A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) recebe o seminário de disseminação dos resultados do projeto "Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar 2013/2014".
O seminário acontece no dia 8 de julho, às 9h00 no Auditório 1 da FPCEUP.
Este estudo, finalizado em agosto de 2014, utilizou uma amostra de 484 educadores das redes pública e privada com e sem fins lucrativos e foi realizado com base numa parceria entre o Ministério da Educação (DGE), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o ISPA - Instituto Universitário.
Os resultados do estudo refletem o estado da arte no que concerne a informação sobre educação pré-escolar a nível nacional. Caracterizou-se a situação atual da rede nacional de educação pré-escolar e identificaram-se as necessidades sentidas pelos educadores de infância. O estudo incluiu ainda uma pesquisa observacional de 25 jardins-de-infância aleatoriamente selecionados.
O grupo de investigadoras responsáveis, pertencentes ao Centro de Investigação Desenvolvimento e Educação (do Centro de Psicologia da Universidade do Porto/FPCEUP) estará presente para apresentar e refletir sobre os resultados. Prevê-se a presença de cerca de 250 participantes de vários pontos do país, entre os quais Hélder Pais (DGE); Helena Gil (DGE); Liliana Marques (DGE); Maria Conceição Menino (DGEE; DSR-Norte), Assunção Folque (UE) e Maria João Cardona (ESE, IPS) e a equipa do projeto.
Os resultados documentam aspetos como a caracterização dos grupos de crianças atendidas; dos profissionais, o conhecimento e avaliação dos educadores relativamente às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE); os modelos pedagógicos orientadores da prática dos educadores participantes. Serão também documentados os principais suportes utilizados para a planificação educativa e frequência com que esta é realizada; estratégias utilizadas para preparar a transição para o 1ºCEB; grau de envolvimento dos encarregados de educação; referenciais utilizados para a avaliação das aprendizagens das crianças; formas de avaliação das aprendizagens das crianças, intervenientes no processo de avaliação das aprendizagens dascrianças; estratégias mais frequentes de avaliação do ambiente educativo e as necessidades de formação para educadores, assistentes de ação educativa e a nível material.
PROGRAMA9h00 - 9h30 Sessão de abertura:
Diretor da FPCEUP
Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação
9h30 - 11h00 Apresentação do estudo:
Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar 2013/2014
Equipa do projeto: Isabel Abreu-Lima (FPCEUP), Ana Isabel Pinto (FPCEUP), Catarina Grande (FPCEUP), Joana Cadima (FPCEUP), Júlia Serpa Pimentel (ISPA-IU), Lourdes Mata (ISPA-IU), Cecília Aguiar (ISCTE-IUL)
11h00 - 11h30 Coffee break
11h30-12h30 Painel de reflexão:
Desafios atuais à educação pré-escolar: que respostas?
Assunção Folque (Universidade de Évora)
Maria João Cardona (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém)
Maria Conceição Menino (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares; Direção de Serviços da Região Norte)
12h30-14h00 Almoço (livre)
14h00-15h30 Workshops:
Muitos olhares para uma mesma realidade
1. Perspetivas de educadores de infância
2. Perspetivas de diretores de agrupamentos/instituições de ensino
3. Perspetivas de coordenadores de cursos superiores de formação em educação pré-escolar
(os workshops 1 e 2 são exclusivos para os profissionais que participaram no estudo Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar 2013/2014)
15h30-16h00 Coffee break
16h00-17h00 Conclusões e encerramento
INSCRIÇÕESInscrições até 20 de junho de 2015 para: epe.seminario.qualidade@gmail.com
ORGANIZAÇÃOMinistério da Educação e Ciência (MEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Instituto Universitário das Ciências Sociais, Psicológicas e da Vida (ISPA)
MAIS INFORMAÇÕESE. | epe.seminario.qualidade@gmail.com
T. | 220 428 903 |
|