domínio, de nível de especialização intermédia e/ou avançada, e em particular ser capaz de avaliar criticamente a investigação nos domínios analisados.
• Ser capaz de comunicar os avanços da investigação usando normas de escrita científica, e de comunicar com rigor e clareza para um público leigo.
• No plano da intervenção psicológica, o estudante deve ser capaz de delinear e conduzir procedimentos de avaliação da dislexia e da discalculia; comunicar as conclusões da avaliação respeitando os princípios éticos e deontológicos; colaborar com outros profissionais para planear e levar a cabo intervenção em quadros de dislexia e discalculia; e avaliar criteriosamente os resultados da intervenção.
Programa
• Grelha compreensiva das perturbações do desenvolvimento.
• Desenvolvimento e aprendizagem da leitura.
• Avaliação da dislexia.
• Intervenção nas dificuldades de leitura e ensino da leitura.
• Desenvolvimento da competência numérica e do cálculo.
• Avaliação da discalculia.
• Intervenção na discalculia e ensino da matemática.
• As perturbações adquiridas da leitura, escrita e cálculo.
Bibliografia Obrigatória
Campbell Jamie I.D. 340;
Handbook of mathematical cognition. ISBN: 1-84169-411-8
Dehaene, S. ; Reading in the brain: The science and evolution of a human invention, Viking, 2009
Dehaene Stanislas;
The^number sense. ISBN: 0-19-513240-8
Morton John;
Understanding developmental disorders. ISBN: 0-631-18758-8
Pugh Ken 340;
How children learn to read. ISBN: 978-1-84872-843-1
Snowling Margaret 340;
Science of reading
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas. Apresentação e discussão de provas de avaliação da dislexia e discalculia. Leituras e escrita de sínteses. Curso online (http//moodle.up.pt).
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação da UC são ponderados as seguintes componentes:
(a) resumos de dois artigos recentes (dislexia e discalculia) previamente acordados com o professor; (b) pensar pós-seminário (pps) pequenos textos de síntese e avaliação crítica de acompanhamento das sessões presenciais; (c) envolvimento, assiduidade e participação na UC. O respectivo peso será de 40%, 50% e 10%. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente.
Provas e trabalhos especiais
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
Melhoria de classificação
Atendendo a que os estudantes recebem feedback dos trabalhos parciais (avaliação distribuída), a melhoria da classificação final é possível apenas em casos excepcionais e depende da apreciação favorável dos professores.