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Objetivos e competências nos currículos das Ciências da Saúde

Código: MEAC16_13     Sigla: OCCCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 9 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A educação em Ciências da Saúde baseada em competências, tem vindo a ganhar importância nos últimos anos. Esta unidade curricular vai abordar a sua contextualização no espaço europeu, os modelos de competências e o modo de as definir.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Conhecer a contextualização internacional do ensino baseado no desenvolvimento de competências
  2. Discutir a importância e a necessidade de elaborar objetivos de aprendizagem e competências
  3. Elaborar objetivos de aprendizagem para módulos e programas nas áreas da saúde  

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A reforma educacional de Bolonha e os posteriores desenvolvimentos que conduziram à elaboração de objectivos de aprendizagem. Elaboração de um currículo através de objetivos de aprendizagem: reforçando a relação entre ensinar, aprender e avaliar. Obejetivos de aprendizagem: propósitos, componentes e características. Vantagens e desvantages. Domínios dos objetivos de aprendizagem: cognitivo (conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação), afetivo (aspetos relacionados com o componente emocional da aprendizagem) e psicomotor (enfatizando as competências físicas envolvendo a coordenação da atividade cerebral e muscular). Verbos de ação para descrever objetivos de aprendizagem. Diferenças entre objetivos e resultados.

Bibliografia Obrigatória

Tekian A, Hodges BD, Roberts TE, Schuwirth L, Norcini J ; Assessing competencies using milestones along the way. , Med Teach 37: 399-402., 2015
Mullan PB, Williams J, Malani PN, Riba M, Haig A, Perry J, Kolars JC, Mangrulkar R, Williams B. ; Promoting medical students' reflection on competencies to advance a global health equities curriculum., BMC Med Educ. May 3;14:91. , 2014
Frank JR, Snell LS, Cate OT, Holmboe ES, Carraccio C, Swing SR, Harris P, Glasgow NJ, Campbell C, Dath D, Harden RM, Iobst W, Long DM, Mungroo R, Richardson DL, Sherbino J, Silver I, Taber S, Talbot M, Harris KA; Competency-based medical education: theory to practice. , Med Teach 32: 638-45. , 2010
Morcke AM, Dornan T, Eika B.; Outcome (competency) based education: an exploration of its origins, theoretical basis, and empirical evidence. , Adv Health Sci Educ Theory Pract 18: 851-63., 2013

Bibliografia Complementar

Kennedy, D. ; Writing and Using Learning Outcomes. , Cork: Quality Promotion Unit, UCC., 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa desta unidade envolve 21 horas distribuidas por aulas teóricas, teorico-praticas e seminários. Múltiplos trabalhos, individuais e em grupo, de aplicação de verbos de ação para descrever objetivos de aprendizagem, e a elaboração de planos curriculares servirão de preparação para a avaliação final da UC. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será baseada no resultado da elaboração de uma nova unidade curricular tendo em conta os conhecimentos e abordagens contempladas ao longo da lecionação (70%) e sua apresentação oral (30%).     

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um exame final (100%).
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