Você está em: Início > Notícias > Congresso Internacional | 50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido
Mapa das Instalações

Congresso Internacional | 50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido

11, 12 e 13 de julho 2018

No ano de 2018 irão completar-se 50 anos que Paulo Freire, então refugiado no Chile, terminou a sua fundadora e mais famosa obra, a "Pedagogia do Oprimido". Como é do conhecimento geral, esta obra não só teve, como continua a ter um impacto mundial nos campos da educação, da política e da cultura. Basta recordar que este texto foi, e continua a ser objeto de estudo e de reconhecimento mundial, estando atualmente traduzido e publicado em múltiplas edições, em várias dezenas de países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Ásia, sendo também a terceira obra mais citada nas ciências sociais e humanas – segundo um levantamento realizado a partir do Google Scholar por Elliot Green da London School of Economics. Pela sua enorme importância, a UNESCO considerou "Património da Humanidade" o acervo de Paulo Freire e incluiu-o no programa "Memórias do Mundo".

Tratando-se de um livro de tão grande projeção internacional, o Instituto Paulo Freire de Portugal, de parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, decidiu dar corpo a uma iniciativa que comemorará, condignamente, não só esta efeméride mas também a relevância contemporânea da obra deste autor que coloca em evidência a necessidade de reflexão e de debate sobre questões tão significativas como políticas educativas, práticas e filosofias pedagógicas, movimentos contra-hegemónicos, problemas de identidade, de participação e de cidadania, etc..

Nesse sentido, está a organizar-se um congresso internacional, que irá ter lugar a 11, 12 e 13 de julho, congresso esse que contará com a participação de professores e investigadores de Brasil, Espanha, Itália e França, para além, evidentemente, de Portugal. Usufruirá ainda, e na linha da obra de Freire, da participação de grupos e instituições culturais da cidade do Porto, que dinamizarão círculos de cultura e momentos de criação artística com a(s) comunidade(s).

cartaz

Mais informações, inscrições e envio das comunicações:

E. | congresso2018ipfp@gmail.com
W. | www.fpce.up.pt/pedagogiaoprimido

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 20:21:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias