Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MEAC16_4

Gestão de informação e comunicação

Código: MEAC16_4     Sigla: GIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2025/2026 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 9 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

As formas emergentes de ensino e de simulação e seus impactos serão aprendidas pela utilização destas formas em ambiente de aula e pela preparação de material didático adequado. Será também usado publicações que avaliem o impacto destas novas formas e que se apresentem como a melhor evidência existente no momento.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecer as formas emergentes de ensino e seus impactos (eg: ensino à distância, massive open online courses, síncrono e assíncrono)

  • Ser capaz de usar e de ensinar a usar novas ferramentas de ensino e de simulação médica

  • Planear o uso destas ferramentas nas disciplinas leccionadas pelos alunos nas suas instituições, ajustando aos objectivos de cada disciplina

  • Ser capaz de comunicar e ensinar a comunicar ciência

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático do curso é o seguinte:

  • Novas formas de ensino
    • Utilização de ferramentas de e-learning
    • Criação de cursos completamente online
    • Massive open online courses
    • Uso de ferramentas cooperativas (eg: wiki)
    • Utilização de ferramentas de simulação no ensino (serious games)
  • Ferramentas para apoio ao ensino em laboratório
    • Preparação de uma aula laboratorial por e-learning
    • Reserva online de equipamento de laboratório
    • Apresentação online dos resultados pelos estudantes
  • Ferramentas para apoio ao ensino clínico
  • Comunicação em ciência
 

Bibliografia Obrigatória

Dev, P., & Schleyer, T. ; Computers in Health Care Education, In Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine (pp. 675–693)., 2013
● Barrett, M. J., Lacey, C. S., Sekara, A. E., Linden, E. A., & Gracely, E. J. ; Mastering cardiac murmurs: the power of repetition. , CHEST Journal, 126(2), 470–475., 2004
Olson, Randy ; Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style. , London: Island Press, 2009
Kelsey IA, Pasquina LW ; Next-generation training: publishing student scientists' research. , Trends Pharmacol Sci. 36: 3-5., 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será efetuado através de aulas expositiva que se referem às aulas teóricas, aulas teórico-práticas onde os alunos usaram as novas formas de ensino descritas nos conteúdos programaticos.

Serão disponibilizados textos de apoio (artigos e capítulos de livro) para o estudo das novas formas de estudo.

Os alunos terão que cumprir várias tarefas relacionadas com as técnicas e tecnologias aprendidas durante as aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os alunos terão que cumprir várias tarefas relacionadas com as técnicas e tecnologias aprendidas durante as aulas. 
A avaliação consiste na média ponderada de todas as tarefas propostas.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um exame final (100%).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-24 às 11:46:41
Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico