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Saúde Materno-Infantil

Código: OPT_MSP12_27     Sigla: MSP12_27

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 18 Plano de Estudos 2017_2023 1 - 3 27 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Adquirir conhecimentos necessários para planear, implementar, organizar, desenvolver, e avaliar sistemas de cuidados, programas e serviços que têm como objectivo a melhoria da saúde materna e infantil.

Aplicar os achados epidemiológicos aos problemas clínicos e de saúde pública dos paises desenvolvidos e em desenvolvimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Identificação dos principais desafios na área da saúde materna e infantil. Melhoria da capacidade de discussão, pensamento crítico e procura de soluções para os problemas identificados

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cuidados pré-natais. Modelos de assistência. Avaliação do risco obstétrico.

Contracepção e gravidez não desejada.

Diagnóstico pré-natal; malformações congénitas.

Patologia associada e específica da gravidez e puerpério.

Morbilidade e mortalidade maternas.

Assistência ao parto e tipo de parto. Intervenções obstétricas

Crescimento e desenvolvimento infantil.

Parto pré-termo.

Morbilidade e mortalidade infantil.

Bibliografia Obrigatória

Nguyen RH, Wilcox AJ; Terms in reproductive and perinatal epidemiology: I. Reproductive terms, Epidemiol Community Health, 2005 (doi: 10.1136/jech.2004.023457. PMID: 16234416; PMCID: PMC1732942.)
Nguyen RH, Wilcox AJ; Terms in reproductive and perinatal epidemiology: 2. Perinatal terms, J Epidemiol Community Health. , 2005 (doi: 10.1136/jech.2004.023465. PMID: 16286486; PMCID: PMC1732966.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3 ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

Sessões teóricas: 15 horas

Sessões teórico-práticas: 12 horas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

assistência a pelo menos 75% de todas as aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consistirá de um trabalho individual escrito, em resposta a um problema específico em Saúde Materno-Infantil.
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