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Profissionalismo

Código: MEAC16_11     Sigla: P

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 15-07-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 11 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Docência - Horas

Teórica: 0,71
Teorico-Prática: 0,43
Seminário: 0,38
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,71
Maria Amélia Duarte Ferreira 0,071
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro 0,071
André Miguel Afonso Sousa Moreira 0,071
Teorico-Prática Totais 1 0,43
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro 0,071
Seminário Totais 1 0,38
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro 0,071
André Miguel Afonso Sousa Moreira 0,071

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular “Profissionalismo" pretende dotar os estudantes de competências não cognitivas que lhes permitam uma postura ética, honesta, justa, centrada no bem estar e na segurança do doente.

Resultados de aprendizagem e competências

Nesta UC espera-se que o aluno adquira e compreenda as diferentes vertentes do profissionalismo médico e as suas diferentes componentes, essenciais ao exercício da profissão.

1 - Importância dos cuidados centrados no doente, baseados no altruísmo, na confiança médico-doente e nos interesses do doente. Defesa do doente em relação às pressões do mercado, da sociedade e das administrações.

2 - Papel social na defesa de uma justiça distributiva dos recursos disponíveis e das necessidades globais e de cada um.

3 - Importância da humanização dos cuidados e de uma relação médico-doente profícua baseada no conhecimento holístico do doente e das suas necessidades. Respeito pela autonomia do doente e empenho na sua capacitação para ser capaz de tomar as decisões adequadas.

4 - Profissionalismo e cultura de segurança. Capacidade de comunicação e de trabalho em equipa como garante da segurança dos cuidados do doente. Rigor no registo clínico e na transferência de cuidados.

5 - Ética e profissionalismo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Definição de profissionalismo. Empatia e compaixão na relação médico-doente. Definição de bons cuidados de saúde na ótica do profissional e do doente. Códigos de ética e de  justiça social no tratamento da comunidade e do doente indivídual. Profissionalismo e segurança do doente. Importância  do registo clínico, da comunicação entre pares e do trabalho em equipa para a segurança do doente. Cumprimento de normas,  procedimentos de segurança e precauções universais no exercício da medicina. Cuidados centrados no doente e capacitação deste para participar nas tomadas de decisão após informação adequada. Empenho na educação e literacia para a saúde do doente.

Bibliografia Obrigatória

José Fragata; Risco Clínico: complexidade e performance, Almedina, 2006
Lori Deitte; The New Residency Curriculum: Professionalism, Patient Safety, and More., Journal of American College of Radiology, 2013
Universidade do Porto; Código Ético de Conduta Académica, Universidade do Porto, 2017
The Lancet; Retractions: the lessons for research institutions, The Lancet, 2014
João Martins e Silva; Educação Médica e Profissionalismo, Acta Médica Portuguesa, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A abordagem do Profissionalismo nas suas diferentes vertentes, com transmissão de conhecimentos nas aulas teóricas e discussão interativa nos restantes modelos pedagógicos, permitirá aos alunos a reflexão e interiorização destes conceitos essenciais à sua prática clínica.

O conteúdo programático desta unidade será abordado através de palestras leccionadas por diferentes docentes. Nestas palestras, será também incluida a apresentação da experiência/investigação realizada pelos vários docentes nestas áreas, bem como a apresentação de artigos científicos, de forma a maximizar a participação ativa e discussão entre os estudantes. Além disso, poderão melhorar competências de compreensão sobre vários aspetos do Profissionalismo, através da apresentações, comentário e discussão de casos simulados.

O programa desta unidade envolve 10 horas de aulas téoricas, 6 horas de aulas teórico-prática e 5 horas de seminários (21 horas) distribuidas por 2 semanas em horário pós-laboral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: 75 %.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será baseada num trabalho escrito e sua apresentação oral (100%).
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