Profissionalismo
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEAC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Docência - Horas
| Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
| Teórica |
Totais |
1 |
0,71 |
| Henrique José Cyrne de Castro Machado Carvalho |
|
0,286 |
| Jose Nuno Ferreira Silva |
|
0,214 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,071 |
| Fernanda José Teixeira Leite |
|
0,071 |
| Eunice Manuela Faria Dias De Castro |
|
0,071 |
| Teorico-Prática |
Totais |
1 |
0,43 |
| Jose Nuno Ferreira Silva |
|
0,071 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,285 |
| Fernanda José Teixeira Leite |
|
0,071 |
| Seminário |
Totais |
1 |
0,38 |
| Henrique José Cyrne de Castro Machado Carvalho |
|
0,071 |
| Jose Nuno Ferreira Silva |
|
0,071 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,071 |
| Eunice Manuela Faria Dias De Castro |
|
0,071 |
| Fernanda José Teixeira Leite |
|
0,071 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular “Profissionalismo" pretende dotar os estudantes de competências não cognitivas que lhes permitam uma postura ética, honesta, justa, centrada no bem estar e na segurança do doente.
Resultados de aprendizagem e competências
Nesta UC espera-se que o aluno adquira e compreenda as diferentes vertentes do profissionalismo médico e as suas diferentes componentes, essenciais ao exercício da profissão.
1 - Importância dos cuidados centrados no doente, baseados no altruísmo, na confiança médico-doente e nos interesses do doente. Defesa do doente em relação às pressões do mercado, da sociedade e das administrações.
2 - Papel social na defesa de uma justiça distributiva dos recursos disponíveis e das necessidades globais e de cada um.
3 - Importância da humanização dos cuidados e de uma relação médico-doente profícua baseada no conhecimento holístico do doente e das suas necessidades. Respeito pela autonomia do doente e empenho na sua capacitação para ser capaz de tomar as decisões adequadas.
4 - Profissionalismo e cultura de segurança. Capacidade de comunicação e de trabalho em equipa como garante da segurança dos cuidados do doente. Rigor no registo clínico e na transferência de cuidados.
5 - Ética e profissionalismo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Definição de profissionalismo. Empatia e compaixão na relação médico-doente. Definição de bons cuidados de saúde na ótica do profissional e do doente. Códigos de ética e de justiça social no tratamento da comunidade e do doente indivídual. Profissionalismo e segurança do doente. Importância do registo clínico, da comunicação entre pares e do trabalho em equipa para a segurança do doente. Cumprimento de normas, procedimentos de segurança e precauções universais no exercício da medicina. Cuidados centrados no doente e capacitação deste para participar nas tomadas de decisão após informação adequada. Empenho na educação e literacia para a saúde do doente.
Bibliografia Obrigatória
José Fragata; Risco Clínico: complexidade e performance, Almedina, 2006
Lori Deitte; The New Residency Curriculum: Professionalism, Patient Safety, and More., Journal of American College of Radiology, 2013
Universidade do Porto; Código Ético de Conduta Académica, Universidade do Porto, 2017
The Lancet; Retractions: the lessons for research institutions, The Lancet, 2014
João Martins e Silva; Educação Médica e Profissionalismo, Acta Médica Portuguesa, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A abordagem do Profissionalismo nas suas diferentes vertentes, com transmissão de conhecimentos nas aulas teóricas e discussão interativa nos restantes modelos pedagógicos, permitirá aos alunos a reflexão e interiorização destes conceitos essenciais à sua prática clínica.
O conteúdo programático desta unidade será abordado através de palestras leccionadas por diferentes docentes. Nestas palestras, será também incluida a apresentação da experiência/investigação realizada pelos vários docentes nestas áreas, bem como a apresentação de artigos científicos, de forma a maximizar a participação ativa e discussão entre os estudantes. Além disso, poderão melhorar competências de compreensão sobre vários aspetos do Profissionalismo, através da apresentações, comentário e discussão de casos simulados.
O programa desta unidade envolve 10 horas de aulas téoricas, 6 horas de aulas teórico-prática e 5 horas de seminários (21 horas) distribuidas por 2 semanas em horário pós-laboral.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
21,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade: 75 %.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será baseada num ensaio individual (50%) e numa atividade de grupo que consiste numa mesa redonda com base nos ensaios de cada um dos elementos do grupo (50%).
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um exame final (100%).