Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Provas de Doutoramento em Psicologia - Luciana de Sousa Lima Soares
Mapa das Instalações

Provas de Doutoramento em Psicologia - Luciana de Sousa Lima Soares

25 de outubro | 14h00 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Luciana de Sousa Lima Soares.

Apreciação da tese intitulada: "Estudar e circular entre fronteiras (in)transponíveis: a mobilidade de mulheres cabo-verdianas que cursam Engenharia em Portugal"

Júri:
  • Doutora Maria Emilia Teixeira Costa
  • Doutora Maria do Céu Taveira Castro Silva Brás Cunha
  • Doutora Joana Bessa Topa
  • Doutora Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira - orientadora
  • Doutor António José Miguel Cameira


A sessão é aberta a todos os interessados.





RESUMO
A mobilidade internacional estudantil tornou-se uma das principais formas de mobilidadecontemporânea. Uma das questões atuais investigadas pelos/as teóricos/as dos estudosmigratórios refere-se ao rápido crescimento do número de estudantes internacionais
oriundos de antigas províncias coloniais. Um crescimento que se verifica em Portugal, onde os estudantes internacionais oriundos de suas antigas colónias correspondem a mais de 50% das matrículas no ensino superior. De entre as ex-colónias portuguesas em África, a
comunidade estudantil cabo-verdiana é uma das mais representativas. A delimitação do objeto de estudo perpassou por esse enquadramento e as questões relacionadas ao género, etnia/raça, nacionalidade e os fluxos de estudantes africanos/as. A presente investigação, de caráter qualitativo e inserida no paradigma crítico oferecido pelo construcionismo social e os estudos pós-coloniais, teve por objetivo principal identificar e caracterizar quem são as cabo-verdianas que buscam diplomação na área da engenharia em instituições de ensino superior portuguesas, bem como analisar quais são os fatores que influenciaram a saída do país de origem e as dificuldades enfrentadas em Portugal. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta e quatro estudantes cabo-verdianas em diferentes zonas de Portugal- Lisboa, Coimbra, Porto e Guimarães. Partindo da metodologia de análise temática, identificamos cinco temas principais que sintetizam os padrões de significados codificados de acordo com os enunciados das participantes do estudo, nomeadamente: seguir a corrente, mobilidade estudantil imaginada, a (não) escolha da engenharia, intolerância ao outro e o (não) retorno como projeto. Estes foram agrupados pelo organizador central “fronteiras (in)transponíveis”, o qual deu coerência aos temas supracitados. De forma global, este estudo é um contributo para quem pesquisa os novos arranjos migratórios da sociedade caboverdiana e para a compreensão mais ampla das narrativas centrais que dão consistência e coerência à dimensão circulatória dos fenómenos migratórios contemporâneos.

Palavras-chave: Mobilidade; Estudantes Internacionais; Cabo-verdianas; Engenharia.


ABSTRACT
Student international mobility has become one of the main forms of contemporary mobility. One of the current issues investigated by the theorists of migratory studies is the rapid growth in the number of international students from former colonial provinces. This growth
has taken place in Portugal, where international students from their former colonies account for more than 50% of enrollments in higher education. Among the former Portuguese colonies in Africa, the Cape Verdean student community is one of the most representative.
The delimitation of the object of study permeated this framework and issues related to gender, ethnicity / race, nationality and flows of African students. The present qualitative research, inserted in the critical paradigm offered by social constructionism and postcolonial
studies, had as main objective to identify and characterize who are Cape Verdeans who seek diploma in engineering in Portuguese higher education institutions, as well as to analyze the factors that influenced the departure of the country of origin and the difficulties faced in
Portugal. Semi-structured interviews were conducted with thirty-four Cape Verdean students in different areas of Portugal - Lisbon, Coimbra, Porto and Guimarães. Based on the thematic analysis methodology, we identified five main themes that synthesize the
codified meaning patterns according to the participants' statements, namely: following the current, imagined student mobility, engineering choice, intolerance to others, and the (non) return as a project. The topics were grouped by the central organizer "transposable (in)
frontiers", which gave coherence to the themes mentioned above. Globally, this study is a contribution to those who research the new migratory arrangements of Cape Verdean society and to a broader understanding of the central narratives that give consistency and coherence to the circulatory dimension of contemporary migratory phenomena.

Keywords: Mobility; International Students; Cape Verdean; Engineering.


RÉSUMÉ
La mobilité internationale des étudiants est devenue l'une des principales formes de mobilité contemporaine. L'un des problèmes actuels étudiés par les théoriciens des études migratoires est la croissance rapide du nombre d'étudiants internationaux des anciennes provinces
coloniales. Cette croissance a eu lieu au Portugal, où les étudiants internationaux de leurs anciennes colonies représentent plus de 50% des inscriptions dans l'enseignement supérieur. Parmi les anciennes colonies portugaises en Afrique, la communauté étudiante capverdienne est l'une des plus représentatives. La délimitation de l'objet d'étude a imprégné ce cadre et les questions liées au genre, à l'ethnicité / race, à la nationalité et aux flux d'étudiants africains. La présente recherche qualitative, insérée dans le paradigme critique offert par le constructionnisme social et les études postcoloniales, avait comme objectif principal d'identifier et de caractériser les Cap-Verdiens qui cherchent un diplôme d'ingénieur dans les établissements d'enseignement supérieur portugais, ainsi que d'analyser les facteurs qui ont influencé le départ du pays d'origine et les difficultés rencontrées au Portugal. Des entretiens semi-structurés ont été menés avec trente-quatre étudiants capverdiens dans différentes régions du Portugal - Lisbonne, Coimbra, Porto et Guimarães. Sur la base de la méthodologie d'analyse thématique, nous avons identifié cinq thèmes principaux qui synthétisent les modèles de sens codifiés selon les déclarations des participants, à savoir: suivre la mobilité étudiante actuelle, imaginaire, choix d'ingénierie, intolérance envers les
autres, et le (non) retour en tant que projet. Les thèmes ont été regroupés par l'organisateur central «transposable (in) frontiers», ce qui a donné de la cohérence aux thèmes mentionnés plus haut. Globalement, cette étude est une contribution à ceux qui recherchent les nouveaux dispositifs migratoires de la société capverdienne et à une compréhension plus large des récits centraux qui donnent cohérence et cohérence à la dimension circulatoire des phénomènes migratoires contemporains.

Mots-clés: Mobilité; Étudiants internationaux; Cap-Verdien; Ingénierie

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 20:56:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias