Pensamento crítico e Desenvolvimento adulto
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais e do Comportamento |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEAC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular “Desenvolvimento adulto e pensamento crítico"pretende contribuir com conhecimentos, capacidades e atitudes comportamentais capazes de promover de modo deliberado o pensamento crítico na educação académica e clínica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver estratégias de aprendizagem orientadas para o pensamento crítico
- Discutir a importância do pensamento crítico em termos de educação académica e clínica
- Desenhar iniciativas curriculares para promover o pensamento crítico
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução: aspetos conceptuais e metodológicos
Desenvolvimento adulto e aprendizagem: o desenvolvimento adulto numa perspetiva "life-span", problemas bem e mal estruturados e a aprendizagem adulta e o exercício da complexidade.
Pensamento crítico no ensino superior: os estudantes de ensino superior e o processo de ensino-aprendizagem.
Avaliação do pensamento crítico: instrumentos centrados no desempenho.
Bibliografia Obrigatória
Payan-Carreira R, Cruz G, Papathanasiou I V., Fradelos E, Jiang L.; The effectiveness of critical thinking instructional strategies in health professions education: a systematic review. , Stud High Educ [Internet]. 2019;44(5):829–43. , 2019
Croskerry P. ; Adaptive expertise in medical decision making. , Med Teach. 2018;40(8):803–8. , 2018
Facione PA. ; The California Critical Thinking Skills Test -- College Level. , Igarss 2014. 2014;(1):1–5. , 2014
Bibliografia Complementar
Araújo B, Gomes SF, Ribeiro L ; Critical thinking pedagogical practices in medical education: a systematic review., Front Med (Lausanne), 2024. ISBN: 2296-858X (doi: 10.3389/fmed.2024.1358444.)
Gupta M, Upshur R ; Critical thinking in clinical medicine: what is it? , J Eval Clin Pract. 18: 938-44., 2012
Wilcock J, Strivens J. ; A study to enhance medical students' professional decision-making, using teaching interventions on common medications., Med Educ Online. Jun 5;20:27097. doi: , 2015
Azizi-Fini I, Hajibagheri A, Adib-Hajbaghery M. ; Critical thinking skills in nursing students: a comparison between freshmen and senior students. , Nurs Midwifery Stud. Mar;4(1):e25721., 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição baseada em literatura atualizada e apoiada em leituras dirigidas.
- Visualização e discussão de vídeos sobre assuntos controversos.
- Discussão reflexiva e feedback sobre situações de aprendizagem.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
25,00 |
| Trabalho escrito |
75,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
21,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Esta UC é avaliada em termos formativos e sumativos: (1) atividades individuais e em grupo distribuídas ao longo do semestre, a realizar em sala de aula em estudo independente (25%); (2) avaliação sumativa realizada através de um ensaio no final da UC (75%). Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um trabalho escrito e responder a uma questão de desenvolvimento.