Objetivos e competências nos currículos das Ciências da Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Formação de Professores |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEAC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
| Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
| Teórica |
Totais |
1 |
0,71 |
| Ricardo Jorge Pereira Córdova Marcos |
|
0,068 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,285 |
| António Manuel Leal Ferreira Mendonça Fonseca |
|
0,071 |
| Fernando Manuel Gomes Remião |
|
0,143 |
| Maria do Céu Aguiar Barbieri de Figueiredo |
|
0,143 |
| Teorico-Prática |
Totais |
1 |
0,43 |
| Carla Maria de Almeida Ramalho |
|
0,142 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,214 |
| Ricardo Jorge Pereira Córdova Marcos |
|
0,071 |
| Seminário |
Totais |
1 |
0,36 |
| Henrique Manuel Nunes de Almeida |
|
0,142 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,071 |
| Pedro Alexandre Afonso de Sousa Moreira |
|
0,143 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A educação em Ciências da Saúde baseada em competências, tem vindo a ganhar importância nos últimos anos. Esta unidade curricular vai abordar a sua contextualização no espaço europeu, os modelos de competências e o modo de as definir.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer a contextualização internacional do ensino baseado no desenvolvimento de competências
- Discutir a importância e a necessidade de elaborar objetivos de aprendizagem e competências
- Elaborar objetivos de aprendizagem para módulos e programas nas áreas da saúde
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A reforma educacional de Bolonha e os posteriores desenvolvimentos que conduziram à elaboração de objectivos de aprendizagem. Elaboração de um currículo através de objetivos de aprendizagem: reforçando a relação entre ensinar, aprender e avaliar. Obejetivos de aprendizagem: propósitos, componentes e características. Vantagens e desvantages. Domínios dos objetivos de aprendizagem: cognitivo (conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação), afetivo (aspetos relacionados com o componente emocional da aprendizagem) e psicomotor (enfatizando as competências físicas envolvendo a coordenação da atividade cerebral e muscular). Verbos de ação para descrever objetivos de aprendizagem. Diferenças entre objetivos e resultados.
Bibliografia Obrigatória
Tekian A, Hodges BD, Roberts TE, Schuwirth L, Norcini J ; Assessing competencies using milestones along the way. , Med Teach 37: 399-402., 2015
Mullan PB, Williams J, Malani PN, Riba M, Haig A, Perry J, Kolars JC, Mangrulkar R, Williams B. ; Promoting medical students' reflection on competencies to advance a global health equities curriculum., BMC Med Educ. May 3;14:91. , 2014
Frank JR, Snell LS, Cate OT, Holmboe ES, Carraccio C, Swing SR, Harris P, Glasgow NJ, Campbell C, Dath D, Harden RM, Iobst W, Long DM, Mungroo R, Richardson DL, Sherbino J, Silver I, Taber S, Talbot M, Harris KA; Competency-based medical education: theory to practice. , Med Teach 32: 638-45. , 2010
Morcke AM, Dornan T, Eika B.; Outcome (competency) based education: an exploration of its origins, theoretical basis, and empirical evidence. , Adv Health Sci Educ Theory Pract 18: 851-63., 2013
Bibliografia Complementar
Kennedy, D. ; Writing and Using Learning Outcomes. , Cork: Quality Promotion Unit, UCC., 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa desta unidade envolve 21 horas distribuidas por aulas teóricas, teorico-praticas e seminários. Múltiplos trabalhos, individuais e em grupo, de aplicação de verbos de ação para descrever objetivos de aprendizagem, e a elaboração de planos curriculares servirão de preparação para a avaliação final da UC.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
21,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será baseada no resultado da elaboração de uma nova unidade curricular tendo em conta os conhecimentos e abordagens contempladas ao longo da lecionação (70%) e sua apresentação oral (30%). Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um exame final (100%).