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Pensamento crítico e Desenvolvimento adulto

Código: MEAC16_2     Sigla: PCDA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2025/2026 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 9 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Docência - Horas

Teórica: 0,71
Teorico-Prática: 0,43
Seminário: 0,38
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,71
Carla Maria de Almeida Ramalho 0,142
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro 0,142
Seminário Totais 1 0,38
Carla Maria de Almeida Ramalho 0,071
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro 0,285

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular “Desenvolvimento adulto e pensamento crítico"pretende contribuir com conhecimentos, capacidades e atitudes comportamentais capazes de promover de modo deliberado o pensamento crítico na educação académica e clínica.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Desenvolver estratégias de aprendizagem orientadas para o pensamento crítico
  2. Discutir a importância do pensamento crítico em termos de educação académica e clínica
  3. Desenhar iniciativas curriculares para promover o pensamento crítico

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução: aspetos conceptuais e metodológicos

Desenvolvimento adulto e aprendizagem: o desenvolvimento adulto numa perspetiva "life-span", problemas bem e mal estruturados e a aprendizagem adulta e o exercício da complexidade.

 Pensamento crítico no ensino superior: os estudantes de ensino superior e o processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação do pensamento crítico: instrumentos centrados no desempenho.

Bibliografia Obrigatória

Payan-Carreira R, Cruz G, Papathanasiou I V., Fradelos E, Jiang L.; The effectiveness of critical thinking instructional strategies in health professions education: a systematic review. , Stud High Educ [Internet]. 2019;44(5):829–43. , 2019
Croskerry P. ; Adaptive expertise in medical decision making. , Med Teach. 2018;40(8):803–8. , 2018
Facione PA. ; The California Critical Thinking Skills Test -- College Level. , Igarss 2014. 2014;(1):1–5. , 2014

Bibliografia Complementar

Araújo B, Gomes SF, Ribeiro L ; Critical thinking pedagogical practices in medical education: a systematic review., Front Med (Lausanne), 2024. ISBN: 2296-858X (doi: 10.3389/fmed.2024.1358444.)
Gupta M, Upshur R ; Critical thinking in clinical medicine: what is it? , J Eval Clin Pract. 18: 938-44., 2012
Wilcock J, Strivens J. ; A study to enhance medical students' professional decision-making, using teaching interventions on common medications., Med Educ Online. Jun 5;20:27097. doi: , 2015
Azizi-Fini I, Hajibagheri A, Adib-Hajbaghery M. ; Critical thinking skills in nursing students: a comparison between freshmen and senior students. , Nurs Midwifery Stud. Mar;4(1):e25721., 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição baseada em literatura atualizada e apoiada em leituras dirigidas.

- Visualização e discussão de vídeos sobre assuntos controversos.  

- Discussão reflexiva e feedback sobre situações de aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Esta UC é avaliada em termos formativos e sumativos:  (1) atividades individuais e em grupo distribuídas ao longo do semestre, a realizar em sala de aula em estudo independente (25%); (2) avaliação sumativa realizada através de um ensaio no final da UC (75%).

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que realizar um trabalho escrito e responder a uma questão de desenvolvimento.
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