Saúde Materno-Infantil
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Saúde Pública |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MSP |
11 |
Plano de estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
27 |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Obs.: Se todos os estudantes dominarem o Português as aulas serão lecionadas nesse idioma.
Objetivos
Aquisição de conhecimentos sobre os principais indicadores, fontes de informação, métodos epidemiológicos e estatísticos na investigação em saúde materna e infantil.
Interpretação e discussão de evidência científica relevante no que se refere à saúde materna e infantil.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no final do curso os alunos sejam capazes de:
- identificar e descrever os principais indicadores de Saúde Materno-Infantil;
- pensar criticamente sobre as particularidades e os principais desafios relacionados com as fontes de informação;
- nomear os principais fatores de risco e resultados perinatais adversos;
- compreender a importância dos primeiros mil dias de vida para a prevenção da doença e promoção da saúde;
- pensar criticamente sobre a natureza causal das associações;
- compreender de que forma o expossoma contribui para a evidência científica em Saúde Materno-infantil;
- conhecer e pensar criticamente sobre intervenções e políticas de saúde.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são precisos conhecimentos prévios.
Programa
- Epidemiologia descritiva e principais indicadores da saúde materna e infantil.
- Principais fontes de informação em Saúde Materno-Infantil, nomeadamente os registos clínicos e as coortes de nascimento de base populacional.
- Principais fatores de risco e principais resultados perinatais adversos.
- Os primeiros mil dias de vida e a programação em saúde.
- Inferência causal em Saúde Materno-Infantil.
- Expossoma: conceito teórico, metodologias, projetos e resultados de estudos.
- Intervenções em saúde Materno-Infantil e políticas de saúde.
Bibliografia Obrigatória
Russell S. Kirby, Sarah Verbiest; Kotch's Maternal and Child Health: Problems, Programs, and Policy in Public Health, 2021
John Ehiri; Maternal and Child Health: Global Challenges, Programs, and Policies, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas serão utilizados métodos de ensino expositivo e partilha de conhecimentos e discussão. Nas aulas teórico-práticas serão utilizados métodos de ensino participativo em contexto de sala de aula, nomeadamente exercícios práticos, debates temáticos, análise e discussão de artigos científicos e protocolos de investigação ou intervenção, entre outros.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
| Estudo autónomo |
42,00 |
| Frequência das aulas |
24,00 |
| Trabalho escrito |
12,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
(Classificação apresentação oral trabalho *0,4) + (Classificação trabalho individual escrito *0,6)
Melhoria de classificação
O/a estudante pode-se propor a melhoria de nota da componente individual, mediante a submissão de um novo trabalho individual (não há melhoria da componente de trabalho de grupo).