Você está em: Início > Notícias > Avaliação das orientações curriculares e da qualidade na educação pré-escolar 2013/2014: Seminário de disseminação dos resultados
Mapa das Instalações

8 julho | 9h00 | Auditório 1

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) recebe o seminário de disseminação dos resultados do projeto "Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar 2013/2014". O seminário acontece no dia 8 de julho, às 9h00 no Auditório 1 da FPCEUP. Este estudo, finalizado em agosto de 2014, utilizou uma amostra de 484 educadores das redes pública e privada com e sem fins lucrativos e foi realizado com base numa parceria entre o Ministério da Educação (DGE), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o ISPA - Instituto Universitário. Os resultados do estudo refletem o estado da arte no que concerne a informação sobre educação pré-escolar a nível nacional. Caracterizou-se a situação atual da rede nacional de educação pré-escolar e identificaram-se as necessidades sentidas pelos educadores de infância. O estudo incluiu ainda uma pesquisa observacional de 25 jardins-de-infância aleatoriamente selecionados. O grupo de investigadoras responsáveis, pertencentes ao Centro de Investigação Desenvolvimento e Educação (do Centro de Psicologia da Universidade do Porto/FPCEUP) estará presente para apresentar e refletir sobre os resultados. Prevê-se a presença de cerca de 250 participantes de vários pontos do país, entre os quais Hélder Pais (DGE); Helena Gil (DGE); Liliana Marques (DGE); Maria Conceição Menino (DGEE; DSR-Norte), Assunção Folque (UE) e Maria João Cardona (ESE, IPS) e a equipa do projeto. Os resultados documentam aspetos como a caracterização dos grupos de crianças atendidas; dos profissionais, o conhecimento e avaliação dos educadores relativamente às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE); os modelos pedagógicos orientadores da prática dos educadores participantes. Serão também documentados os principais suportes utilizados para a planificação educativa e frequência com que esta é realizada; estratégias utilizadas para preparar a transição para o 1ºCEB; grau de envolvimento dos encarregados de educação; referenciais utilizados para a avaliação das aprendizagens das crianças; formas de avaliação das aprendizagens das crianças, intervenientes no processo de avaliação das aprendizagens dascrianças; estratégias mais frequentes de avaliação do ambiente educativo e as necessidades de formação para educadores, assistentes de ação educativa e a nível material.

PROGRAMA

9h00 - 9h30    Sessão de abertura:     Diretor da FPCEUP     Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação 9h30 - 11h00    Apresentação do estudo:     Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar 2013/2014     Equipa do projeto: Isabel Abreu-Lima (FPCEUP), Ana Isabel Pinto (FPCEUP), Catarina Grande (FPCEUP), Joana Cadima (FPCEUP), Júlia Serpa Pimentel (ISPA-IU), Lourdes Mata (ISPA-IU), Cecília Aguiar (ISCTE-IUL) 11h00 - 11h30    Coffee break 11h30-12h30    Painel de reflexão:     Desafios atuais à educação pré-escolar: que respostas?     Assunção Folque (Universidade de Évora)     Maria João Cardona (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém)     Maria Conceição Menino (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares; Direção de Serviços da Região Norte) 12h30-14h00    Almoço (livre) 14h00-15h30    Workshops:     Muitos olhares para uma mesma realidade     1. Perspetivas de educadores de infância     2. Perspetivas de diretores de agrupamentos/instituições de ensino     3. Perspetivas de coordenadores de cursos superiores de formação em educação pré-escolar (os workshops 1 e 2 são exclusivos para os profissionais que participaram no estudo Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar 2013/2014) 15h30-16h00    Coffee break 16h00-17h00    Conclusões e encerramento

Inscrições até 20 de junho de 2015 para: epe.seminario.qualidade@gmail.com

ORGANIZAÇÃO