Integridade académica e profissional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Vida |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEAC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
| Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
| Teórica |
Totais |
1 |
0,71 |
| Cláudia Sofia Narciso Fernandes Baptista |
|
0,14 |
| Jose Nuno Ferreira Silva |
|
0,142 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,428 |
| Teorico-Prática |
Totais |
1 |
0,43 |
| Jose Nuno Ferreira Silva |
|
0,071 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,357 |
| Seminário |
Totais |
1 |
0,38 |
| Jose Nuno Ferreira Silva |
|
0,071 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,285 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular “Integridade académica e profissional" pretende habilitar os estudantes com os conhecimentos e competências em ética que lhes permite, não só aplicar à experimentação em qualquer área, à docência e prática profissional, mas também identificar más práticas de conduta e fraude.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer e aplicar conceitos nucleares da ética e integridade académica e profissional;
- Identificar casos de práticas questionáveis de conduta e de fraude;
- Reconhecer os efeitos de práticas questionáveis de conduta e de fraude na academia e na profissão;
- Demonstrar compreensão sobre as diferenças e semelhanças entre os Códigos de Ética e Deontologia da Academia e dos Profissionais de Saúde;
- Demonstrar compreensão sobre os processos de escrita e publicação de um artigo científico;
- Reconhecer estratégias para promover boas práticas de conduta.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Definição de integridade académica e profissional. O ambiente académico e profissional e o seu impacto na integridade. O processo de publicação científica: como escrever, como definir a revista e os autores, como publicar e rever um artigo. Códigos de ética e deontologia que regulam a prática docente e dos profissionais de saúde: conhecimentos e competências, deveres gerais e específicos, relação com os estudantes e utentes, relação entre profissionais e entre instituições. Más práticas de conduta e fraude. Mecanismos de promoção da integridade académica e profissional através da educação. Responsabilidade individual e institucional.
Bibliografia Obrigatória
Universidade do Porto; Código Ético de Conduta Académica, Universidade do Porto, 2017
Martinson, B. C., Anderson, M. S., de Vries, R.; Scientists behaving badly, Nature, 2005
Bretag T. ; Challenges in addressing plagiarism in education. , PLoS Med 10(12):e1001574. doi: 10.1371, 2013. ISBN: 1932-6203 (doi: 10.1371/journal.pmed.1001574.)
Sivasubramaniam, S. D.; Cosentino, M.; Ribeiro, L.; Marino, F.; Unethical practices within medical research and publication – An exploratory study. , International Journal for Educational Integrity. , 2021 (http://dx.doi.org/10. 1007/s40979-021-00072-y.)
Veríssimo, A. C., Conrado, G. A. M., Barbosa, J., Gomes, S. F., Severo, M., Oliveira, P., & Ribeiro, L. ; Machiavellian Medical Students Report More Academic Misconduct: A Cocktail Fuelled by Psychological and Contextual Factors., Psychology research and behavior management, 2022 (https://doi.org/10.2147/PRBM.S370402)
Bibliografia Complementar
Barbosa S, Paredes S, Ribeiro L ; Retracted publications in medical education: systematic review, Springer Nature , 2024. ISBN: 18332595 (https://doi.org/10.1007/s40979-024-00172-5)
The Lancet; Retractions: the lessons for research institutions, The Lancet, 2014
Fanelli, D.; Do pressures to publish increase scientists' bias? An empirical support from US States Data, PLoS One, 2010
Tauginienė, L, Gai¸auskaitė, I, Glendinning, I, Kravjar, J, Ojster¨ek, M, Ribeiro, L, Odiņeca, T, Marino, F, Cosentino, M, Sivasubramaniam, S, Foltýnek, T. ; Glossary for Academic Integrity. ENAI Report 3G [online]: revised version, October 2018., 2018 (Glossary for Academic Integrity. ENAI Report 3G [online]: revised version, October 2018.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa desta unidade envolve 21 horas distribuidas por 3 semanas em horário pós-laboral.
Os estudantes têm que adquirir de forma real e efetiva uma ética e integridade profissional, para além dos seus conhecimentos e competências técnicas e de raciocínio.
O conteúdo programático desta unidade será abordado através de palestras leccionadas por diferentes docentes. Durante as palestras, os estudantes irão adquirir/reforçar os seus conhecimentos sobre conceitos chave relacionados com a integridade académica e profissional. Nestas palestras, será também incluida a apresentação da investigação realizada pelos vários docentes nestas áreas, bem como a apresentação de artigos científicos, de forma a maximizar a participação ativa e discussão entre os estudantes. Além disso, poderão melhorar competências de compreensão sobre vários aspetos da integridade académica e profissional, através da apresentação e discussão de casos simulados avaliados por comissões de ética.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
21,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade: 75 %.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será baseada no resultado da elaboração de um ensaio na área da integridade académica e profissional (70 %) e da realização de várias tarefas no Moodle (30%).