Gestão de informação e comunicação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Formação de Professores |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEAC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Horas
| Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
| Teórica |
Totais |
1 |
0,71 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,214 |
| Pedro Manuel Vieira Marques |
|
0,214 |
| Raquel Ângela Silva Soares Lino |
|
0,142 |
| José Miguel dos Santos Castro Padilha |
|
0,14 |
| Teorico-Prática |
Totais |
1 |
1,57 |
| Catarina Janeiro de Carvalho |
|
0,214 |
| José Paulo Alves Vieira de Andrade |
|
0,214 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,357 |
| Pedro Manuel Vieira Marques |
|
0,428 |
| Raquel Ângela Silva Soares Lino |
|
0,142 |
| José Miguel dos Santos Castro Padilha |
|
0,214 |
| Seminário |
Totais |
1 |
0,71 |
| Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,142 |
| Pedro Manuel Vieira Marques |
|
0,428 |
| Raquel Ângela Silva Soares Lino |
|
0,142 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
As formas emergentes de ensino e de simulação e seus impactos serão aprendidas pela utilização destas formas em ambiente de aula e pela preparação de material didático adequado. Será também usado publicações que avaliem o impacto destas novas formas e que se apresentem como a melhor evidência existente no momento.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer as formas emergentes de ensino e seus impactos (eg: ensino à distância, massive open online courses, síncrono e assíncrono)
- Ser capaz de usar e de ensinar a usar novas ferramentas de ensino e de simulação médica
- Planear o uso destas ferramentas nas disciplinas leccionadas pelos alunos nas suas instituições, ajustando aos objectivos de cada disciplina
- Ser capaz de comunicar e ensinar a comunicar ciência
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O conteúdo programático do curso é o seguinte:
- Novas formas de ensino
- Utilização de ferramentas de e-learning
- Criação de cursos completamente online
- Massive open online courses
- Uso de ferramentas cooperativas (eg: wiki)
- Utilização de ferramentas de simulação no ensino (serious games)
- Ferramentas para apoio ao ensino em laboratório
- Preparação de uma aula laboratorial por e-learning
- Reserva online de equipamento de laboratório
- Apresentação online dos resultados pelos estudantes
- Ferramentas para apoio ao ensino clínico
- Comunicação em ciência
Bibliografia Obrigatória
Dev, P., & Schleyer, T. ; Computers in Health Care Education, In Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine (pp. 675–693)., 2013
● Barrett, M. J., Lacey, C. S., Sekara, A. E., Linden, E. A., & Gracely, E. J. ; Mastering cardiac murmurs: the power of repetition. , CHEST Journal, 126(2), 470–475., 2004
Olson, Randy ; Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style. , London: Island Press, 2009
Kelsey IA, Pasquina LW ; Next-generation training: publishing student scientists' research. , Trends Pharmacol Sci. 36: 3-5., 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino será efetuado através de aulas expositiva que se referem às aulas teóricas, aulas teórico-práticas onde os alunos usaram as novas formas de ensino descritas nos conteúdos programaticos.
Serão disponibilizados textos de apoio (artigos e capítulos de livro) para o estudo das novas formas de estudo.
Os alunos terão que cumprir várias tarefas relacionadas com as técnicas e tecnologias aprendidas durante as aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
120,00 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os alunos terão que cumprir várias tarefas relacionadas com as técnicas e tecnologias aprendidas durante as aulas.
A avaliação consiste na média ponderada de todas as tarefas propostas.
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um exame final (100%).