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Educação Interprofissional

Código: MEAC16_14     Sigla: EI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 9 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A organização Mundial da Saúde (OMS) em 2010 colocou, definitivamente, a educação interprofissional no centro da formação em saúde, clarificando a importância de "aprender juntos para trabalhar juntos por uma saúde melhor".

A segurança e qualidade dos cuidados em saúde implicam uma abordagem integral que contemple as múltiplas dimensões das necessidades de saúde das populações, pelo que a comunicação e a colaboração entre os diferentes profissionais é central em todos os processos (Zwarebstein, Goldman, Reeves, 2009).

A educação interprofissional é hoje entendida como a estratégia que procura formar profissionais mais críticos e reflexivos, capazes de trabalhar em equipa e de aprenderem juntos. Reconhece-se que é fundamental que os profissionais da saúde possam trabalhar colaborativamente compartilhando ações e conhecimentos. A aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada um dos profissionais, para a resposta aos problemas e necessidades da população, deve conduzir à segurança e qualidade dos cuidados, prestados no respeito pelos príncipios éticos e deontológicos otimizando os recursos (WHO, 2010)

Acreditando que o conhecimento em saúde só faz sentido dentro do mundo do trabalho, e que os profissionais não trabalham sozinhos, importa reforçar que é a convivência e partilha de conhecimentos que transforma o processo de trabalho numa relação estreita entre teoria e prática.

A literatura sobre o trabalho em equipa e a prática colaborativa revela que a colaboração dos profissionais de diferentes áreas implica, também, a manutenção das especificidades de cada área (Zenzano et al, 2011), clarificando que a interdisciplinaridade requer a disciplinaridade (Iribarry, 2003). A interdisciplinaridade, enquanto meio de colaboração intensa, está associada a um espaço comum, que parte da integração do conhecimento e das especificidades de cada profissional para encontrar soluções para os problemas complexos.

A unidade curricular de educação interprofissional procurará reforçar a importância do trabalho em equipa e a integração da força de trabalho, respeitando as especificidades de cada profissão.

Neste sentido, enfatizar-se-ão estratégias que promovam a discussão dos papéis profissionais e as especificidades de cada profissão, a identificação de compromissos para a  solução de problemas e a negociação para a tomada de decisão sustentada no planeamento colaborativo.

A pertinência dos conteúdos definidos para a unidade curricular de Educação interprofissional foi discutida no contexto do perfil final para o Curso de Mestrado em Educação Académica e Clínica. Foram definidos prinicipios orientadores para a dimensão pedagógica do curso que incentivam a participação ativa dos estudantes na sua aprendizagem, pelo que foi organizada uma estratégia assente na pedagogia ativa com forte intervenção dos processos reflexivos e criativos dos estudantes.

Serão utilizadas metodologias adequadas para envolver os estudantes com o interprofissionalismo, no qual o trabalho em equipe, a discussão de papéis profissionais, o compromisso na solução de problemas e a negociação na tomada de decisão são características marcantes.

Esta unidade curricular procurará a reflexão sobre o desenvolvimento de competências comuns, específicas e colaborativas para os profissionais da saúde, que têm sido definidas como essenciais para a qualidade da formação profissional e dos cuidados de saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

- Reconhecer a formação e a prática interprofissional como componentes para assegurar a qualidade dos cuidados em saúde;

- Discutir integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde;

- Reconhecer o trabalho em equipa, a discussão de papéis profissionais, o compromisso na solução de problemas e a negociação na tomada de decisão como eixos estruturantes da formação e da prática interprofissional;

- Identificar as três competências principais da prática interprofissional: as comuns a todas as profissões, as específicas de cada área profissional e as colaborativas;

- Compreender a importância da informação e da comunicação em saúde na prática interprofissional;

- Discutir os direitos dos utentes como orientadores da prática interprofissional;

- Estimular práticas interprofissionais envolvendo estudantes, professores e profissionais de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- O contexto da Educação interprofissional:

- As profissões e as suas atribuições;

- Competências principais da prática interprofissional: as comuns, as específicas e as colaborativas;

2- O trabalho em equipa para a segurança e qualidade dos cuidados em saúde:

- O trabalho em equipa: conceitos e significados. Os papéis profissionais, o compromisso na solução de problemas e a negociação na tomada de decisão;

- Competências para o trabalho em equipa;

- Visão sobre a segurança e qualidade dos cuidados nas diferentes profissões da saúde.

- O trabalho em equipa: da ação isolada ao trabalho em equipa focado nos utentes

3- Os direitos dos utentes como orientadores da prática interprofissional:

- Ética e deontologia dos cuidados num contexto de cuidados interprofissionais;

- A importância da informação e da comunicação em saúde como eixo fundamental da prática interprofissional;

4- Práticas interprofissionais envolvendo estudantes, professores e profissionais de saúde.

Bibliografia Obrigatória

Zenzano T, Allan JD, Bigley MB, Bushardt RL, Garr DR, Johnson K, et al.; The roles of healthcare professionals in implementing clinical prevention and population health, American Journal of Preventive Medicine, 2011
Iribarry, I. S.; Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho em equipe, Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003
Zwarebstein M, Goldman J & Reeves S.; Interprofessional collaboration: effects of practice-based interventions on professional practice and healthcare outcomes, Cochrane Database of Systematic Reviews, 2009
World Health Organization; Framework for action on interprofessional education & collaborative practice, World Health Organization, 2010
Barr H, Koppel I, Reeves S, Hammick M & Freeth D.; Effective interprofessional education: arguments, assumption & evidence, Blackwell, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular de Educação interprofissional procurará colocar o estudante no centro do processo e autor da sua aprendizagem. Proporemos metodologias ativas que permitam a aquisição de instrumentos concetuais e o desenvolvimento das capacidades de análise crítica e tomada de decisão sobre as problemáticas em estudo, utilizando métodos expositivos e interativos, procendo à contextualização, demonstração e prática baseada na melhor evidência empírica disponível.

Serão, ainda, desenvolvidos pelos estudantes, sob orientação, trabalhos no âmbito das temáticas abordadas que sustentarão a avaliação das aprendizagens nesta unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: 75 %.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será realizada com trabalho escrito e apresentação oral (100 %).

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um exame final (100%).
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