| Código: | MEAC16_14 | Sigla: | EI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação Académica e Clínica |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAC | 9 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
| Teórica: | 0,71 |
| Teorico-Prática: | 0,43 |
| Seminário: | 0,38 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 0,71 |
| Abel Avelino de Paiva e Silva | 0,143 | ||
| Luísa Maria Barbosa Sá | 0,071 | ||
| Paulo Alexandre Azevedo Pereira Santos | 0,071 | ||
| António Luís Rodrigues Faria de Carvalho | 0,286 | ||
| Maria Cristina Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo Pollmann | 0,139 | ||
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,43 |
| Maria Cristina Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo Pollmann | 0,143 | ||
| Luísa Maria Barbosa Sá | 0,071 | ||
| Paulo Alexandre Azevedo Pereira Santos | 0,071 | ||
| António Luís Rodrigues Faria de Carvalho | 0,143 | ||
| Seminário | Totais | 1 | 0,38 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | 0,142 | ||
| António Luís Rodrigues Faria de Carvalho | 0,071 | ||
| Abel Avelino de Paiva e Silva | 0,143 |
A organização Mundial da Saúde (OMS) em 2010 colocou, definitivamente, a educação interprofissional no centro da formação em saúde, clarificando a importância de "aprender juntos para trabalhar juntos por uma saúde melhor".
A segurança e qualidade dos cuidados em saúde implicam uma abordagem integral que contemple as múltiplas dimensões das necessidades de saúde das populações, pelo que a comunicação e a colaboração entre os diferentes profissionais é central em todos os processos (Zwarebstein, Goldman, Reeves, 2009).
A educação interprofissional é hoje entendida como a estratégia que procura formar profissionais mais críticos e reflexivos, capazes de trabalhar em equipa e de aprenderem juntos. Reconhece-se que é fundamental que os profissionais da saúde possam trabalhar colaborativamente compartilhando ações e conhecimentos. A aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada um dos profissionais, para a resposta aos problemas e necessidades da população, deve conduzir à segurança e qualidade dos cuidados, prestados no respeito pelos príncipios éticos e deontológicos otimizando os recursos (WHO, 2010)
Acreditando que o conhecimento em saúde só faz sentido dentro do mundo do trabalho, e que os profissionais não trabalham sozinhos, importa reforçar que é a convivência e partilha de conhecimentos que transforma o processo de trabalho numa relação estreita entre teoria e prática.
A literatura sobre o trabalho em equipa e a prática colaborativa revela que a colaboração dos profissionais de diferentes áreas implica, também, a manutenção das especificidades de cada área (Zenzano et al, 2011), clarificando que a interdisciplinaridade requer a disciplinaridade (Iribarry, 2003). A interdisciplinaridade, enquanto meio de colaboração intensa, está associada a um espaço comum, que parte da integração do conhecimento e das especificidades de cada profissional para encontrar soluções para os problemas complexos.
A unidade curricular de educação interprofissional procurará reforçar a importância do trabalho em equipa e a integração da força de trabalho, respeitando as especificidades de cada profissão.
Neste sentido, enfatizar-se-ão estratégias que promovam a discussão dos papéis profissionais e as especificidades de cada profissão, a identificação de compromissos para a solução de problemas e a negociação para a tomada de decisão sustentada no planeamento colaborativo.A pertinência dos conteúdos definidos para a unidade curricular de Educação interprofissional foi discutida no contexto do perfil final para o Curso de Mestrado em Educação Académica e Clínica. Foram definidos prinicipios orientadores para a dimensão pedagógica do curso que incentivam a participação ativa dos estudantes na sua aprendizagem, pelo que foi organizada uma estratégia assente na pedagogia ativa com forte intervenção dos processos reflexivos e criativos dos estudantes.
Serão utilizadas metodologias adequadas para envolver os estudantes com o interprofissionalismo, no qual o trabalho em equipe, a discussão de papéis profissionais, o compromisso na solução de problemas e a negociação na tomada de decisão são características marcantes.
Esta unidade curricular procurará a reflexão sobre o desenvolvimento de competências comuns, específicas e colaborativas para os profissionais da saúde, que têm sido definidas como essenciais para a qualidade da formação profissional e dos cuidados de saúde.- Reconhecer a formação e a prática interprofissional como componentes para assegurar a qualidade dos cuidados em saúde;
- Discutir integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde;
- Reconhecer o trabalho em equipa, a discussão de papéis profissionais, o compromisso na solução de problemas e a negociação na tomada de decisão como eixos estruturantes da formação e da prática interprofissional;
- Identificar as três competências principais da prática interprofissional: as comuns a todas as profissões, as específicas de cada área profissional e as colaborativas;
- Compreender a importância da informação e da comunicação em saúde na prática interprofissional;
- Discutir os direitos dos utentes como orientadores da prática interprofissional;
- Estimular práticas interprofissionais envolvendo estudantes, professores e profissionais de saúde.1- O contexto da Educação interprofissional:
- As profissões e as suas atribuições;
- Competências principais da prática interprofissional: as comuns, as específicas e as colaborativas;
2- O trabalho em equipa para a segurança e qualidade dos cuidados em saúde:
- O trabalho em equipa: conceitos e significados. Os papéis profissionais, o compromisso na solução de problemas e a negociação na tomada de decisão;
- Competências para o trabalho em equipa;
- Visão sobre a segurança e qualidade dos cuidados nas diferentes profissões da saúde.
- O trabalho em equipa: da ação isolada ao trabalho em equipa focado nos utentes
3- Os direitos dos utentes como orientadores da prática interprofissional:
- Ética e deontologia dos cuidados num contexto de cuidados interprofissionais;
- A importância da informação e da comunicação em saúde como eixo fundamental da prática interprofissional;
4- Práticas interprofissionais envolvendo estudantes, professores e profissionais de saúde.
A unidade curricular de Educação interprofissional procurará colocar o estudante no centro do processo e autor da sua aprendizagem. Proporemos metodologias ativas que permitam a aquisição de instrumentos concetuais e o desenvolvimento das capacidades de análise crítica e tomada de decisão sobre as problemáticas em estudo, utilizando métodos expositivos e interativos, procendo à contextualização, demonstração e prática baseada na melhor evidência empírica disponível.
Serão, ainda, desenvolvidos pelos estudantes, sob orientação, trabalhos no âmbito das temáticas abordadas que sustentarão a avaliação das aprendizagens nesta unidade curricular.| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 21,00 |
| Total: | 81,00 |