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First degree in Educational Sciences

InformationCourse/CS accredited by the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES).
LCED


Objetivos


Para obter o grau de licenciado/a é preciso ter demonstrado, através dos processos de ensino/aprendizagem, a posse de conhecimentos, a capacidade de os aplicar, a capacidade de recolher, selecionar e analisar informação, a capacidade de diagnosticar e intervir na resolução de problemas, a capacidade de comunicar informação e de aprender ao longo da vida.

Para o efeito, a estrutura curricular concretiza-se através de 5 tipos de componentes de formação, articuladas entre si:

  • uma componente de formação teórica pluridisciplinar em Educação distribuída por várias áreas científicas com património reconhecido no pensamento sobre educação (Educação; Psicologia; Currículo; História; Sociologia; etc.);
  • uma componente de formação em metodologias de investigação quantitativas e qualitativas bem como investigação-ação, fundamentadora de uma postura de cariz investigativo e de intervenção acerca dos problemas e dos fenómenos educativos nos seus vários contextos;
  • uma componente marcadamente teórico-prática através das quais se procura promover competências gerais de natureza cognitiva e prática, envolvendo dimensões relacionais, de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social;
  • uma componente de contacto com contextos de exercício profissional através da qual os/as estudantes interagem de forma continuada com profissionais e práticas profissionais nas várias áreas de profissionalização em Ciências da Educação: Educação, Cidadania e Proteção SocialEducação em Contextos de Cultura e LazerEducação/Formação de Adultos e Desenvolvimento LocalEducação e Gestão Educacional;
  • uma componente opcional livre, de entre a oferta do grupo de Ciências da Educação do Mestrado Integrado em Psicologia ou em qualquer 1.º ciclo da UP.



Condições de acesso

O acesso ao curso de 1.º ciclo em Ciências da Educação não tem pré-requisitos e realiza-se sob duas modalidades previstas na lei:

  1. Concurso Nacional de Acesso, através da aprovação no ensino secundário ou habilitação equivalente, tendo realizado uma das seguintes provas: 
    02 Biologia e Geologia ou 
    17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou 
    18 Português
  2. Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior:
    Titulares de Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Cursos Artísticos Especializados;

Titulares de provas de acesso ao ensino superior para Maiores de 23 anos; 
Titulares de Outros Cursos Superiores; 
Mudança de Par Instituição/Curso;

Reingresso.


Nota do último colocado na 1.ª fase do concurso de acesso:  
     em 2023/2024: 161,5
     em 2022/2023: 156,5
     em 2021/2022: 155,5


Critérios de seleção e seriação
 
No âmbito do Concurso Nacional de Acesso a nota de acesso é obtida através da média do secundário 50% + provas de ingresso 50%

Legislação

Competências Profissionais

De acordo com o Regulamento do 1.º Ciclo de Estudos em Ciências da Educação da FPCEUP, aas competências profissionais do/a licenciado/a em Ciências da Educação são:

 

«Artigo 4.º

Objetivos e resultados de aprendizagem do ciclo de estudos

O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Ciências da Educação capacita os licenciados em Ciências da Educação para serem especialistas em educação/formação, isto é, profissionais que desempenharão a sua atividade em contextos socioeducativos e de formação diversos, inseridos no sistema educativo e fora dele.

O grau de licenciado é conferido a estudantes que demonstrem:


  1. a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área de formação de Ciências

da Educação de nível superior que:

  1. i) Sustentando -se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde;
  2. ii) Se apoie em materiais de ensino de nível avançado e lhes corresponda;

iii) Em domínios das Ciências da Educação, se situa ao nível dos conhecimentos de ponta

da mesma;

  1. Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional na área vocacional da educação/formação;
  2. Capacidade de recolher, selecionar, analisar e interpretar informação relevante no campo da educação/formação que os habilite a construir uma argumentação fundamentada, que considere aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
  3. Capacidade de diagnosticar e de intervir na resolução de problemas na área da educação/formação,

em diferentes contextos, nomeadamente como mediadores socioeducativos e da formação;

  1. Competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a

públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;

  1. Competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.»



Razões para frequentar o curso.

O 1º ciclo de estudos em Ciências da Educação capacita os/as licenciados/as em Ciências da Educação para serem especialistas em educação/formação isto é, profissionais que desempenharão a sua atividade em contextos de educação e de formação diversos, inseridos no sistema educativo e fora dele, como sejam:


•    Agências de Desenvolvimento Local
•    Associações culturais, recreativas, desportivas
•    Câmaras Municipais
•    Casas de Juventude
•    Centros de Educação e Formação de Adultos
•    Centros de Dia
•    Centros Sociais
•    Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)
•    Departamentos de Educação para a Saúde
•    Escolas e Agrupamentos do Ensino Básico e Secundário e TEIP
•    Instituições de Proteção Social
•    Juntas de Freguesia
•    Lares de Infância e Juventude
•    Serviços Educativos para a Infância, Juventude e 3ª idade


 

A3ES
Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período de 6 anos (31.07.2021 a 31.07.2027).
Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES/



Contacts

Academic Office
T. | + 351 22 042 89 00
E. | s_academico@fpce.up.pt

General information

Official Code: 9026
Director: João Caramelo
Acronym: LCED
Academic Degree: Bachelor
Type of course/cycle of study: First Degree
Start: 2007/2008
Duration: 3 Years

Study Plan

Certificates

  • First degree in Educational Sciences (180 ECTS credits)

Predominant Scientific Areas

Previous Courses/Cycles of Study

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