Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Project/Service Agreement:POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006

Project/Service Agreement:POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006

Start Approved In Progress Completed Closed

Status
Projeto EncerradoClosed
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 59931
 
Reference: POCI/N/04.01.02/0264/0001/2006
Short name: Excelência e Inovação
Title: Excelência e Inovação no Ensino/Aprendizagem: Conhecer e concretizar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 9
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: National
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: POCI 2010 - POCI 2010 - Programa Operacional Ciência e Inovação 2010
Funding Institution: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Financial Geographical Scope: National
Scheduling
Effective Start Date: 2007-05-01
Expected Completion Date: 2008-05-01
Effective Completion Date: 2008-08-31
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 78.316,00 EUR
Details
Summary: A formação de professores do Ensino Superior em Portugal tem sido
predominantemente deixada a uma auto-formação construída na
base da experiência. No entanto, só existe auto-formação se cada
docente estiver disponível para desenvolver processos de reflexão
sobre o seu fazer-docente e para identificar o que está bem e o que
não está e, em função desse diagnóstico, delinear planos estratégicos
de actuação. Por outro lado, tem sido reconhecido que este processo
de auto-formação, mesmo que exista, não basta. Torna-se cada vez
mais necessária uma formação teórica dos docentes do Ensino
Superior, numa forte relação com a prática docente.
A par desta situação, no âmbito da implementação em Portugal do
processo de Bolonha, tem sido recorrentemente afirmada a
necessidade de mudança de um paradigma baseado no ensino para
um paradigma que se estruture em torno da aprendizagem. Bolonha
propõe assim como desafio que os docentes adquiram e desenvolvam
competências pedagógico-didácticas que lhes permitam, por um lado,
criar situações que envolvam os seus estudantes em processos de
aprendizagem e, por outro, comunicar e participar em redes de
interacção com outros docentes. É neste contexto que se situa o
presente projecto que tem como intenção gerar formas inovadoras de
organizar e desenvolver o ensino capazes de promover a excelência
na aprendizagem.
Tendo por referência a proposta de Philipe Perrenoud (1998) e a
nossa própria experiência como professores e/ou investigadores
desta Universidade, o projecto contempla como áreas de competência
prioritárias para os professores universitários a necessidade de
saberem 1) organizar e animar situações de aprendizagem,
contemplando as características do meio ambiente físico e a
configuração dos espaços em que se movem os estudantes
universitários; 2) gerir a progressão da aprendizagem dos
estudantes; 3) configurar a avaliação no quadro de um paradigma
que tem por meta a aprendizagem e não apenas o ensino, Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Educational sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

Mais informações There are no Academic Fields associated with the Project.

Keywords

Mais informações There are no Keywords associated with the Project.
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Coordinator Carlinda Leite 226079700 carlinda@fpce.up.pt
Centro de Investigação e Intervenção Educativas CIIE Portugal RD Institute Not Defined Carlinda Leite 226079700 carlinda@fpce.up.pt
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto FBAUP Portugal University Partner 225192400 webmaster@fba.up.pt
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto FCAUP Portugal University Partner 225074320 webmaster@fcna.up.pt
Faculdade de Economia da Universidade do Porto FEP University Non Participant Teresa Proença
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal University Partner 225081400 feup@fe.up.pt
Faculdade de Letras da Universidade do Porto FLUP Portugal University Partner 226077100 flup@letras.up.pt
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto FMUP Portugal University Partner 225513600 fmup@med.up.pt
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Partner 225571100 webmaster@fep.up.pt
 
Budgets and Teams
Approved Budget: 78.316,00 EUR
Approved Funded Amount: -
Approved co-funded Amount: -
Funding Rate: -
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite CL Official Researcher at the OU 0 0
FPCEUP Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo IM Researcher 0 0
FPCEUP José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia JAC Researcher 0 0
FPCEUP Leonor Mendes de Freitas Queirós e Lencastre LMFQL Researcher 0 0
FPCEUP Maria Amélia da Costa Lopes AL Researcher 0 0
FPCEUP Maria Filomena Jordão Morais MFJM Researcher 0 0
FPCEUP Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz OMSRC Researcher 0 0
FPCEUP Rui Eduardo Trindade Fernandes RETF Researcher 0 0

Technicians in the Project

Mais informações There are no Technicians associated with the Project.
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FEP Maria Teresa Vieira Campos Proença MTVCP Researcher

Technicians in the Project

Mais informações There are no Technicians associated with the Project.
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-03-28 at 12:42:02 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal