| Código: | MEAC16_8 | Sigla: | AEAC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Formação de Professores |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação Académica e Clínica |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAC | 9 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | Regente |
| Teórica: | 0,71 |
| Teorico-Prática: | 1,57 |
| Seminário: | 0,71 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 0,71 |
| Ana Reynolds Magalhães Abreu Coutinho Castro Saraiva | 0,071 | ||
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | 0,357 | ||
| Eunice Manuela Faria Dias De Castro | 0,143 | ||
| Ricardo Jorge Pereira Córdova Marcos | 0,139 | ||
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,57 |
| Fernando Manuel Gomes Remião | 0,143 | ||
| Eunice Manuela Faria Dias De Castro | 0,429 | ||
| Ana Reynolds Magalhães Abreu Coutinho Castro Saraiva | 0,142 | ||
| Carla Maria de Almeida Ramalho | 0,071 | ||
| Inês Maria Falcão Sousa Pires Marques | 0,142 | ||
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | 0,357 | ||
| Lia Paula Nogueira Sousa Fernandes | 0,142 | ||
| Cláudia Sofia Narciso Fernandes Baptista | 0,143 | ||
| Seminário | Totais | 1 | 0,71 |
| Fernando Manuel Gomes Remião | 0,069 | ||
| Eunice Manuela Faria Dias De Castro | 0,143 | ||
| Carla Maria de Almeida Ramalho | 0,142 | ||
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | 0,285 | ||
| Cláudia Sofia Narciso Fernandes Baptista | 0,071 |
No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
Introdução: modelos e técnicas de avaliação.
1- Avaliação em contexto educativo: avaliação da aprendizagem dos estudantes; avaliação do desempenho dos docentes; avaliação dos materiais didáticos/académicos; avaliação de programas e projetos; avaliação da Instituição e seus ciclos de estudo.
2- Avaliação em contexto clínico: a questão da qualidade das unidades de saúde.
3- Planos estratégicos com vista à melhoria contínua (Instituições e serviços).Esta UC será implementada com base numa combinatória metodológica apoiada em:
(a) Exposição baseada em literatura atualizada e apoiada na leitura antecipada dos textos preparatórios.
(b) Análise de relatórios de avaliação institucional e respetivos planos de melhoria.
(c) Análise e discussão em pequenos grupos de artigos de investigação e outros materiais sobre avaliação em contexto académico e clínico.
(d) Estudo independente/trabalho autónomo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho escrito | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 120,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Total: | 162,00 |